Instituições e Dicas de Financiamento de Franquias

Financiamento de Franquias
Financiamento de Franquias

Gostou da ideia de montar uma franquia, mas não tem dinheiro? Veja uma das melhores opções, fazer um financiamento de franquias! Aproveite as dicas e conheça as instituições que oferecem esse suporte!

Cansou de trabalhar sem receber reconhecimento profissional e nem um salário compatível com o seu desempenho? Se você se encaixa nestas características, saiba que uma boa dica é partir para o negócio próprio. Caso tenha receio de começar a empresa do zero, então uma ótima alternativa é investir em uma franquia.

Para a felicidade daqueles que almejam ingressar no mundo dos negócios é possível encontrar empresas franqueadoras em todos os setores de atuação, basta escolher aquela que mais compreende as suas necessidades e habilidades profissionais. Os preços de aquisição também são variados, sendo desde os baratos até os mais caros.

Já sabe como abrir uma franquia?

Porém, começar um negócio próprio realmente não é fácil, às vezes há muita vontade de empreender, mas poucos recursos financeiros disponíveis, o que faz com que muitas pessoas desistam antes mesmo de tentar.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Foi pensando nesse público que alguns dos principais bancos brasileiros passaram a oferecer o financiamento de franquias. Para você que se encontra nesta realidade, nós reunimos mais informações sobre o financiamento de franquias. Não tire os olhos do texto!

Veja antes de tudo o que é uma franquia, afinal, não adianta iniciar um negócio sem nem saber exatamente como funciona.

Quais Instituições Oferecem o Financiamento de Franquias?

A primeira dica é:  tente o financiamento da franquia com a própria empresa.

Como as franquias são uma modalidade de negócios que mais cresce no Brasil, cada vez mais bancos disponibilizam o financiamento para franquias para empresários iniciantes. Em primeiro lugar, é aconselhável tentar financiar a abertura da franquia com a própria empresa franqueadora, pois muitas empresas possuem um fundo financeiro reservado especialmente para esta finalidade. Dessa maneira, é possível negociar juros especiais, de acordo com o faturamento mensal da unidade.

Já sabe a área de franquia que deseja? Que tal as franquias de alimentação?

Porém, senão conseguir, não perca as esperanças, abaixo algumas instituições que oferecem financiamento de franquias.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é a instituição mais procurada para o financiamento de franquias. O banco do Governo desenvolveu um programa especial e completo para o financiamento de franquias, oferecendo uma série vantagens como, por exemplo, convênios, recursos para capital de giro, seguros e previdência, antecipação de receitas e financiamento para investimentos, entre outros.

Para se tornar um franqueador financiado pela Caixa Econômica Federal é necessário apresentar ao banco um plano de negócios, que deve ser elaborado pelo empresário e a rede franqueadora. Somente depois da análise da proposta é que a instituição irá conceder a aprovação para o financiamento.

Uma boa dica é pedir auxílio para a franqueadora e seus especialistas, esta que está acostumada a fazer planejamentos para que seus franqueados consigam financiamento da franquia. Acredite, você não é o primeiro e nem o último a pedir por essa modalidade!

Para facilitar, aconselhamos procurar um bom escritório de contabilidade para lhe auxiliar, porque os fatores principais observados pelos bancos é a questão contábil.

O banco disponibiliza o valor máximo de R$ 10 milhões de reais, enquanto que o percentual máximo financiável gira em torno de 30% a 60%, variando de acordo com a rede franqueadora. A taxa de juros é de 5% ao ano, mais 5% da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo).

Banco do Brasil

O Banco do Brasil também criou um programa especial para franqueadoras, trata-se do BB Franquias, também conhecido como Proteger Urbano Empresarial, que tem a função de oferecer suporte financeiro para as pessoas que desejam instalar ou modernizar uma franquia.

Se você deseja fazer o financiamento de franquias de menor valor, confira algumas excelentes ideias no nosso artigo sobre microfranquias.

Para poder participar do programa é necessário ser cliente do Banco do Brasil e se cadastrar no BB Franquia. O limite do valor do financiamento de franquia varia de acordo com o tipo de empresa franqueadora, podendo ser pago em até 72 parcelas. Além disso, também é oferecido capital de giro, que pode ser pago em 36 parcelas.

Os juros são repassados pessoalmente.

BNDS Para Financiamento de Franquias

O BNDS costuma ser sempre um dos melhores bancos para se trabalhar quando o quesito é empreendedorismo, bom, o próprio nome já diz tudo (BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL).

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) criou uma linha de crédito pensando especialmente nas pessoas que necessitam de ajuda financeira para abrir uma franquia. Porém, neste caso, quem tem que pedir o financiamento é a empresa franqueadora e não o franqueado.

Os juros mensais a serem pagos pelo financiamento variam de acordo com o posicionamento da rede franqueadora no mercado. Para fazer a sua solicitação de crédito é necessário ir até um banco credenciado do BNDES ou enviar uma carta diretamente para a instituição.

