Passo a Passo para Para Abrir Uma Franquia Subway

Franquia Subway como montar
Abrir uma franquia Subway está dentre as melhores opções do ramo alimentício. Trouxemos os preços, investimento, custos, lucratividade e dicas sobre a Franquia Subway.

Franquia Subway – Guia Completo!

A franquia Subway é uma das mais conhecidas no Brasil e faturou em 2017 US$ 17 bilhões de dólares.

Já pensou em trabalhar em um negócio desse nível e abrir uma franquia Subway? Veja aqui todas as informações necessárias para ser um franqueado Subway!

Você tem dúvidas de como abrir uma franquia Subway e quer descobrir um passo a passo e conhecer todas as informações como custos, investimento, localização, requisitos, lucratividade e muito mais?

Devido a grande quantidade de pedidos sobre abrir uma loja da Subway, criamos um post completo com todas as informações.

De forma geral, a empresa possui o objetivo de proporcionar para o cliente a opção de fazer uma refeição rápida, saudável e com a possibilidade de poder montar o seu próprio sanduíche.

Para você que deseja entrara neste mercado e abrir uma franquia Subway veja um passo a passo e as principais informações para decidir se vale ou não apenas participar da rede de Franquias Subway.

PASSO A PASSO para Abrir um Franquia Subway

Criamos um passo a passo simples e prático para quem busca abrir uma franquia Subway e, mais abaixo, é possível conferir todas as informações como perfil desejado, investimentos, faturamento, entre outros.

1. Solicitar um catálogo de franquia

O primeiro passo é solicitar um catálogo de franquia, nele constarão as principais informações do negócio, é uma espécie de COF (Circular de Oferta de Franquia) mais simples.

Para solicitar o catálogo acesse aqui e preencha.

2. Enviar a candidatura a franquia

Agora é o momento de candidatar-se a uma franquia, é uma espécie de demonstração de interesse.

Para isso é preciso preencher um documento online que pode ser acessado aqui.

3. Reunir-se com o agente de desenvolvimento local

É marcada uma reunião com um agente local da franquia para explicar todos os detalhes e descobrir se realmente é o que ambos desejam (franquia e potencial franqueado).

Depois disso é feita uma análise para decidir se o potencial franqueado pode ou não adquirir a sua franquia.

Vai dar lucro?

4. Revisar o documento de divulgação

O potencial franqueado tem acesso a famosa COF (Circular de Oferta de Franquia) em que consta todas as vantagens, deveres, direitos, forma de trabalho, custos e demais informações detalhadas sobre a franquia.

Assim o potencial franqueado pode decidir com maior certeza se deseja ou não ser um franqueado Subway.

Caso ambas as partes estejam de acordo, inicia-se o próximo passo.

5. Realizar pesquisas de locais

É o momento de fazer a análise de viabilidade local/regional e verificar se a cidade comporta uma franquia Subway e a probabilidade de sucesso.

6. Garantir o financiamento

Caso você não tenha o dinheiro em mãos existe a possibilidade de financiar a aquisição da franquia.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


A própria Subway fornece todo o suporte e assessoria para conseguir o financiamento.

7. Assinar o contrato de franquia

Com o dinheiro ok é o momento de assinar o contrato e também efetuar o pagamento da taxa de franquia.

Vai dar lucro?

8. Participar do treinamento

O franqueado e o gerente participam de um treinamento avançado de 2 semanas para aprender todo o funcionamento da Subway, administração e a forma de preparar o lanche.

9. Garantir um local e construir a loja

É realizada a locação do imóvel e  a construção da loja.

10. Celebrar a grande inauguração

Por fim é o momento de fazer a inauguração da franquia Subway.

Antes e depois de abrir uma franquia Subway

Ao fazer parte da franquia Subway existirão processos antes e depois de abrir a loja, conheça-os:

Antes de Abrir

  • Formação: O proprietário e o gerente encarregado por auxiliar na administração da empresa receberão um treinamento intensivo de duas semanas fornecidos pela Subway
  • Design/layout do Restaurante: A equipe especializada da Subway criará os projetos arquitetônicos específicos do restaurante para a escolha.
  • Seleção do Local: O franqueado receberá as orientações para a escolha do local adequado para a instalação da franquia.
  • Equipamentos: É realizada uma assessoria sobre os equipamentos necessários para a perfeita execução da loja Subway franqueada.

Depois de Abrir

  • Manual de Operações: Será fornecido o manual de operações com tudo que o franqueado precisa para executar com maestria e de forma padronizada as atividades da empresa.
  • Apoio Local: Um representante da empresa auxiliará e acompanhará a execução das atividades e fará avaliações continua das operações até que o franqueado sinta-se 100% seguro.
  • Serviços ao franqueado: Um coordenador fica disponível como contato principal para tirar quaisquer dúvidas mediante telefone ou email.
  • R&D: Uma equipe especializada com chefes, nutricionistas, padeiros, entre outros, permanece continuamente se esforçando no desenvolvimento de novos produtos e melhora dos já utilizados.
  • Formação contínua: São fornecidos boletins periódicos, dvds, emais e ferramentas de aprendizagem para que se mantenha o processo de qualificação e atualização.

Informações sobre a Franquia Subway

Escolher uma franquia para fazer parte é uma tarefa difícil, os custos são altos e é preciso ter certeza. Por isso juntamos todas as informações pertinentes abaixo:

8 Passos de Sucesso Para Abrir Uma Franquia Subway
Para abrir uma franquia subway você deve buscar todas as informações necessárias antes de se tornar um franqueado subway.

Sobre a Marca Subway

A Subway iniciou as atividades no Brasil somente em 1993, mas possui uma história bem antiga em seu país de origem – Estados Unidos – onde 45 anos antes foi fundado o seu primeiro restaurante.

Com uma grande estrutura atualmente, a rede de franquia Subway está presente em mais de 112 países com mais de 43 mil pontos de vendas espalhados pelo mundo e no Brasil são 2.222 lojas.

Ainda, somente no Brasil, são atendidos mais de 112 milhões de brasileiros todos os anos, empregando cerca de 12 mil funcionários.

A Subway já recebeu prêmio de “Melhor Franquia”, concedida 16 vezes pela Entrepreneur Magazine e o prêmio de ouro “Satisfação dos Clientes”.

A grande ideia da empresa Subway e também o seu diferencial competitivo é oferecer aos seus clientes a maior quantidade de opções para fazer uma refeição que seja saudável, rápida, gostosa e leve.

Para conseguir alcançar este objetivo a marca conta com um cardápio que possui uma linha de 16 sanduíches. Além disso, todos têm a possibilidade de acompanhamentos variados que atendem aos mais variados gostos e paladares como queijo (prato, suíço ou cheddar), vegetais (alface, tomate, cebola roxa, pimentão e azeitonas pretas) e seis tipos de pães (Queijo, Gergelim, Italiano Branco, Parmesão com Orégano, Integral e Integral com Aveia e Mel), definidos pelo cliente.

Existe ainda como acrescentar em seu sanduíche opções como sal, pimenta, azeite, vinagre e os molhos Parmesão, Barbecue, Cebola Agridoce, Mostarda e Mel e Chipotle (levemente picante).

Quem preferir, pode fazer do seu lanche uma verdadeira salada (que pode, ou não vir acompanhada de pão) com a ausência ou não de carne e uma boa quantidade de vegetais, legumes e acompanhamentos mostrados anteriormente. Em ambos os casos é possível colocar em dobro opções como queijo, bacon ou o recheio escolhido. 

Perfil de Franqueado Subway Buscado

No processo de decisão relacionado a abrir uma franquia Subway é preciso considerar em seguida se você possui o perfil desejado pela marca, pois os empreendedores que decidem integrar uma rede já consolidada precisam ter as características pessoais e profissionais desejadas por eles.

De acordo com Leandro Florio, da área de marketing da Franquia Subway, é preciso, além de muita dedicação ao negócio, possuir um grande espírito empreendedor com capacidade para liderar o negócio e delimitar a sua melhor condução e a gestão das pessoas envolvidas.

Esse perfil deve ser analisado pelos futuros franqueados Subway porque a sua função exige  muita dedicação e acompanhamento de perto no dia a dia da loja para atingir os resultados pretendidos.

Também, é necessário possuir muito empenho e disponibilidade para fazer treinamentos periódicos com os funcionários e manter o contato direto com a rede, que está sempre disponível para ajudar e esclarecer dúvidas.

O gerente de marketing afirma ainda que “Experiência profissional anterior com o varejo e o gosto pessoal do candidato na hora da escolha pela Subway são pontos positivos para os candidatos a franqueados”.

Por Que Escolher Abrir Uma Franquia Subway

Além de desejar trabalhar na área, Leandro Forio afirma que a Subway oferece uma série de vantagens como a grande popularidade inserida na marca que facilita a entrada no mercado de novos empreendedores, bem como o pequeno tempo que demanda para atingir o retorno do investimento realizado.

De maneira mais específica, segundo o gerente de marketing, ao escolher se tornar um franqueado da Subway o investimento é baixo em comparação com outros negócios do ramo de alimentação, além da taxa de franquia inferior.

Além disso, a rede de lanchonetes oferece todo o suporte necessário para gerenciar o novo negócio e um produto sem precedentes no mercado com o início dos lucros efetivos em aproximadamente 24 meses.

Mas é importante também entrar em contato com pessoas que já tiveram franquia Subway para descobrir se realmente os dados e rotina informada pela marca acontece no dia a dia em cidades como a sua.

Quanto Custa Abrir Uma Franquia Subway

O investimento na abertura de uma franquia subway não é barato, contudo, quando comparado a outros gigantes como Burger King, Mc Donalds, entre outras, é sim bem mais acessível.

custo-franquia-subway
Custo para montar uma franquia subway

Investimento inicial varia de R$ 450 mil a R$ 975 mil, que vai depender do tipo de projeto, tamanho da loja e local em que a lanchonete será inserida.

Além disso, existem alguns valores importantes a serem considerados como a taxa de franquia no valor de US$ 10.000,00 dólares a US$ 15.000,00 dólares (em torno de R$ 40.000,00 reais a R$ 60.000,00 reais), a qual se refere à solicitação para criar uma nova loja da Subway.

Também, é necessário um capital de giro entre R$ 30.000,00 e R$ 80.000,00 reais para a compra de equipamentos e estoques necessários.

Com o negócio funcionando é possível alcançar um bom faturamento médio mensal, mas também arcar com 8% da taxa de Royalties e 4,5% semanalmente sobre o faturamento bruto – impostos.

Conforme documento da própria franquia Subway os valores detalhados e separados correspondem:

  • TAXA INICIAL DE FRANQUIA
    $10,000 – $15,000 (Dependendo do país*)
  • PROPRIEDADE
    $2,000 – $24,000
  • MELHORIAS NO LOCAL
    $12,000 – $143,000
  • LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTO/COMPRA DEPÓSITO DE SEGURANÇA
    $3,000 – $65,000
  • SISTEMA DE SEGURANÇA
    (Não inclui custos de monitoramento)
    $1,000 – $7,500
  • TAXAS DE FRETE
    (Varia por local)
  • SINALIZAÇÃO EXTERNA
    $1,200 – $21,000
  • INVENTÁRIO DE ABERTURA
    $2,500 – $10,000
  • SEGURO
    $400 – $4,000
  • SUPPLIES
    $500 – $3,500
  • DESPESAS DE TREINAMENTO
    (Incluindo viagem e hospedagem)
    $2,000 – $7,000
  • LEGAL & CONTABILIDADE
    $400 – $8,000
  • ANÚNCIO DE ABERTURA
    $1,000 – $6,000
  • DESPESAS VARIADAS
    (Licenças, depósitos, pequenos equipamentos & capital extra)
    $1,600 – $20,000
  • FUNDOS ADICIONAIS – 3 MESES
    $7,800 – $43,000

Faturamento e Lucro de uma Franquia Subway

A Subway não informa o faturamento das suas franquias, mas estima-se que varie entre R$ 70.000,00 e R$ 100.000,00 reais, o que representaria uma média de 15% de lucratividade.

Claro, há fatores a serem considerados, como é o caso da clientela, gatos e o tempo de atividade.

Franquias Subway novas na cidade dificilmente terão o faturamento de uma já consolidada, isso também deve ser levado em consideração.

O prazo do retorno de investimento costuma acontecer em até 24 meses (dois anos) de atividade.

Lembre-se, os dados são sempre projeções que podem ajudá-lo, mas na prática existem centenas de fatores que influenciam no faturamento da empresa, inclusive a sua administração.

Planejamento Para Abrir Uma Franquia Subway

Após o conhecimento de todas estas questões é preciso fazer de maneira prévia o seu planejamento para abrir a franquia Subway, delimitando os seus objetivos, pretensões e resultados que deseja alcançar com a franquia.

Além disso, também deve-se determinar de forma bem específica e detalhada como será feita a gerência e condução do negócio a ser criado com a definição de regras, normas e a solução dos problemas que possam surgir, garantindo com isso um empreendimento mais sólido e de sucesso desde a sua concepção. 

Tipos de Lojas da Franquia Subway

Como toda empresa que atua em sistema de franquia, ao abrir uma franquia Subway é preciso que a sua loja possua a mesma estrutura e decoração das outras unidades integrantes da rede.

Neste caso, os modelos de lojas existentes são bem variado de acordo com o potencial de investimento de cada empresário, podendo ter no mínimo 32 m² e chegar a até 150 m².

Com esta flexibilidade é possível escolher vários tipos de lugares como shoppings, rua, postos de gasolinas, universidades etc.

Já sabe como abrir uma franquia Subway? Comente e cadastre seu e-mail para receber dicas de negócios.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo Montar um Restaurante de Rodízio de Massas
Próximo artigoFranquias de Pastéis Prontos
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Olá eu me chamo teresa cristina,e gostaria de saber quantos mil habitantes é preciso ter na cidade para se abrir uma franquia subway.

  2. estou em duvida de como montar uma panificadora ou uma mecearia ; ja ate pensei de comprar uma franquia , mas estou com mta duvidas ; o que preciso pra ter um negocio seguro e com um bom retorno ? obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here