Franquia de Loja virtual

Franquia de Loja Virtual
Franquia de Loja Virtual

 

A franquia de loja virtual segue os mesmos padrões de uma loja comum, só que o canal de vendas para a promoção de mercadorias é a internet. A maioria dessas franquias são baratas,  pois o custo operacional de se vender pela internet é menor: basta uma boa distribuição de mercadorias e um bom site.

Como a rede de franquia de loja virtual já conta com a logística de distribuição e também com a tecnologia para vender em sites, o que elas procuram é ampliar a rede por meio de franqueados que terão como função administrar as vendas e a mídia de seu próprio site.

Quando o franqueado se filia à rede de lojas virtuais, sua função é atrair consumidores para o site, e para isso deverá desenvolver uma eficiente gestão de marketing anunciando em outros sites ou até divulgando a loja virtual de forma presencial.

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Os franqueados de uma loja virtual deverão também providenciar as estatísticas de vendas do site para o devido acompanhamento do número de vendas.

Opções de franquia de loja virtual

As lojas virtuais vendem uma variedade de produtos, desde utilidades para o lar, produtos de informática, vestuário até serviços de agregação comercial, como site conjunto para divulgação de fornecedores e outros serviços.

A franquia de loja virtual da Neomerkato oferece três opções de lojas virtuais por um baixo investimento de R$5.000,00 e uma variedade de produtos.

O franqueado poderá optar pela Safari shopping (essa opção é voltada para franqueados que já possuem um veículo de comunicação). A proposta do Safari Shopping é oferecer produtos que foram recentemente lançados, ou seja, vender inovação.

Uma rede virtual pode oferecer para o franqueador várias opções de lojas virtuais com produtos inovadores, lançamentos, produtos que são mais facilmente vendidos de forma virtual, sendo que são produtos de altíssima qualidade e tem a internet como canal de vendas.

Consumidores que compram pela internet normalmente ou estão em casa ou estão no escritório aproveitando algum momento de intervalo e, por isso, dão maior atenção aos produtos que são oferecidos, pesquisam com maior tranqüilidade, usam os sistemas de visualização, leem todas as informações e se sentem a vontade por estar comprando com privacidade. Essas características acima revelam porque as pessoas estão cada vez mais comprando pela internet.

O comércio eletrônico no Brasil fatura em média R$14,8 bilhões, dados de 2011, pesquisados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Portanto, ingressar em um negócio virtual é, no mínimo, lucrativo. Além das vantagens que o setor possui quanto ao potencial de vendas virtuais, os custos não são altos e a possibilidade de expansão é crescente.

E não há limite para segmentos de loja virtual, já que a internet possui variados tipos de negócios encontrando um nicho de mercado para ramo possível.

Como abrir uma franquia de loja virtual

O investimento de uma franquia de loja virtual é baixo, variando entre R$5.000,00 a R$16.000,00, e o retorno do investimento é satisfatório. A média de faturamento de uma loja virtual pode chegar a R$30.000,00, ou seja, o dobro do investimento.

Então além das vantagens de a administração da loja virtual ser, em sua maioria, por conta da Franqueadora, também há a vantagem do retorno financeiro. Os franqueados que trazem novos associados ficam com 5% das vendas no site desse novo associado: esta também é uma forma de lucrar.

Para ingressar em um negócio virtual e obter sucesso não basta apenas se filiar a uma franquia de loja virtual, é necessário também que os franqueados possuam as mesmas habilidades empreendedoras que os empresários presenciais.

Algumas dicas infalíveis para obter sucesso em sua loja virtual são:

Capacitação – capacitar-se é necessário para qualquer negócio. Estude mais sobre marketing virtual, tecnologias para comércio eletrônico e outros assuntos.

Analise o mercado – como na internet os ramos são diversos, pesquise qual o melhor ramo para empreender, não só pelas vendas, mas pela disponibilidade e possibilidade de administrar o negócio virtual.

Avalie e pesquise antes de escolher uma franquia – antes de optar por uma franquia de loja virtual, avalie o suporte que ela presta, o layout do site e se realmente está preparado para vendas, ou seja, não decida apenas pelo preço, mas pelo conjunto oferecido.

E lembre-se: serviços online também vendem (e muito), serviços como consultorias, hospedagens de sites, otimização de sites, consultoria em TI, em marketing digital, consultorias empresariais e financeiras e outros serviços.

Verifique se a franquia oferece lojas virtuais que tenham usabilidade, que é a facilidade encontrada pelo cliente para um melhor uso da loja virtual, e tenha um site dinâmico que suporte banco de dados.

A loja virtual deve ser dividida em departamentos e seções e deve especificar no mapa do site quais as marcas que a loja trabalha. Além disso, uma loja virtual ideal deve trabalhar com mais de uma forma de pagamento, dando várias opções e condições de pagamento para os clientes, informando sobre as condições de pagamentos, promoções, descontos e outros.

O ideal é que o franqueado encontre na loja virtual a possibilidade de extrair da mesma uma estratégia de marketing digital com ferramentas que constituam mecanismos de busca com capacidade de filtrar o público-alvo e ainda um eficiente e-mail marketing.

A questão Logística na franquia de loja virtual

A logística é uma questão crucial para uma loja virtual, pois o fator crítico de sucesso para as vendas na internet é a rapidez nas entregas.

Entregas de produtos comprados na internet geram dúvidas, ansiedade e várias denúncias no PROCON, então se certifique se a franquia tem o hábito de entregar os produtos no prazo dentro da lei, não dessagrando os clientes.

Certifique-se também que a logística da loja virtual tem uma eficiente distribuição física, situada em locais estratégicos, e que as reclamações com mercadorias danificadas sejam iguais a zero.

Enfim, para escolher uma franquia de loja virtual siga alguns princípios como informação sobre a demanda e aceitação dos produtos daquela loja.

Os princípios ligados ao sistema de trabalho da loja virtual são: plataforma moderna com usabilidade, eficiente marketing digital que detalhe os produtos e sem esquecer-se do sistema de segurança de dados que deve ser eficaz, impedindo qualquer ação mal intencionada.

Antes de optar por uma franquia de loja virtual pesquise investimento, tecnologia, procedência, questões de marketing e outros. A Amazon é um site pioneiro em comércio eletrônico e tem algumas lições para dar como exemplo de loja virtual.

Depois de ler todas as dicas para abrir sua franquia de loja virtual, já pode ganhar dinheiro com a sua.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia estou procurando uma franquia virtual de produtos eletrônicos que seja boa e que possua CNPJ,conheço algumas mas não gostei da logística, layout do site, suporte e a margem de lucro em cada produto que chega a apenas 5%.
    Gostaria de saber se vocês me sugerem alguma.

  2. Olá, estou muito interessado em adquirir uma franquia de loja virtual, pois tenho experiência nesse ramo de negócios. Quais vocês me sugerem, alem da Neomerkato? Abraços

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