Você já pensou em abrir uma financeira? Emprestar dinheiro é um ótimo negócio!

Bradesco um dos Melhores Incentivos em Financiamento de Franquias

O Banco Bradesco desenvolveu um programa muito completo para apoiar novos franqueados, oferecendo serviços de pessoas jurídicas, empréstimo para aquisição de bens, crédito para a montagem da loja, expansão e modernização dos negócios, consórcios, seguros, gestão de caixa, cartão de crédito, entre outros apoios.

Para ter acesso ao programa de financiamento do Bradesco é necessário ser cliente do banco e apresentar uma proposta de negócio, juntamente com a franqueadora. As taxas de juros são diferentes para as categorias de franquias, podendo ser altas ou baixas de acordo com a valorização da marca no mercado.

Quando se trata de financiamento de franquias pelo Bradesco é importante procurar por microfranquias de sucesso, já que a avaliação se dá pelo posicionamento e influência no mercado.

Banco Santander

O banco espanhol, Santander, disponibiliza diversas facilidades para o financiamento de franquias. A instituição oferece créditos, taxas diferenciadas para a máquinas de cartões, acesso a produtos financeiros com condições diferenciadas e redução de custos a partir da negociação de descontos.

O Santander possui parceria com algumas das maiores franquias do mundo, oferecendo preços especiais para quem deseja se tornar parceiro de uma destas marcas. As taxas mínimas de juros são de 5% ao ano, podendo aumentar dependendo da valorização e tamanho da rede franqueadora.

Quando Recorrer ao Financiamento de Franquia?

Os consultores de negócios apontam que o ideal é começar um negócio próprio sem dívidas, pois toda a empresa corre riscos e o faturamento inicial pode ser abaixo do esperado. Sendo assim, recorrer ao financiamento de uma franquia é indicado somente depois que todas as suas possibilidades de crédito já foram esgotadas.

Além disso, o uso do financiamento de franquia é recomendado quando valor de aquisição da marca é muito alto, ou seja, está acima de R$ 100.000,00 reais. Do contrário, recomenda-se economizar até juntar a quantia necessária para o investimento ou recorrer a modalidades de empréstimos diferenciados, com parcelas menores e juros mais baixos.

É necessário ter um recurso de quitação da dívida do financiamento, que não seja somente o rendimento da unidade franqueada, que inicialmente é algo incerto. Portanto, só procure um financiamento se você tem uma quantia em dinheiro ou bem que possa ser dado como garantia até que todas as parcelas sejam devidamente pagas, do contrário torna-se um investimento muito arriscado.

Esse recurso pode ser algo que ainda “não chegou”, mas que está por vir, como é o caso de herança ou algum outro dinheiro que está previsto.

Para isso, faça um planejamento e se organize.

Vantagens do Financiamento de Franquia

Sem dúvidas, a principal vantagem de recorrer ao serviço de financiamento de franquia é o fato de obter o recurso financeiro de forma imediata, dispensando a necessidade de economizar durante anos para atingir o valor necessário para a concretização do investimento.

Também é possível investir em uma franquia de grande porte. Dessa maneira, o empresário pode trabalhar na área e com a marca que sempre sonhou, não se restringindo a aquela que possui um valor de aquisição cabe no seu bolso.

Desvantagens de Financiar Uma Franquia

Nem tudo são rosas, já ouviu esse ditado?

A principal desvantagem de utilizar o financiamento de franquia é o fato de começar um negócio novo com uma dívida grande e que deve ser paga mensalmente, o que gera ainda mais pressão para que a unidade franqueada atinja bons índices de faturamento desde o início, do contrário os valores a serem pagos vão acumulando, resultando em uma bola de neve.

Os juros também são os vilões do financiamento de franquias, pois eles podem ir aumentando, subindo o valor das parcelas ao longo do pagamento da dívida e quando chegar ao final, o franqueado pode ter pagado mais do que o dobro do valor que lhe foi concedido.

Importante salientar que, caso você atrase os pagamentos, o juro é realmente alto, podendo tornar quase ‘impossível’ deixar em dia o pagamento. Por isso é importante ter um plano de negócio bem elaborado, para que não corra o risco de cair na inadimplência.

Na modalidade de financiamento o franqueado e o franqueador estão correndo riscos, uma vez que se a franquia não se estabilizar, não irá render lucros para o franqueado, que não terá dinheiro para arcar com a parcela do financiamento e a taxa mensal da franquia. Dessa maneira, provavelmente alguém vai ficar sem receber regularmente, deixando o franqueado completamente endividado com as duas empresas.

Você pode também procurar por financiamento para abrir a empresa, tornando-se dono do seu negócio sem ser franquia, sempre analise se realmente vale a pena abrir uma franquia!

Está Pronto Para Fazer Uso do Financiamento de Franquias?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA