Abrir Uma Pequena Franquia

Abrir Uma Pequena Franquia
Abrir Uma Pequena Franquia

Um dos motivos que levam os empreendedores a abrir uma pequena franquia é o fato de que existe uma segurança maior neste modelo de negócio.

As estatísticas revelam que apenas 15 % das franquias fecham após três anos de abertura contra um percentual de 80% das empresas normais.

A oportunidade no mercado de franquias acompanha características como a experiência das empresas franqueadoras, no qual é cedido às empresas franqueadas e ainda o uso da marca que já é renomada no mercado.

Essas vantagens mercadológicas já constituem o primeiro passo para que a abertura da franquia encontre sucesso de vendas e de gestão de marketing.

O mercado de franquias atualmente oferece uma diversidade de opções em vários ramos e setores e, portanto, é necessário que o interessado em abrir uma franquia pesquise sobre os seguintes tópicos:

  • A experiência da empresa em franquear
  • Quais segmentos estão obtendo maior demanda de mercado e maiores rendimentos, ou seja, se o segmento de alimentação, beleza, construção, moda, treinamento, educação e etc.
  • A faixa de investimento também deverá fazer parte da pesquisa para que o empresário identifique qual sua necessidade e possibilidade de investir de forma que não haja prejuízos e que o retorno seja satisfatório
  • Tempo de retorno – toda abertura de franquia exige do franqueado um investimento inicial, por isso, é necessário avaliar em quanto tempo ocorrerá o retorno do investimento e se o bolso do empresário está preparado para a equação: investimento inicial x retorno do investimento
  • Antes de abrir uma franquia é necessário pesquisar a experiência de outros associados e descobrir as vantagens e desafios de se abrir determinadas franquias

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A pesquisa não para por aí. Além de descobrir em qual segmento abrir uma pequena franquia, é necessário descobrir também certos detalhes:

Taxas de franquias – a taxa de franquia consiste no valor cobrado pelas franqueadoras pelo valor da marca. A taxa de franquia é efetivada no momento de assinatura de contrato.

A taxa de franquia tem a função de conceder licença para uso da marca, capacitação do franqueado e da equipe, e ainda a transferência de todo o conhecimento para operação da empresa.

Quando a franqueadora não cobra a taxa de franquia é porque este valor já está presente no valor do investimento inicial, estoque ou outro item concedido pela franqueadora.

Capital de giro – o investimento inicial das franquias não abrange todos os custos. Assim, quem investir em franquias investirá também em telefonia, estoque inicial, marketing de inauguração, taxa de franquia, reformas e ainda o custo com capital de giro. Veja mais em franquias baratas e lucrativas.

Os custos iniciais com a franquia podem ser bem altos dependendo do negócio e ramo escolhido e ainda da marca a ser franqueada.

Por isso, é que antes de assinar o contrato, as franqueadas devem ter em mente quanto custará a franquia, pois o custo pode ser alto e ainda possuir alguns valores adicionais. Fazer as contas antes é melhor do que desistir de um bom negócio por falta de recursos.

A organização financeira é um assunto a parte para o franqueado, pois o franqueado que não possui esse aporte deverá tomar empréstimos ou financiamentos e assim investir em uma franquia.

Sem esquecer que as franquias devem comprovar a renda e possibilidades de abrir capital de giro para abrir uma operação.

Vantagens e Desvantagens de Uma Franquia

Quem pretende abrir uma pequena franquia o faz por vários motivos: gestão e plataforma de operações pronta, uma marca de renome, pesquisas de mercado e outros.

Mas a desvantagem é que o franqueado não possui muitas oportunidades para ser criativo e inovar. Por isso, antes de empreender, o empresário deve avaliar se possui perfil para lidar com uma franquia.

Vejamos algumas vantagens em investir em uma franquia:

  • Contar com o suporte do franqueador
  • Marca já conhecida pelo público
  • Ponto comercial é pesquisado pelo franqueador
  • Franqueador orienta a elaboração do plano de negócios
  • Custo com publicidade é menor

As desvantagens das franquias são:

  • Ao invés de criar e registrar uma nova marca, os franqueados devem pagar taxas de franquias para ter direito ao uso da marca, e ainda pagamento de royalties
  • Outra desvantagem é quanto à limitação para criar e inovar, enquanto nos negócios próprios em que há liberdade para criar diferenciação e inovar.
  • É a franquia que determina o preço de venda, já no negócio próprio o empreendedor é que determina a precificação.
  • O franqueado deve se adequar ao modelo de gestão e no negócio próprio o empresário que determinará o perfil da empresa com valores próprios, missão, visão e objetivos.

É necessário também lembrar aos interessados em se tornar uma franquia que as franqueadoras assim que tiverem interesse podem rejeitar o perfil de candidatos à franqueados pelos motivos: perfil empreendedor, renda, localização, perfil profissional e outros.

Por Dentro do Sistema de Franquias

Abrir uma franquia significa tomar diversos cuidados e realizar pesquisas, mas antes de decidir fechar contrato com alguma franquia é necessário entender mais sobre o assunto. Veja como registrar uma marca.

