Abrir Uma Franquia

Abrir Uma Franquia
Abrir Uma Franquia

O Brasil é um dos países mais bem colocados no ranking de franchising do mundo, ele ocupa o 4 lugar, tem atualmente cerca de 1,3 mil redes de franquias, responsáveis por 648 mil postos de trabalho direto e 2,5 milhões indiretos. Alguns ramos de franquias em ascensão são consecutivamente, acessórios pessoais e calçados, alimentação, educação e treinamento, esporte, beleza, saúde e lazer, fotos, gráficas e sinalização, hotelaria e turismo, informática e eletrônicos, limpeza e conservação, móveis, decoração, presentes e imobiliárias, negócios serviços e outros varejos, veículos e por fim vestuário.

O setor de franquias é promissor e vem crescendo mais do que o esperado, em 2009 teve um aumento de 24,6% em relação à 2008, no qual o faturamento foi de R$ 55 bilhões, 19,5% a mais que em 2007. De acordo com a associação, ABF (Associação Brasileira de Franchising), a procura por interessados em abrir uma franquia também teve um aumento de 25% em 2009.

Para quem quer abrir o próprio negócio e ter sucesso, a franquia é um setor bem promissor, visto que além do know-how da rede escolhida o empreendedor ainda tem a oportunidade de acompanhar e verificar como andam as outras franquias da rede além de ver os pontos fortes e fracos do negocio. Pesquisa do SEBRAE indica que em um período de 5 anos, de cada dez novas empresas oito fecham as portas enquanto que no setor de franquia esse número cai para menos de duas.

Para você interessado em abrir uma franquia, aqui vamos expor algumas das obrigações do franqueado:

  • Estar presente no dia-a-dia de seu negócio e gerenciar sua equipe
  • Realizar os investimentos no negócio
  • Cumprir o formato de instalação e de operação determinados pela empresa franqueadora
  • Participar, com aproveitamento, de todo o programa de treinamento do franqueador
  • Gerenciar a unidade franqueada do ponto de vista operacional e administrativo
  • Realizar ativamente o trabalho de venda de seus produtos e serviços junto aos potenciais clientes de sua área de atuação
  • Realizar a encomenda de matérias-primas e insumos para reposição de estoque
  • Ser o responsável pelo treinamento de sua equipe, em caso de rotatividade de funcionários ou necessidade de reciclagem, sendo para isso necessária a completa destreza em todas as tarefar concernentes á gestão de sua unidade franqueada, bem como a capacidade de transmitir esses conhecimentos como instrutor
  • Aceitar todas as instruções e determinações do franqueador no que tange às instalações, equipamentos, operação da atividade e controles em geral
  • Manter sigilo das normas e padrões operacionais adotados, ou seja, de todo o know-how e tecnologias desenvolvidas ou adotadas pelo franqueador
  • Efetuar o pagamento das taxas na periodicidade e nos valores estabelecidos contratualmente

Fonte: Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Algumas características individuais do empreendedor podem determinar se é interessante ou não abrir uma franquia. Por exemplo, uma pessoa que gosta de inovar e com pouca simpatia a normas e procedimentos, poderia ter dificuldade não só em abrir uma franquia, mas em mantê-la em pleno funcionamento. Vá além do planejamento e investimento necessário, imagine-se após abrir a franquia, trabalhando, como seria seu dia a dia, como seria a relação entre o franqueador e você, assim poderá decidir se pode se adaptar ao modelo preestabelecido.

Veja algumas opções:

Caso tenha alguma dificuldade para confeccionar o planejamento do seu próprio negocio, nosso material de apoio conta com cálculos automatizados de viabilidade financeira, além de orientá-lo por todo o processo de planejamento ao abrir sua franquia/ negocio.

Boa Sorte na Sua Nova Empresa!

█║║║│█║║║█

Novo Negocio

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

21 COMENTÁRIOS

    • Procure por informações de valores no site da Associação Brasileira de Franshising. No menu esquerdo tem um campo onde voce escolhe a faixa de preço que voce quer a franquia e o site mostra uma listagem.

      Uma vez verificado o valor do capital para abrir a franquia é preciso fazer uma análise de retorno do investimento, enfim, todo o aspecto financeiro da franquia, que, para isso, será necessário uma análise mercadologica anterior. Nosso guia Como Abrir Um Negócio pode ser usado para tal fim. Qualquer dúvida estamos a disposição.

  1. ola, recentemente recebi uma proposta para abrir uma loja virtual, franquia de cosmeticos. segundo a empresa franqueadora, eu pagaria um custo de 500,00 + 30,00 de registro q sera anexada ao meu dominio, + 89,00 de hospedagem a cada trimestre + 20,00 por mes para o web designer da manutençao da loja. recebo de 20% de comiçao a 35% de comiçao dependendo do volume de vendas.e tudo q eu vou fazer e’ difulgar a lojab com seus respeqtivos produtos. quero saber se vale a pena, se recebi uma boa proposta? aguardo resposta, obgada!

    • Olá Teresa,
      Desculpe a demora no retorno. Sinceramente, pelo que você relatou não vejo como uma oportunidade de negócio e sim como uma venda de loja virtual por parte da empresa. Os produtos são apenas um meio de tornar o negócio atraente. Claro que é possível ganhar dinheiro com uma loja virtual, mas isto não acontece da noite para o dia e nem sem estudar o mercado para saber a aceitação do produto, dentre vários outros aspectos.

      Caso queir pode me enviar a proposta em detalhes que analiso e retorno para você.

  2. Preciso muito da ajuda dos senhores para montar uma agencia virtual para me ajudar a pagar meus estudos na faculdade. Muito Obrigado.
    SARA 71-8710-3575

  3. Olá Amigo, gostaria muito de montar uma Assessoria/Consultoria em segurança do trabalho em minha Cidade. Sou Técnico em Segurança do Trabalho há 02 anos e meio e necessito urgentemente de material para montar esta Assessoria/Consultoria com plano de negócios, instruções, dicas possíveis, orientações, planejamento, quais tipos de instrumentos de medições mais utilizam, gastos com a Assessoria/Consultoria em geral, etc…

    Será que você não poderiam me ajudar.

    Qualquer informação ou material á respeito será muito bem vindo.

    Obrigado e fico no aguardo.

  4. ola,gostaria de saber como faço para minha loja se tornar uma franquia,eu ser a dona da franquia e vender minha franquia para quem se interessar.Agradeço.

  5. Como faço para abrir uma franquia de chinelos personalizados,para lembranças de casamento, aniversários e outros gostaria de receber informações á respeito!

    Att
    Simone Santiago

  6. Estou pensando em abrir uma franquia da Cacau Show, mas venho pesquisando que há um descontentamento por parte de alguns franqueados devido à baixa lucratividade.
    Como consigo informações concretas a respeito dessa franquia, vejo uma tendência nos sites em geral de tratar as franquias como grandes negócios, mas parece que na prática não é bem assim

  7. gostaria de abrir uma clínica voltada para os tratamentos de rejuvenescimento e terapias a laser, será possível uma franquia com esta empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA