Franchising: passe por este ano difícil

photodune-7649042-growth-xs (2)Que 2015 será um ano difícil para todos, isso já não é mais novidade. O cenário econômico não é dos melhores e, fatalmente, surgirá o efeito “bola de neve”: consumidores dão um freio nas compras, mercado sente, empresas passam por dificuldade.

Na opinião do presidente e fundador da Praxis Business, Adir Ribeiro, para acompanhar esse ritmo que não sabemos quando vai mudar, as redes de franquias precisam investir em alguns tópicos importantes para o aprimoramento do franshising. E o consultor dá algumas dicas para amenizar a crise e melhorar o negócio.

Cultura e Engajamento

Para o consultor, uma das coisas mais interessantes do franchising está em conhecer as histórias de seus empreendedores. “Esse espírito da fundação do negócio deve estar presente na cultura da rede, seja na equipe da franqueadora como nos franqueados”, pontua, completando que é um diferencial relevante iniciar a mensuração do grau de engajamento dos franqueados com as redes. “É importante conhecer as cinco esferas que formam essa cadeia de valor: franqueador, equipe franqueadora – incluindo diretoria e gerência, suporte, consultores de campo & negócios -, franqueado, equipe do franqueado e consumidor, que é o mais importante de todo esse ecossistema, pois irá definir o sucesso de qualquer marca no mercado”.

Competência na Gestão dos Negócios

Segundo Ribeiro, é primordial aumentar a competência de gestão da rede e de cada unidade franqueada. “Em um cenário de margens cada vez mais reduzidas e um ambiente de competição extrema, as redes precisam estar focadas e preparadas para essa gestão”, afirma.

Superfranqueado

Muitas redes têm priorizado a venda de suas unidades a quem já é franqueado. A razão para isso é uma gestão mais enxuta e a replicação de modelos que deram certo. “Normalmente esses empreendedores possuem um excelente perfil de gestão de negócios”, observa Ribeiro.

Uso de Tecnologia

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Utilizar todas as ferramentas tecnológicas pode dar muito certo. O consultor ratifica que “cada vez se torna fundamental que as redes tenham os seus processos revistos e dimensionados com uso de tecnologia para acelerar os processos, garantir a qualidade das informações e dados, seja na captura na ponta ou na centralização de avaliações”.

Suporte que Gere Valor

Um dos pontos em que o futuro franqueado mais se apega é o suporte oferecido pela rede. No entanto, Ribeiro explica que o mais importante não é dar qualquer suporte. E sim, investir em algo realmente importante. “Com o crescimento das redes e cada uma delas em estágios distintos de evolução, há a necessidade de contar com visitas estruturadas às suas franquias, com revisão dos processos e ferramentas da Consultoria de Campo & Negócios e modelos de suporte à distância”, observa. O especialista sugere que o atendimento seja feito com base no momento de vida do franqueado dentro da rede. “Essa é uma das maneiras mais inteligentes para otimização do suporte de maneira efetiva”, diz.

Novos Formatos de Expansão

Num país continental com mais de 5.500 municípios, Ribeiro aforma as redes precisarão revisar os seus modelos de negócios e elaborar novos formatos que permitam ampliar sua capilaridade e assim melhorar o acesso ao mercado. “A interiorização é uma forma de se conquistar mais mercado, de maneira sustentável”, sugere o executivo.

Fusões & Aquisições

De acordo com o fundador da Praxis, é crescente a atenção dos fundos de investimentos na avaliação do sistema de franchising. “No Brasil, há mais franqueadores que no mercado americano e bem menos franquias, cerca 1/7 (dados da IFA 2014)”, contabiliza. Por isso, alguns caminhos naturais são a fusão entre franqueadoras e a aquisição de marcas. “Elas são modelos de negócios adequados e financeiramente sustentáveis no longo prazo e potencializando as sinergias de negócios entre as marcas”, explica.

Programas de Excelência

Em ambientes que possuem clareza de métricas e que geram recompensa para quem produz resultados consistentes e estiver alinhado às diretrizes, a confiança e o engajamento crescem. “O programa de excelência é uma das ferramentas mais modernas e efetivas”, finaliza Adir Ribeiro.

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