É necessário, portanto, estar informado sobre os principais termos que também são fatores imprescindíveis para quem pretende abrir uma franquia. Veja mais:

Franqueado – é o empreendedor que investe em uma franquia e se torna responsável em gerir a franquia.

Franqueadora – é a rede de franquias que detém os direitos da marca, do modelo de negócios e até de sistemas e que passa todos esses direitos com contrato a ser celebrado entre franqueado e franqueadora.

Franquia – será mais uma unidade da rede franqueadora.

Taxa de franquia – é o valor que se refere à concessão de franquia para o direito de abrir a franquia e deter os direitos como: uso da marca, padronização de processos e sistemas e ainda direito á capacitação e treinamentos.

Taxa de royalties – a taxa de royalties deve ser paga mensalmente e consiste em obter diversos benefícios concedidos pela rede de franquias como: o uso da marca e acesso a sistemas de informação, acesso ao fornecimento credenciado de estoques e outros.

Taxa de Publicidade ou taxa de marketing – é bem vantajosa para o empreendedor, pois o custo com publicidade é menor e o serviço é padronizado para campanhas realizadas em toda a rede de franquias.

COF – talvez seja o documento mais importante para o franqueado, pois na circular de franquia estão contidas todas as informações sobre o processo de franqueamento com direitos e deveres da franquia e dos franqueados.

O franqueado tem direito de receber este documento e por isso, o franqueado deve exigir o documento que funciona como uma cartilha e que será entregue em no mínimo dez dias antes da assinatura do contrato, para que não haja dúvidas sobre o sistema de franquias.

Questões comerciais e legais devem constar no contrato e serem esclarecedoras, e se possível, o franqueado deve pedir auxílio a um advogado para ter certeza sobre todos os pontos encontrados no contrato.

Franquias Baratas

Abrir uma pequena franquia exige dedicação, trabalho, busca por informações e também custos. Mas, nem todas as franquias possuem um alto custo para iniciar as operações. Existem no mercado franquias que cabem em diversos bolsos.

A CI é  uma franquia no ramo de turismo e intercâmbio com investimento inicial de R$120 mil e mais taxa de franquia e retorno em até 29 meses.

Sendo que no mercado de franquias o investimento inicial por menos de 200 mil reais é considerado um valor abaixo do mercado. E sendo que o prazo médio de retorno de 36 meses.

A Fantasia é uma franquia voltada para produtos da Disney e presente em diversos shoppings e custa o investimento inicial de 194 mil reais para formato quiosque.

Outra franquia bem em conta é a franquia Fini que produz e vende doces e guloseimas. O investimento inicial para esta franquia é de 80 mil reais para lojas ou quiosques.

Outra opção de franquia barata é a franquia da rede Empada Brasil. A franquia no ramo de alimentação já possui alguns anos de tradição, pois foi criada em 1999 e cobra investimento inicial de 73 mil reais e taxa de franquia de até 40 mil reais, vale a pena conferir.

A Jan Pro é uma franquia no setor de serviços. A franquia do ramo de limpeza é norte-americana e possui um dos modelos gerenciais que tem dado resultado em diversas regiões do mundo e que atende bem as necessidades dos clientes, franqueadores e franqueados.

Para investir na franquia será necessário apenas um investimento inicial de R$25 mil reais que inclui todo o aparelhamento para dar início às operações.

Franquias Que Buscam Oportunidades em Cidades do Interior

Acima falamos que são os franqueadores que escolhem onde pretendem expandir seus negócios.

Com essa informação, os interessados em abrir uma pequena franquia e que residem no interior podem comemorar, pois as franquias de marcas renomadas têm bastante interesse em expandir seus negócios para o interior.

Os motivos que levam essas franquias de sucesso em expandir seus negócios para o interior são o baixo custo com imóvel, com marketing e até com mão de obra. O custo é baixo, mas as possibilidades de ganhos continuam altas.

As franquias que pretendem expandir para o interior são de vários segmentos: cosmética, alimentação, moda, serviços e outros.

Vejamos alguns exemplos dessas franquias:

Franquias Ares Perfumes – a marca que já conta com 62 unidades tem plano para abrir novas unidades em cidades de até 25 mil habitantes.

Os interessados em abrir uma franquia da Ares Perfumes desembolsará o total de 60 mil para investimento com marca e mais 28 mil para investimentos com taxas.

Outra opção de franquia é a China House. A franquia que trabalha com comida chinesa tipo delivery também aposta em negócios no interior do país.

No interior de São Paulo o restaurante já conta com várias unidades e espera expandir para o interior de outros estados.

Outra opção de franquias que querem expandir para o interior é a Hope Lingerie a empresa que conta com uma marca renomada. A empresa pretende expandir seu negócio no ramo de lingerie em cidades que tenham pelo menos 150 mil habitantes.

Existem ainda outra opções para abrir uma franquia, basta interesse e pesquisa do empresário. Leia também sobre como vender na internet.

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