Franquia de Cinema

Por:

Franquia de Cinema Antes de ser franqueado de uma franquia de cinema, o empresário deve avaliar a localização, pois há franquias de cinema que só abrem unidades em determinada área com determinada população. É o caso de cinemas que funcionam em grandes shoppings.

Antes de decidir por uma franquia de cinema, é preciso procurar uma localização que seja aceita pela rede de franquias. Outras considerações a fazer é quanto a avaliação das redes de franquias: avalie alguns aspectos antes de optar por uma franquia ou outra.

Dicas para escolher sua franquia de cinema

Há algumas dicas que podem te ajudar a escolher sua franquia de cinema:

1 – A franquia de cinema deve ter COF eficiente

Verifique se a COF é eficiente, a COF é a Circular de Oferta de Franquias. Este documento deve detalhar todas as informações da franquia, quanto ao aspecto operacional. Uma COF eficiente deve informar sobre a existência de contratos, os formatos possíveis da franquia com sua estrutura, os investimentos que serão necessários, a lista de outros franqueados, os dados de faturamento e outros.

Exija uma COF com todas as informações, pois é um direito do franqueado. Além disso, a COF é a única via de informações reais da Franquia e tudo o que está na COF deve ser cumprido pela rede franqueadora, daí a importância do documento.

2 – A franquia de cinema deve oferecer treinamento

Outro aspecto que deve ser considerado pelos franqueados é o treinamento. Todas as redes de franquias são obrigadas por lei a oferecer treinamento com manuais que explicam os processos operacionais, fornece orientação quanto ao ponto comercial ideal desde a escolha  até a instalação e ainda orientação sobre compras de insumos e fornecedores homologados.

Exemplos de franquias de cinema

Algumas franquias de cinema são:

O Cinemark disponibiliza salas de cinemas no número de sete ou oito com espaços confortáveis e ainda transmitem filmes em 3D. É ideal para espaços grandes, pois a parte externa dos cinemas comporta várias opções de lanchonete e espaço para outdoors dos filmes que serão exibidos.

Mais informações podem ser adquiridas no próprio site do Cinemark.

Alguns cinemas funcionam em avenidas comerciais e necessitam de espaço considerável para abrigar as salas, as lanchonetes e as bilheterias.

Outras grandes redes de cinemas são a Kinoplex, que oferece salas de cinema confortáveis com tecnologia avançada para transmissão de filmes em 3D e a UCI cinemas, que está presente em diversas regiões. Há ainda um grande cinema que exibe filmes no Rio de janeiro é o Cine Estação.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Para saber mais sobre essas redes de cinema, basta acessar os sites próprios e buscar as informações de suas franquias de cinema.

Como abrir sua franquia de cinema

Para abrir uma franquia de cinema é necessário um investimento pesado com estrutura que tenham salas carpetadas com ar condicionado, saída de emergência, tela de última tecnologia e equipamentos avançados para exibição de filmes.

Na sala de cinema é necessário também um alvará de funcionamento dos bombeiros, da prefeitura e da Ancine, que é a Agência Nacional de Cinema.

A Ancine tem leis quanto à abertura de cinema INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 76, de 23 de setembro de 2008, que descreve como deve ser a contribuição tributária para os empresários exibidores de projetos audiovisuais.

A maioria das franquias de cinema é instalada no shopping e exige uma estrutura com decoração, design e layout moderno, além das taxas cobradas pelo shopping.

Os cinemas têm investido muito em estrutura e formas de atendimento e estão cada vez mais populares as salas Vips, que são salas com divã para que os clientes se sintam mais a vontade com serviços de garçom, drinks e outras comodidades. O ingresso para assistir em uma sala vip varia de R$30 a R$100 reais, dependendo do que a sala oferece.

Diante dessa tendência de mercado, abrir uma franquia de cinema está cada vez mais concorrido e fica difícil conseguir público suficiente que cubra os custos e investimentos iniciais. Principalmente nas grandes cidades, em que os cinemas estão cada vez mais arrojados, se torna difícil competir abrindo salas de cinema tradicionais e sem um atendimento inovador de luxo.

Por isso manter um cinema é muito caro. Há ainda os gastos com mão-de-obra que deve ter atendentes, lanterninhas e gerentes, o que dá uma folha de pagamentos com alto custo.

Como investir em uma franquia de cinema não é barato, os empresários podem contar com linhas de financiamento do BNDES que são voltadas para implantação, modernização das salas de cinemas, expansão e reforma das salas de exibição e ainda financiamentos para compra de equipamentos de projeção e máquinas (inclusive para produtos importados). Porém, a regra para financiamentos de produtos importados é que não tenha similar nacional.

E há ainda o Projeto Cinema Perto de Você, que apoia projetos para construção e reforma de cinemas, que é um projeto da Ancine, apoiado pelo BNDES, que busca atender regiões em que há carência de salas de cinema e incentivo a cultura.

As franquias de cinema também exigem um investimento inicial alto e os empresários podem contar com financiamentos voltados para implantação de franquias.Os incentivos do BNDES para franquias são destinados à informatização, automação, aquisição de software para gestão financeira e administrativa, e ainda para investimentos com treinamento inicial, taxas, capital de giro e investimentos fixos para montagem inicial da franquia. Estes programas para implantação de franquias chamam-se BNDES Finame, BNDES Automático e Cartão BNDES.

Franquias de cinema e aspecto mercadológico

Para conquistarem um público e tornar as salas de cinemas freqüentadas, as franquias de cinema podem também organizar festivais com mostra de cinema brasileiro, mostra de cinema internacional, mostra de cinema em 3D, mostra de cinema curta-metragem e outros.

As outras iniciativas de marketing que os cinemas terão é com a divulgação dos filmes que serão exibidos, faixadas interessantes, outdoors com últimos lançamentos do cinema nacional e internacional, layout e design em que os clientes se sintam bem, salas confortáveis e climatizadas devidamente, atendentes educados e uma pipoca deliciosa.

Com isso já dá para ter ideia de como abrir uma franquia de cinema.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

19 comentários sobre “Franquia de Cinema
  1. marcelo disse:

    como abri uma empresa de cinema 3d?

  2. ivanilde da silva nascimento disse:

    Na minha cidade não temos cinema, há mais de 200 mil habitantes. Então é um negócio que vale a pena investir.

  3. ivanilde da silva nascimento disse:

    Como faço para ter mais informaçoes sobre como abrir uma franquia de cinema.

  4. Ingrid Antunes disse:

    oi..tambem queria saber!!

  5. Fabiano disse:

    Qual e sua cidade querida??? Ivanilde

  6. jose rorberto disse:

    gostaria de saber como abrir um cinema sem ter que ser de uma franquia, ou só terei sucesso se usar uma franquia estabelecida?

  7. jorge eduardo disse:

    boa noite estou querendo me engressar neste ramo de cinema gostaria de saber quanto custa a bandeira do Cinemark e quais os requisitos obrigado aguardo resp

  8. Alexandre disse:

    Gostaria de saber mais sobre franquias de cinema

  9. Solange disse:

    na minha cidade tem aproximadamente 80 mil habitantes, tem um ponto muito bem localizado para cinema, tem 600mts o que você acha ?

  10. viviane disse:

    na minha cidade não temos cinema. Como faço para adquirir uma franquia?

  11. erika disse:

    estou interessada em abrir um complexo de cinemas numa cidade do interior com amais de 500 mil habitantes como conseguir informações mais precisas sobre custo e necessidades técnicas ?

  12. jeff disse:

    minha cidade tem aproximadamente 50mil habitantes seria um bom negocio abrir um cinema?

  13. meire marta disse:

    Gostaria muito saber quais os criterios e pre requisitos para obter uma franquia de cinema. Quanto seria o investiemnto inicial e se tem incentivo. Estou morando numa cidade recentemnente e pretendo ficar aqui por aqui. Cidade com mais ou menos 65 habitantes. Nao tem shopinng ´mas dizem que é uma cidade turistica pelo rio são francisco que corta a cidade. Mas sinto que falta incentivo a cultura pensei então colocar um cafe bem sofisticado com salas de cinema seria uma febre por que a população curte.
    obrigada

  14. daniel disse:

    gostaria de saber nome de empresa que franquie apenas os filmes para cinema? o local eu consigo por aqui. sejam filmes em dvd ou no padrao de cinema. estamos em cidade pequena e que tem um cinema desativado. o uso de datashow é aceitável para filmes inéditos.

  15. ederson da cunha disse:

    quero abrir uma franquia de um cinema como faço? qual o investimento aproximado?

  16. Mateus Novais disse:

    Olá, minha cidade tem mais de 100.000 habitantes, Eunápolis/BA e não há cinema, há alguma hipótese em impor uma franquia aqui?

  17. carlos disse:

    na minha cidade tem cerca de 20 mil habitantes o que vcs axam compensa abrir um cinema ? preciso de ajuda !

  18. joa disse:

    Valor minimo para se abrir uma sala de cinema sem ser com franquia? e qual o valor minimo para se abrir possuindo franquia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

10 Franquias de Esmaltes Para Você Escolher

10 Franquias de Esmaltes Para Você Escolher

As franquias de esmaltes se destacam ao oferecer serviços difere...
10 franquias de alimentos para você se inspirar

10 franquias de alimentos para você se inspirar

A alimentação se tornou um dos ramos mais bem remunerados, não p...
9 Franquias de Farmácias Para Você Escolher

9 Franquias de Farmácias Para Você Escolher

Quem nunca precisou de uma farmácia? Depois dessa simplória perg...

Curta O Novo Negócio!

Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)