Franquia – Analise a Demanda

Franquia – Analise a Demanda
Franquia – Analise a Demanda

Assim como em qualquer tipo de negócio dentre os fatores que contribuem para o sucesso de um empreendimento está a escolha de um segmento com demanda suficiente. Mas o que é suficiente? Seria um mercado com capacidade para absorção de todos os produtos e serviços disponibilizados pela plena produção da capacidade instalada da empresa.

Para abrir uma franquia não é diferente. Não é porque você está comprando um negócio que já vem formatado, com maiores possibilidades de sucesso, que você pode fechar os olhos e acreditar que tudo dará certo. É preciso fazer uma análise criteriosa.

Para exemplificar o quanto é importante a análise da demanda do segmento de mercado em que se pretende entrar, vou citar um projeto que iniciei há um ano, de um pequeno site de vendas online para venda de panelas esmaltadas. Este site vende sozinho, praticamente automaticamente, 20 jogos de panelas por mês, porém, com um estudo mais criterioso, percebi que uma simples mudança no tipo de produto, no mesmo segmento, poderia alavancar as vendas em 10 vezes.

Tudo isto tem a ver com demanda. De nada adianta você abrir a franquia dos sonhos se na região escolhida houver demanda insuficiente para consumir os produtos e serviços da franquia escolhida. Neste cenário você vai ficar com um negócio subutilizado ou ainda em prejuízo.

É certo que muitas franquias já pensando nesta questão e conhecendo bem o segmento, fazem uma análise criteriosa para a região onde você pretende abrir a franquia. Por outro lado, o empreendedor não pode confiar plenamente e arriscar seu investimento em um negócio que a única análise foi do “vendedor”.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Este exemplo da internet é muito bom, porque os negócios na internet são mais facilmente mensuráveis e assim fica clara a importância do plano de negócios. Como o negócio era praticamente um laboratório, foi muito bom.

Agora imagine se você abrir uma franquia em determinada localização e descobre depois que a demanda naquela região é insuficiente para manter sua empresa. E para piorar ainda mais, o tipo de negócio de franquia, não permite ao empreendedor fazer adaptações, como mudar ou acrescentar produtos, fazer promoção por conta própria, etc. e assim amenizar o impacto de uma má escolha. Veja como abrir uma franquia.

Muitas vezes vemos negócios muito bem sucedidos e não entendemos como alguns vão tão bem e outros empresários fracassam ou não crescem. Um dos segredos, dentre vários, com certeza está na grande demanda dos produtos e serviços do negócio.

Escolha uma franquia na qual sua região tenha demanda suficientemente para utilização de toda a capacidade instalada  e certamente suas chances de sucesso serão muito maiores.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Estou querendo fazer uma demanda de mercado na minha cidade. Como farei? é com formulario adequado, na forma de perguntas, questionario currido, de-me uma dica. o titulo seria assim:
    Demanda de mercado na regiao de Jacobina.
    Como desenvolver de maneira correta, aguardo, dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA