Como Comprar Uma Franquia de Sucesso

Comprar Uma Franquia de Sucesso
Comprar Uma Franquia de Sucesso

O que é Uma Franquia?

Franquia é um modelo de negócio muito difundido no exterior e que está em grande expansão no Brasil. Nesse modelo de negócio são distribuídos produtos e serviços através da relação entre o Franqueador (quem cede os direitos) e o Franqueado (quem compra os direitos).Essa relação se dá através de contrato que estabelece quais serão os direitos transferidos do franqueador ao franqueado.

Geralmente as franquias envolvem a concessão e transferência dos seguintes direitos:

Marca – ao comprar uma franquia o empresário está recebendo o direito de utilizar uma marca que, geralmente, já está consolidada no mercado. Por exemplo, marcas como McDonalds, Bob’s e KFC são reconhecidas facilmente pelos consumidores, então o empresário não tem a dificuldade de criar uma empresa à partir do zero e fortalecer uma marca em um ambiente de alta competição, pois ele pode se utilizar da marca da franquia para alcançar seus consumidores.

Tecnologia – ao comprar uma franquia o empresário também tem acesso a todo o conhecimento técnico e tecnológico a respeito do empreendimento. Muitas vezes esses conhecimentos só seriam alcançados após anos e anos de experiência, caso o empreendedor não tivesse optado pelo sistema de franquias.

Consultoria Operacional – O franqueado recebe do franqueador constante treinamento, acompanhamento e consultoria sobre como conduzir o negócio. Isso permite ter um apoio extra e dá mais segurança ao empreendedor que sabe que existe uma equipe altamente competente para lhe dar suporte em qualquer eventualidade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Produtos ou Serviços – os produtos e serviços oferecidos pelas redes de franquias são padronizados e seguem rigorosos critérios de qualidade estabelecidos pelos franqueadores. Além disso, com a formação de uma rede é possível ter maior poder de negociação com fornecedores devido ao grande volume dos pedidos.

Números do Setor

O setor de Franquias no Brasil tem tido um excelente crescimento nos últimos anos. Apesar do atual momento de crise presente no cenário mundial, o ramo de franquias tem se mostrado muito promissor para o futuro.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o faturamento total do setor de Franchising em 2001 foi de 25 bilhões de reais enquanto em 2011 foi de quase 89 bilhões de reais, um crescimento de mais de 355% em 10 anos.

Também no mesmo período o número de redes de franquias passou de 600 em 2001 para 2031 em 2011, crescimento de 338%. O setor de franquias gerou 459 mil empregos em 2001 e em 2011 foram mais de 837 mil empregos gerados.

Apenas comparando os anos de 2010 e 2011 podemos observar um crescimento médio do faturamento no setor de 16,9% com destaque para as seguintes áreas:

  • Alimentação (14,5%)
  • Negócios, Serviços e Outros Varejos (14,9%)
  • Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (24,3%)
  • Móveis, Decoração e Presentes (35%)
  • Hotelaria e Turismo (85,8%)

Ainda segundo a ABF o ranking das 25 franquias com maior número de unidades é composto por:

Classificação Rede Segmento Total de Unidades
O BOTICÁRIO Cosméticos e Perfumaria 3270
COLCHÕES ORTOBOM Móveis, Decoração e Presentes 1748
KUMON Educação e Treinamento 1565
L´ACQUA DI FIORI Cosméticos e Perfumaria 1166
WIZARD IDIOMAS Escolas de Idiomas 1163
CACAU SHOW Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 1126
AM PM MINI MARKET Negócios, Serviços e Conveniência 1118
ESCOLAS FISK Escolas de Idiomas 1002
HOKEN Beleza, Saúde e Produtos Naturais 896
10ª BOB´S Alimentação 832
11ª ÁGUA DE CHEIRO Cosméticos e Perfumaria 826
12ª JET OIL Serviços Automotivos 802
13ª BR MANIA Negócios, Serviços e Conveniência 776
14ª CCAA Escolas de Idiomas 758
15ª CNA Escolas de Idiomas 701
16ª MICROLINS Educação e Treinamento 662
17ª SUBWAY Alimentação 648
18ª MCDONALD´S Alimentação 626
19ª ÓTICAS DINIZ Beleza, Saúde e Produtos Naturais 516
20ª UNEPX MIL 48HORAS Serviços Automotivos 514
21ª IGUI Entretenimento, Brinquedos e Lazer 501
22ª LOCALIZA RENT A CAR Serviços Automotivos 480
23ª OI FRANQUIA Comunicação, Informática e Eletrônicos 470
24ª CARRINHO CHOPP BRAHMA Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 451
25ª DOUTOR RESOLVE Construção e Imobiliárias 447

Tipos de Franquia de Sucesso

 Quase todo tipo de negócio pode ser transformado em franquia, porém existem áreas onde é mais comum a utilização desse modelo de negócios, são elas:

Alimentação – é o mais amplo e também o mais concorrido mercado dentro do setor de franchising. Muito tradicional pelas marcas de Fast Food, mas recentemente tem ganhado impulso com a entrada de marcas de alimentação saudável e frozen yogurt; Veja algumas franquias de alimentação aqui.

Beleza e Cosméticos – um dos mercados mais promissores para investir dentro do setor de franquias. Grandes marcas internacionais estão sondando o Brasil para abertura de unidades no modelo de Franchising;

Educação – esse mercado é composto principalmente pelas escolas de idiomas, mas as franquias de cursos profissionalizantes e de informática têm ganhado mercado a cada ano;

Moda e acessório – um bom mercado para quem não quer correr grandes riscos. O grande fator diferencial no momento da escolha da franquia é com relação à organização e apresentação da loja, e o atendimento ao público;

Serviços – um dos mercados que mais cresce no mundo, por ser uma área bem diversificada. Sempre existem novos serviços sendo desenvolvidos e a demanda tende a aumentar cada vez mais. As empresas caminham na direção da busca pela terceirização e os consumidores pessoas físicas estão exigindo cada vez mais profissionalismo e padronização nos serviços contratados. Tudo isso se traduz em excelentes oportunidades para os franqueados;

Saúde – tem se destacado pelas redes de atendimento odontológico, cuidadores de idosos e crianças. Porém é necessário estar atento à necessidade de ter um profissional de saúde atuando na empresa;

Turismo – o mercado tem crescido de forma surpreendente. Com dois importantes eventos internacionais (Copa do Mundo e Olimpíadas) que ocorrerão no Brasil nos próximos anos a tendência é que o mercado se expanda ainda mais.

Micro franquias – mas micro franquias são semelhantes às franquias tradicionais, diferenciando principalmente em relação ao valor do investimento inicial necessário. Além do baixo investimento, outra característica é a necessidade de pouca mão de obra (muitas vezes o próprio franqueado executa os serviços sem ter que contratar funcionários) e a localização (muitas vezes a franquia pode ser no modelo de Home Office).

Abaixo alguns excelentes artigos sobre franquias:

Legislação

No Brasil o modelo de negócios baseado em franquias é regido pela Lei nº 8.955/94, de 15 de novembro de 1994.

Todo e qualquer contrato estabelecido entre o franqueador e o franqueado deve estar de acordo com essa lei. Antes de assinar qualquer contrato, consulte um advogado para garantir que o mesmo está de acordo com todos os artigos da legislação. Isso poderá evitar possíveis problemas no futuro.

Tome muito cuidado com o contrato ao tornar-se um franqueado, sugiro, sinceramente, levar o contrato em um escritório de advocacia para análise.

Apoio ao Franqueador

Quem deseja abrir uma franquia deve realizar uma minuciosa pesquisa de mercado, entrar em contato com os franqueadores selecionados para propor uma reunião pessoalmente, analisar os contratos e fazer um bom plano de negócios.

Que tal um plano de negócios pronto?

Muitas empresas e instituições governamentais apóiam o empreendedor nesse processo e, como exemplo, podemos citar o SEBRAE e a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Antes de abrir uma franquia entre em contato com essas instituições e tente absorver o máximo de conhecimento possível.

Financiamento Para Franquias

Já conhecemos todas as vantagens de uma franquia em comparação aos negócios tradicionais, porém, mesmo quem pretende abrir uma microfranquia de R$ 30 mil reais, por exemplo, pode não dispor desse valor para investir.

Para quem não tem como arcar com o investimento inicial existe a opção de financiar o empreendimento através de várias instituições financeiras. A ABF possui convênio com vários bancos para facilitar o acesso do franqueado ao crédito no momento da abertura do empreendimento.

Algumas instituições que possuem programas diferenciados de financiamento para franquias:

Caixa Econômico Federal – possui o programa Caixa Franquia e o atendimento ao franqueado pode ser feito em qualquer agência Caixa.

Banco do Brasil – Também possui linhas específicas para franquias e o atendimento pode ser realizado nas agências.

BNDES – possui linhas de financiamentos como BNDES Automático, BNDES Finem, BNDES Finame e Cartão BNDES que podem utilizados para abertura de uma franquia.

Banco do Nordeste – financia todas as etapas do negócio desde a implantação da empresa à taxa de franquia. Tem como base de atuação a região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Possui uma das melhores taxas de juros e incentivos para abertura de franquias.

De maneira geral é muito mais fácil conseguir financiamento junto a um banco para abrir uma franquia do que para abrir uma empresa normal. E o motivo é simples: uma franquia é baseada em um modelo de negócios que já está dando certo e o franqueado irá replicá-lo em outra localidade. A franquia muitas vezes já possui um público bem definido, padrões de qualidade reconhecidos e marca com forte impacto no mercado. Tudo isso é levado em consideração pelas instituições financeiras antes de conceder o crédito.

Você já se perguntou se pode iniciar em uma mini franquias de sucesso ou até mesmo em micro franquias no Brasil e ganhar um bom dinheiro? Esta é uma das modalidades de negócios que mais cresce, sendo que, poucos são os empreendedores que “quebram”, já que tem todo um suporte especial por trás.

Quer mais algumas dicas de franquias? Veja abaixo:

Agora que você já sabe quais os passos necessários para abrir uma franquia de sucesso é hora de fazer seu plano de negócios e colocar os conhecimentos em prática e nunca se esqueça de buscar ajuda de profissionais experientes para auxiliarem no processo de desenvolvimento do seu negócio.

E Você, Deseja Comprar Uma Franquia de Sucesso?

3.33 avg. rating (69% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostei muito desse site porque nos passa com bastante clareza ou pelo menos na teoria, nos dá uma noção de como funciona ou funcionará o verdadeiro mundo dos negócios. Meu sonho no futuro é abrir uma loja de roupas e sonhando um pouco mais além, abrir uma franquia, quem sabe, uma loja de um clube de futebol ou até mesmo uma microescolinha para jovens num projeto social, é bastante lucrativo!

  2. Quero montar uma franquia de produtos naturais com preços que deem para iniciar o negócio. já pesquisei o Mundo Verde, este é inviável para o meu orçamento.

DEIXE UMA RESPOSTA