Franquia Melissa vale a pena? Vantagens, Desvantagens e Dicas

Franquia MelissaConfira tudo sobre a franquia Melissa e veja se é ou não uma boa opção de negócio para você!

Você está interessado em investir na abertura de uma franquia? Então, que tal trabalhar na área de comércio de calçados femininos? Este é um dos setores mais estáveis e lucrativos do Brasil, uma vez que se trata de produtos que são comprados frequentemente por necessidade de troca ou simplesmente para acompanhar as tendências da moda. Quando se fala em marcas nacionais de calçados, uma das principais referências é a Melissa, que também atua na modalidade de franqueadora.

A Melissa é uma das marcas “queridinhas” do público feminino, pois oferece calçados desde a fase infantil até a adulta, destacando-se no mercado pelo fato de mesclar delicadeza com conforto, além de oferecer valores bem mais acessíveis, chegando a todas as classes econômicas. A franquia da Melissa é uma oportunidade para quem deseja trabalhar com um negócio de baixo custo e com um grande potencial de investimento.

Além disso, as franquias são ótima opções de negócios de uma forma geral, já que contam com uma estrutura “pronta”, ou seja, você irá adquirir os direitos de utilizar determinada marca, estrutura, publicidade e etc, aproveitando de tudo que a empresa tem a oferecer. Por exemplo, a franquia Mac Donald’s quando faz divulgações também divulga os franqueadores, sem contar que toda a estrutura é padronizada, com isso é difícil uma empresa “não dar certo”, ou, pelo menos, diminui os riscos.

Quer abrir uma franquia lojas Melissa? Antes de começar a montar este negócio é de fundamental importância que você conheça todas as questões que envolvem a aquisição dos direitos da marca, que vão desde os valores a serem pagos até o atendimento dado aos clientes. Para te ajudar a obter sucesso como franqueado nós montamos este artigo, apresentando informações sobre a franquia Melissa. Confira abaixo:

Conheça Mais Sobre a Franquia Melissa

A Melissa não é apenas uma marca, mas sim um objeto de design consagrado no Brasil, tendo conquistado um espaço único no mercado que até hoje não foi superado por outra empresa. A marca foi criada em 1979 pela organização gaúcha Grendene, que pertence aos irmãos Pedro e Alexandre Grendene, os quais eram empresários do ramo de embalagens plásticas e migraram para a fabricação de calçados de plásticos.

O primeiro modelo de Melissa criado foi o Aranha, que é a versão de sandália mais tradicional da marca. O lançamento da empresa fez tanto sucesso no mercado que em apenas 60 dias vendeu 200 mil pares, alcançando a marca de 25 milhões no prazo de um ano. A partir daí, a marca deu início a criação de novos modelos de sandálias e sapatos feitos de plástico e com uma fivela de metal, que facilita o fechamento. A Melissa é uma marca que superou o mercado brasileiro, estando presente em mais de 80 países, tendo se tornado uma franqueadora na década de 1980.

O sucesso da Melissa entre as mulheres brasileiras se deve ao fato de a marca investir constantemente em inovação, conquistando todas as gerações femininas. Ao longo dos anos, a empresa passou a investir mais no design dos seus produtos, acompanhando as principais tendências da moda de capitais fashions como, por exemplo, Nova York, Paris e Milão. Após 36 anos da sua fundação, a Melissa continua sendo bem sucedida no mercado devido à sua capacidade de inovação.

Esta capacidade de estar sempre inovando e acompanhando as tendências é um ponto que precisa ser levado em consideração no momento de escolher uma franquia, principalmente quando se trata de vestuário e calçados. Por isso a franquia Melissa é tão bem cotada pelas pessoas que estão em busca de franquias de sucesso para trabalhar.

6 Vantagens de Adquirir a Franquia Melissa

Esta é uma pergunta que todos que desejam adquirir uma franquia devem se fazer: quais as vantagens de adquirir determinada franquia? Pois bem, para auxiliá-lo a decidir se deve ou não adquirir uma franquia Melissa reunimos algumas das vantagens, veja:

1- Orientação Para Escolher o Ponto Comercial

Franquia Melissa Ponto ComercialO local em que uma empresa será instalada é de fundamental importância para que ela seja bem sucedida ou não. Pensando nisso, a Melissa oferece orientação para os seus franqueados escolherem o melhor ponto comercial, tendo como intuito deixar a unidade o mais próxima possível do público-alvo e evitar o conflito entre concorrentes.

Representantes da marca deslocam-se até a cidade e fazem um estudo da região, verificando quais são os melhores pontos para instalar o negócio. É ou não uma ótima vantagem?

2- Estudo de Viabilidade Financeira Pela Franquia Melissa

O franqueado tem que se informar sobre todas as questões financeiras que envolvem a abertura da franquia Melissa. Para ajudar os seus franqueados, a Melissa disponibiliza um estudo de viabilidade financeira, que tem como objetivo fazer uma boa negociação, permitindo que a transação seja vantajosas para as duas partes envolvidas.

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3- Projeto Arquitetônico Exclusivo

A Melissa não inova apenas no design dos seus calçados, mas também na composição e decoração do espaço em que as franquias são instaladas, focando seus esforços em desenvolver um ambiente com um ar moderno e confortável para as clientes. Para manter o seu padrão de design nas lojas, a empresa disponibiliza uma equipe especialmente para desenvolver um projeto arquitetônico exclusivo para cada unidade. Claro, levando em consideração a padronização da franquia.

4- Orientação Para Cuidados Com a Franquia

Até a loja da Melissa começar a funcionar é necessário tomar uma série de cuidados para que o padrão estabelecido pela empresa seja mantido. Por isso, a marca orienta para os cuidados com a loja, atentando para as questões relacionadas à obra, aquisição dos móveis, além dos itens para armazenamento e exposição das mercadorias.

5- Franquia Melissa Auxilia na Gestão do Negócio

A Melissa fornece ajuda para que os franqueados façam a gestão do negócio do modo correto, ensinando como a administração deve ser aplicada, como cuidar do dinheiro que entra e sai do caixa, fazer a realização dos pedidos para abastecer o estoque e como trabalhar com o material publicitário que é disponibilizado.

Embora você receba o auxílio de como cuidar do estoque, é importante que se tenha um controle detalhado, por isso aconselhamos a utilizar um programa de controle de estoque, o qual é bem simples e útil no dia a dia de um estabelecimento.

6- Treinamentos em Todas as Áreas Pela Franquia Melissa

A Melissa se preocupa em dar amparo em todas as áreas para os seus franqueados serem bem sucedidos com a loja, oferecendo treinamentos de gestão e operação das atividades, integração do negócio, seleção de equipe, financeiro, visual merchandising, compras, produtos e interação com Tecnologia e Informação.

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Perfil do Franqueado da Franquia Melissa

Perfil do Franqueado da Franquia Melissa
O perfil do franqueado da Franquia Melissa é bem exigente, sendo necessário ao candidato a franqueado Melissa experiência empreendedora bem sucedida e boa gestão financeira.

A Melissa faz uma seleção dos franqueados que tem potencial para trabalhar com a sua marca. Para ser aprovado pela empresa você deve ter experiência profissional empresarial bem sucedida, identificação com os ideais da empresa e capacidade financeira para investir na abertura do negócio.

A franquia Melissa também exige que os seus franqueados tenham o máximo de comprometimento com as atividades da loja e as normas a serem cumpridas, ter capacidade para fazer a gestão de pessoas e seguir os padrões que são estabelecidos para fazer o atendimento aos clientes.

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Investimento e Faturamento da Franquia Melissa

Para ter direito a usar a marca da Melissa para trabalhar como franqueado é necessário fazer um investimento inicial de R$ 250.000 mil reais, que inclui a obra da construção da loja até a compra dos móveis e expositores do produto. Não é necessário pagar os royalties, que geralmente as franqueadoras cobram mensalmente, o que torna o negócio mais vantajoso para os franqueados.

A mensalidade da franquia é de R$ 45.000 mil reais, a taxa de publicidade é de 2% em relação ao faturamento mensal da unidade franqueada, os valores do ponto comercial, do estoque e do capital de giro são variáveis. O retorno do investimento na abertura do negócio acontece em torno de 24 meses. O faturamento de cada unidade franqueada é de aproximadamente R$ 150.000 mil reais por mês.

Como Ser um Franqueado da Melissa

Para ser um franqueado da Melissa é necessário passar por uma série de procedimentos até que seja possível abrir as portas da loja. Em primeiro lugar a pessoa interessada tem que entrar no site oficial da franquia e clicar no ícone “Franquia”, selecionar a opção “Seja Um Franqueado” e manifeste a sua vontade de se tornar um parceiro da marca através do formulário, preenchendo os seus dados pessoais, número de telefone, endereço de e-mail e demais informações referentes à experiência profissional.

Na sequência o setor de franquias da Melissa irá analisar as informações fornecidas no formulário. Se o seu perfil for aprovado pela empresa você receberá no seu e-mail uma ficha de pré-qualificação e documentação, a qual tem de ser preenchida e enviada para a franquia Melissa.

Caso o documento seja aprovado, o interessado em ser um franqueado será chamado para uma reunião para conhecer o sistema de franchising da marca, que acontece no Rio de Janeiro. Feito isso, é entregue a Circular de Oferta de Franquia e dá-se início ao processo de abertura da franquia.

É interessante você ficar sempre de “olho” nos lançamentos das coleções da marca.

Agora que já sabe as vantagens é a hora de decidir se vai ou não montar uma Franquia Melissa. Dúvidas? Deixe nos comentários e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se esse valor de R$ 45.000,00 é para todos os franquiados independendo do tamanho da loja ou seu potencial? Acho meio salgadinho esse valor sendo que a gente nem sabe quanto vai ter de lucro!

  2. Olá tenho interesse de montar loja Melissa, quero mais detalhes do que preciso fazer favor entrar em contato comigo obrigada

  3. Vocês informaram que a empresa não cobra royalts mensal, porém falam que tem que pagar uma taxa de 45 mil mensalmente. Isso procede? 45 mil mensal?
    Obrigada

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