Como Ser Um Franqueado: Dicas Imperdíveis

Como Ser Um FranqueadoQuer ser um franqueado? Veja como!

Ser dono do próprio negócio e ganhar muito dinheiro, este é o sonho da maioria das pessoas. Já pensou fazer seu próprio horário? Gerenciar? Ter funcionários? Tudo isso é possível, desde que você consiga se tornar um empresário de sucesso.

Infelizmente, ser dono do próprio negócio exige investimentos relativamente altos sem contar os riscos de o negócio fracassar. Contudo, dados demonstram que franquias têm 8x menos probabilidade de falência, por isso são consideradas opções de negócios estáveis e confiáveis.

Agora você chega a conclusão que fazer parte de uma franquia pode ser a solução perfeita para ser um empresário e iniciar em um ramo adequado aos seus conhecimento. Ótimo. Mas me diga, como ser um franqueado?

Muitas pessoas ouvem falar em franquias, contudo, não tem a mínima ideia de como ser um franqueado, obrigações e vantagens. Justamente por isso resolvemos criar este texto sobre como ser franqueado.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Vou deixar uma dica antes de ensinar: faça parte de franquias de sucesso em um ramo de atuação que você tenha conhecimento. Evite fazer parte de uma franquia apenas em razão de estar em expansão ou rendendo bons lucros, é mais importante ter conhecimento sobre a área de atuação.

Funcionamento do Sistema de Franquias: Como Ser Um Franqueado

As franquias têm um modo de funcionamento bem peculiar e quem deseja aprender como ser um franqueado precisa compreendê-lo exatamente, caso contrário, pode vir a ter sérios problemas futuramente. Veja também o que é uma franquia.

Esta modalidade de negócio funciona com sistemas de taxas e concessões, ou seja, o franqueado poderá se utilizar da marca, tanto no que se refere aos segredos e estrutura quanto da publicidade global realizada pela empresa.

Por exemplo, quando você se torna um franqueado Mc’Donalds terá a sua própria estrutura (padronizada), contudo, aproveitará as propagandas realizadas em meios comunicativos como televisão, revistas e etc.

Vamos conhecer as taxas para ser um franqueado?

Taxas de Franquias Para Ser Um Franqueado

Para ser um franqueado é preciso conhecer as taxas de franquia. Talvez elas sejam o mais importante, já que se referem justamente aos valores pagos para poder usufruir da marca.

Normalmente, as franquias cobram as seguintes taxas: taxa de franquia, taxa de instalação, royalties e taxa de publicidade. Nada impede da franquia cobrar outras taxas, contudo, deve estar prevista na COF (circular de oferta de franquia) e é claro, no contrato que será assinado entre as partes. Por isso, olhos atentos antes de assinar qualquer documento.

Conheça um pouco sobre cada taxa:

Taxa de Franquia: esta é uma taxa paga para se tornar um franqueado. O valor será pago uma única vez e costuma ser o mais alto, salvo a taxa de instalação. Todas as empresas cobrarão a taxa de franquia.

Taxa de Instalação: as franquias exigem que a estrutura seja padronizada, afinal, a marca já obteve sucesso com a estrutura atual, é uma forma de garantir ao franqueado todas as “vantagens” da franquia. Também, lembre-se, as franquias fizeram todo um estudo em cima de cores, design e etc, por óbvio que é importante o franqueado utilizar a estrutura semelhante e dentro dos moldes de qualidade da empresa.

Royalties: você já deve ter ouvido falar em royalties, não? Esta taxa se refere a um pagamento mensal diante da utilização da marca. Seria uma espécie de “direitos autorais”, para usufruir você paga mensalmente uma quantia financeira. O valor costuma ser cobrado em valores fixos, por exemplo, R$ 800,00 reais, contudo, existem empresas que cobram um percentual do faturamento.

Taxa de Publicidade: por fim, temos a taxa de publicidade, correspondendo a um valor normalmente fixado em percentual, mas você encontrará casos com valores fixos. A taxa de publicidade é um valor cobrado em virtude do fato de o franqueado se beneficiar das propagandas e publicidade realizadas pela marca. Além disso, o franqueado recebe todos os materiais publicitários necessários para conseguir fazer boas campanhas de marketing.

COF: Documento Com Informações Para o Franqueado

Você resolveu se tornar um franqueado, quais são os primeiros passos? Conhecer a franquia, buscar informações da qualidade/lucratividade, estudar o mercado e ANALISAR A COF.

Depois de decidir pela franquia você deve estudar a circular de oferta de franquia disponibilizada pela marca. Para obter o documento será preciso entrar em contato com a marca. O documento é disponibilizado por um período, normalmente 3 a 6 dias.

Leia com calma e se possível contrate um especialista para avaliar as informações e até mesmo lhe trazer um posicionamento de como as demais franquias do setor trabalham, você não quer pagar taxas absurdas quando concorrentes tão bons quanto disponibilizam valores mais acessíveis, correto?

Está em dúvida quanto às opções de franquias disponíveis no mercado? Pode ser interessante ler nosso texto sobre franquias de baixo custo, embora sejam baratas, algumas são realmente lucrativas e podem lhe trazer a tão sonhada independência financeira. Aproveite!

Como Funciona a Estrutura do Sistema Franqueado?

Você já sabe o que deve observar ao decidir ser um franqueado, agora é o momento de entender o sistema de franquia, ou seja, as vantagens de desvantagens de ser um franqueado.

Vamos começar pela assistência que a franquia presta ao franqueado, ou melhor, normalmente presta ao franqueado. Tenha em mente um ponto importante, as marcas possuem suas próprias particularidades, por isso não se pode dizer que todas as franquias prestarão, por exemplo, curso de especialização na área para conseguir desempenhar as funções corretamente, mas sim que a maioria (carca de 90%), oferece!

O Que a Franquia Oferece Quando Você For um Franqueado

O primeiro fator da estrutura é a compra em massa de produtos e repasse para os franqueados, consequentemente, o custo será bem mais baixo, permitindo uma maior lucratividade.

Escolher seu próprio preço? Isso é quase impossível de ser disponibilizado por franquias, já que as mesmas precisam trabalhar com padronização, caso contrário um franqueado seria diferente do outro, ganharia mais ou menos, o que não pode acontecer.

A gestão da sua franquia depende exclusivamente de você, ou seja, a forma de geri-la, desde que pague corretamente as taxas, óbvio. Normalmente, as franquias disponibilizam assessoria administrativa, jurídica e contábil aos franqueados, mas não interferem na forma de gestão e administração em si. Confira também como administrar uma empresa.

Você receberá os segredos da marca, treinamento e tudo que for necessário para executar o trabalho exatamente igual às demais franquias. Não se preocupe quanto a isso!

Ainda, para fins de atualização, costumam ser oferecidos cursos de X em X tempo para fins de atualização (observar na COF ou perguntar no momento de contratar com a franquia).

Agora vamos ao que a franquia irá exigir do franqueado.

Exigências da Franquia Para Com o Franqueado

Sigilo total sobre os segredos da marca, inclusive depois do término de contrato. Exatamente, você jamais poderá revelar como fazer aqueles deliciosos hambúrgueres, por exemplo.

Pagar as taxas de franquia é uma obrigação, então esteja preparado!

A franquia exige que o franqueado siga à risca as instruções e padronizações da marca, principalmente quanto ao funcionamento, horários, preços, qualidade e estrutura. Cuidado quando a isso.

Propaganda e publicidade. Lembre-se sempre de repassar eventuais campanhas particulares para a franquia, eles precisam avaliar e aprovar, afinal, pode ser algo “prejudicial” a marca. É preciso entendê-los também.

Franqueado: Ser ou Não Ser?

Os comentários e discussões mais comuns se referem sempre a isto: ser ou não ser um franqueado? Vale a pena?!

Então resolvemos tratar um pouquinho do tema.

Ser franqueado traz diversas vantagens, principalmente o fato de utilizar o nome da marca, oferecer um produto/serviço já consolidado no mercado e adquirir matérias primas e etc com preços mais acessíveis.

Contudo, o contrato de franqueado é de prazo determinado, normalmente entre 5 e 10 anos, depois será preciso renová-lo e, consequentemente, pagar novamente algumas taxas.

Acontece que como desvantagens das franquias podemos destacar a vinculação aos produtos da empresa, ou seja, você não poderá inovar ou por em prática uma ideia inovadora, tão pouco prestar o mesmo serviço após o término de contrato.

Os custos para ser um franqueado também costuma ser maior do que você gastaria para montar sua própria empresa, além do pagamento de taxas mensais que não terá ao abrir seu próprio negócio.

Por isso, o ideal é avaliar o seu mercado de atuação e a demanda na sua região. Franquias são ótimas quando a demanda é elevada e as taxas proporcionais aos prováveis ganhos que o franqueado terá, leve isso em consideração. Avalie o custo x benefício (riscos de falência, nome da marca e investimento), assim saberá exatamente se no seu caso é ou não vantagem se tornar um franqueado.

Sugestões Para Quem Decidir Ser um Franqueado

A primeira dica para quem deseja ser um franqueado é ter paciência. É preciso fazer uma boa análise da possibilidade e estar preparado para um processo burocrático junto à franquia. Franquias de grande porte fazem estudos aprofundados na localidade, verificando tráfego de pessoas, estrutura, entre outros fatores, e isso levará tempo.

Tire a ideia de que franquias milionárias são sempre boas opções! Existem microfranquias extremamente lucrativas, ótimas opções de negócios para pequenos empresários. Além disso, ser franqueado de redes de grande porte exige uma série de fatores, dentre eles a montagem do estabelecimento em um local movimentado, o que acaba por exigir shoppings. E claro, o custo de aluguel é caríssimo.

Agora Que já Sabe Como Ser um Franqueado, o Que Acha de Começar? Comente!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA