É Melhor Comprar Uma Franquia ou Começar Uma Marca Nova?

Comprar Uma Franquia ou Começar Uma Marca Nova?
Comprar Uma Franquia ou Começar Uma Marca Nova?

O mercado de franquia é bastante amplo, existindo franquias que o investimento vai desde 10mil até mais de um Milão de reais. Assim escolher uma franquia que se encaixa no valor que você pretende investir não é difícil.

A grande questão é a relação custo x benefício de comprar uma franquia ou iniciar uma nova marca. Algumas franquias são grandes e de difícil formatação, com vários “segredos” do sucesso dos seus produtos e serviços, mas outras são simples o suficiente para que a compra de um sistema caro pode não valer apena.

Porque você pagaria, por exemplo, 300 mil reais por uma franquia com nome pouco conhecido, apenas por que ela tem alguns pratos grelhados que fazem sucesso? Talvez com este investimento você possa desenvolver um negócio de sucesso sozinho e obter melhores resultados.

Particularmente conheço um caso destes, onde o empreendedor estava entre comprar uma franquia ou abrir uma franquia com marca própria. Ele optou pela segunda opção e hoje já está com mais de 10 anos de mercado e conseguiu um posicionamento de mercado similar a uma grande franquia de fast food. Saiba como abrir uma franquia.

Qual o Valor Real de Uma Empresa?

Em uma analise simplista, o empresário poderia avaliar um negócio pelo seu ativo (máquinas, equipamentos, créditos, etc.), pela lucratividade ou por ambos!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Vamos supor que uma empresa esteja à venda. Caso a empresa não esteja obtendo bons resultados, seu valor seria praticamente seus bens e direitos.

Na hipótese de o negócio ser bem sucedido o proprietário poderia vender por um valor mais elevado em função do retorno sobre o investimento que o negócio proporcionaria ao futuro comprador.

Entendido esta parte, vamos à análise de comprar uma franquia.

Veja nosso texto sobre franquias baratas, talvez possa ser o que você procura!

O Que o Leva a Comprar Uma Franquia?

Maior chance de sucesso, o fato do negócio já ter a “fórmula de sucesso”, o reconhecimento na marca, etc.

Então, quando você avalia o valor de uma franquia ele deve conter o preço pago pelos “bens” (máquinas, equipamentos, etc.) mais o valor do “retorno” que este negócio lhe proporcionaria.

Pronto. Caso uma franquia não lhe proporcione um bom retorno sobre o capital investido, você estaria pagando mais apenas pelos “equipamentos personalizados” da marca. Concorda?!

Desta maneira é muito importante fazer uma análise bem sólida do negócio antes de firmar um contrato de franquia.

Vamos a um Exemplo Hipotético:

Você decide comprar A “Franquia Feliz” que é vendida por 50 mil reais. O somatório de todos os equipamentos, máquinas e materiais gasto para funcionar o negócio é 20 mil. Assim você está pagando 30mil pela expectativa de retorno da franquia.

Cenário 1: A franquia não é muito conhecida e não apresenta um “diferencial” percebido pelo cliente. Você acredita que poderá montar um negócio no mesmo formato sem muita dificuldade. Provavelmente seria melhor não comprar a franquia e começar uma nova marca.

Cenário 2: A franquia apresenta um “diferencial” percebido pelo cliente. Simplesmente a marca se vende. Você diz o nome da franquia e todos conhecem seus produtos e serviços. Neste cenário certamente seria melhor comprar a franquia.

Lembrando que esta é uma análise simples, somado a está você deve avaliar os aspectos financeiros do negócio. Por exemplo. No cenário 2 seria preciso desembolsar 500 mil reais, sendo que o negócio proporcionaria um retorno de 5mil líquido. Mesmo sendo um sucesso, o valor investido não vale a pena, um retorno de 1% você consegue com outros negócios sem muita dor de cabeça e risco.

Claro que para comprar uma franquia é preciso fazer um bom plano de negócios que vai contemplar todos os aspectos de mercado, financeiros, operacionais e legais do negócio.

Leia também sobre as melhores franquias do mercado.

Minha intenção foi mostrar um meio bem prático e lógico de avaliar a compra de uma franquia. O que vocês acham? Alguma dúvida? Comente!

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

9 COMENTÁRIOS

  1. A minha duvida sobre como abrir uma franquia é q eu gostaria de abrir uma online, e nao sei como achar online para trabalhar em casa.

  2. Me fizeram uma proposta para investir em uma conveniência do BRB. O ponto onde tenho uma loja hoje é muito movimentado e bem no centro da cidade. O que vocês me dizem?

    Podem me resposnder no e-mail por gentileza?

    Grata

    Carla

    • Olá Carla;

      Para responder esta pergunta mais precisamente temos que fazer um plano de negocios com os detalhes da proposta, mercado, investimento, localização, operação do negócio, etc. Veja o Kit Como Abrir Um Negocio. Não posso apenas lhe dizer que acho bom ou ruim. Desculpe não ter uma resposta objetiva.

  3. Olá, estou em dúvida se compro uma franquia de lavagem a seco de carros em domicílio ou se começo a minha própria marca, a vantagem da franquia é que eles irão me passar todo o know-how, mas ainda estou em dúvida se isso realmente é uma vantagem. Teria alguma opinião?

  4. Olá boa noite! gostaria de saber se para comprar uma franquia é necessário abrir uma loja? ou eu posso adquirir uma franquia e trabalhar em casa? posso vender produtos de outros vendedores?

DEIXE UMA RESPOSTA