Franquia Água de Cheiro: Vale a pena?

1




O setor de perfumaria e cosméticos está entre os mais lucrativos e é exatamente neste segmento que a Franquia Água de Cheiro atua.

franquia água de cheiroA franquia Água de Cheiro conta com mais de 30 anos de atuação. Foi fundada em 1976, em Belo Horizonte, e adquirida pelo empresário Henrique Pinto em 2009. Em sua direção a franquia passou de 270 unidades para quase 900 unidades franqueadas e atingiu R$ 375 milhões em 2011.

Hoje, a franquia conta com mais de 800 unidades espalhadas por todo o Brasil e é considerada um verdadeiro sucesso no setor, por isso a busca por se tornar um franqueado é comum. Quer saber mais sobre a franquia Água de Cheiro? Confira:

Vantagens da franquia Água de Cheiro

Pertencente ao grupo GlobalBras que iniciou suas atividades nos anos 90 e reconhecida por criar estratégias e know how eficientes, a franquia Água de Cheiro é vista como pouco propensa a desistência ou falência, uma grande vantagem.

Outro fator que diferencia a Água de Cheiro das demais franquias é o suporte diferenciado. O franqueado conta com suporte e consultoria regional constante durante todo o período que possuir a franquia, além de um contato direto com o setor executivo da franquia Água de Cheiro.

O franqueado receberá também um treinamento de vendas e fará uso do sistema de gerenciamento, facilitando todo o processo de administrador do negócio.

E como funciona o projeto da loja?

700 Ideias de Negócios

A franqueadora possui arquitetos próprios responsáveis por fazer, sem custo, todo o projeto arquitetônico e se responsabilizar pela construção da unidade franqueada. Ao contrário do que a maioria das franquias, na Água de Cheiro as unidades franqueadas são customizadas de forma especifica, objetivando uma melhor identificação com o público-alvo regional. Claro, existe um padrão a ser mantido pela marca, até mesmo para manter o padrão de qualidade.

Posteriormente, caso o franqueado deseje fazer alterações é preciso solicitar a franqueadora e aguardar a aprovação.

Não podemos deixar de mencionar dois dos pontos mais importantes como vantagem: prestigio da marca e a forte propaganda.

Com mais de 800 unidades franqueadas a Água de Cheiro se tornou conhecida e dona de uma credibilidade única no setor de cosméticos e perfumaria, isso, por si só, já traz ao franqueado uma vantagem sobre os concorrentes, pois os consumidores conhecem a qualidade do produto e características da marca.

Juntamente com a publicidade em quantidade de franquias, a Água de Cheiro investe pesado em merchandising, anúncios, campanhas e programas televisivos a nível nacional.




Se já não bastasse, o objetivo da empresa é tornar cada unidade franqueada conhecida por si própria, por isso faz, regularmente, campanhas regionais para cada franqueado, fornecendo material publicitário e estudo de público-alvo para a propaganda local.

Modalidades da Água de Cheiro

A Água de Cheiro oferece duas modalidades de unidades franqueadas:

Loja: A loja é construída em 40 m² e exige entre 03 e 05 funcionários para garantir um bom atendimento ao cliente.

Quiosque: O quiosque tem metragem menor, apenas 8 m² e é comum ser encontrado em shoppings e cidades de grande porte. Neste caso 02 funcionários costumam ser suficientes para atender a demanda. Claro o empreendedor precisa se adequar a demanda, podendo ser necessárias mais pessoas para trabalhar.

Pré-requisitos e Perfil do Franqueado: Franquia Água de Cheiro

É pré-requisito para instalar a unidade franqueada uma população superior a 30 mil. Este pré-requisito foi estabelecido com base em estudos e verificou-se que é o mínimo necessário para ter a demanda almejada e o franqueado conseguir os lucros estimados pela franquia.


Outro ponto de suma importância é não possuir negativa nos cadastros de restrição ao crédito. Ainda, segundo informações disponíveis na internet, aponta-se para a impossibilidade de castro negativo do cônjuge e demais sócios que integrarão a unidade franqueada.

Diferente da maioria das franquias, a Água de Cheiro deseja empreendedores que não necessitem financiar a unidade franqueada, devendo possuir os valores para o pagamento das taxas.

Quanto custa abrir uma franquia Água de Cheiro

quanto custa água de cheiroEstá pensando em se tornar um franqueado Água de Cheiro e tem dúvidas do quanto precisará investir?

O investimento dependerá do tipo de unidade escolhida, ou seja, loja ou quiosque.

Os valores são cobrados como taxas de franquia, caso não conheça veja este conteúdo: quanto custa uma franquia?

Taxa de franquia: Corresponde ao valor inicial pago a Água de Cheiro para se tornar um franqueado, o valor é de R$ 30 mil reais.

Taxa de publicidade: É o valor pago mensalmente para auxiliar na publicidade e marketing da franquia, além de servir para as campanhas de marketing local. No caso da Água de Cheiro é cobrado em um percentual de 16%.

Taxa de royalties: É paga mensalmente pela utilização da marca e know how. É de 24%.

Instalação: Corresponde ao valor gasto pela instalação, móveis e construção da unidade franqueada. Neste ponto existe uma significativa variação devido as especificidades de cada unidade franqueada e a própria modalidade (loja ou quiosque). O valor está entre R$ 35 mil reais e R$ 100 mil reais.

Capital de giro: Valor necessário para comprar produtos e arcar com as despesas mensais da franquia até que a mesma esteja gerando lucros. A marca sugere o valor entre R$ 15 mil reais e R$ 20 mil reais.

O retorno do investimento em ambas as modalidades ocorre entre 24 e 36 meses, estimando-se um faturamento médio mensal de R$ 35 mil reais.

Como se tornar um franqueado

Até então era possível fazer o cadastro no site oficial, contudo, o mesmo está inativo no momento. Por isso, é preciso entrar em contato pelo telefone.

Telefone: (11) 3041-2525 | 3041-2537

Após manifestar o interesse o franqueado receberá uma ficha cadastral no seu e-mail que deve ser preenchida e reenviada a franqueadora para a análise prévia.

Feito isso, a franquia Água de Cheiro entrará em contato para fornecer a COF e instruir nos demais processos burocráticos para se tornar um franqueado.

Vale a pena abrir uma franquia Água de Cheiro?

Todo negócio pode ser lucrativo, dependendo da administração do empreendedor. Contudo, o que aparenta ser a preocupação número 1 no caso da franquia Água de Cheiro é o percentual mensal cobrado a título de publicidade e royalties que é bastante alto, somando um total de aproximadamente 40%.

Este pagamento acaba por reduzir significativamente o lucro líquido do franqueado, podendo tornar a situação difícil.

Já como ponto positivo está a pequena quantidade de desistência das unidades franqueadas (mais de 800 unidades), o que aponta boa estabilidade de compras.

Então, o que podemos deduzir é que existe forte demanda pelo produto da franquia, é possível ter uma boa renda, mas, devido às altas taxas, o empreendedor dificilmente conseguirá ganhar “rios” de dinheiro. Então, analise com cuidado.

Deixe seu comentário!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Com 40% ter de ficar necessariamente com o franqueado, parece ser um negócio de muito baixa margem de lucratividade, quando deduzidas também as despesas operacionais, tais como aluguel (ou custo de oportunidade do ponto), pessoal e encargos, tributos e outros. O volume de vendas terá de ser significativamente expressivo e quase perene (que na atualidade econômica nacional não é o que se observa), para propiciar um retorno financeiro minimamente razoável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.