10 Dicas Para Comprar Uma Franquia




Comprar Uma Franquia
Comprar Uma Franquia

Comprar uma franquia tem se tornado o negócio do momento e atraído muitos empresários a pensar sobre o assunto e decidir entre abrir um negócio com temática própria ou investir em uma marca de sucesso.

As vantagens são imensas. Para quem tem uma boa quantidade e dinheiro para investir, é interessante não partir do zero e já começar com uma marca de sucesso. Alguns gastos serão eliminados como divulgação da marca, campanhas de marketing e criação de produtos, já que é a matriz é quem deve cuidar de tais ações e distribuir as franquias.

O poder da marca deve ser muito levado em conta, pois marketing é o que levanta um negocio hoje em dia. Logo, começar com uma marca de sucesso em mãos e sua fama já prontos já é um grande passo a ser dado. Veja agora nossas 10 dicas para comprar sua franquia.

1 – Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão!

Todo o sucesso de um negócio gira em torno da demanda. Realmente existem pessoas suficientes, na região em que você pretende abrir a franquia, que comprarão seus produtos e serviços? Não se esqueça de ponderar fatores culturais, climáticos e o perfil da clientela. Uma franquia bem sucedida em uma região pode não ser tão boa em outra, por isso é muito importante fazer um plano de negócios antes de comprar a franquia.

2 – Avalie a concorrência para o segmento da franquia na região de atuação.

Qual é a concorrência na região em que você quer abrir a franquia para os produtos e serviços? Sua expectativa de vendas para o serviço ou produto da franquia está diretamente relacionada a concorrência para o segmento na região em que você pretende atuar. Não esqueça de avaliar a concorrência para produtos substitutos.

3 – Avalie o reconhecimendo da marca da franquia.

A marca da franquia em questão realmente tem um reconhecimento na sua região? Grande parte do sucesso de uma franquia está no reconhecimento da marca, assim é preciso ter certeza de que a marca, apenas pelo nome já traz algo de positivo para o novo negócio, isto na sua região. É preciso certificar se de que a marca da franquia é conhecida positivamente e traz valor para as pessoas na sua região.

4 – Avalie sua capacidade e interesse em conduzir o tipo de negócio.

Você está disposto  e capacitado para conduzir este tipo de negócio da franquia. Faça um exercício de imaginação e imagine-se trabalhando, como seria seu dia a dia nesta atividade e veja qual seu nível de satisfação. Faça um check list das habilidades e conhecimentos necessários para conduzir o negócio oferecido pela franquia e seja sincero ao responder. Eu posso tocar este negócio? Ou posso aprender rapidamente o que é preciso para conduzí-lo?

5 – Como funciona e qual a abrangência do suporte oferecido pela franquia?

Pergunte qual o suporte oferecido e se já está incluso no valor da franquia, verifique em detalhes se após a venda o franqueado terá suporte nas operações, marketing, vendas e finanças da franquia. Um fator de escolha pela franquia é a justamente o fato dela vir formatada, com maior possibilidade de sucesso e menos custos com aprendizado na realização dos processos operacionais.

700 Ideias de Negócios

6 – Analise o potencial de crescimento da franquia.

Verifique se o mercado da franquia em questão se encontra em expansão, estagnado ou em retração. Quais as tendências para este tipo de negócio nos próximos anos?
Caso você não tenha segurança para tomar a decisão faça uma pesquisa de mercado para determinar o tamanho do mercado e se ele suporta a entrada de mais uma empresa no segmento.

Alguns negócios surgem rapidamente, porém, por vários motivos, como: baixa barreira de entrada ou mudança nos hábitos de consumo, desaparecem na mesma velocidade com que chegaram.

7 – Converse com alguém que já comprou a franquia.

Outro passo muito importante para definir se realmente vale a pena comprar a franquia analisada é conversar com outros proprietários de outras franquias para avaliar o nível de satisfação, dicas e eventuais queixas dos mesmos. Procure você mesmo por estas pessoas assim não corre o risco de que o franqueador lhe indique justamente aqueles que estão satisfeitos com a franquia adquirida.

8 – Solicite ajuda jurídica especializada para avaliar o contrato.

A não ser que você seja um advogado especializado ou conhecedor da área jurídica será preciso solicitar ajuda especializada para avaliar o contrato que será assinado e suas respectivas obrigações originadas. É um compromisso muito sério e certamente vale cada centavo pago em tal ajuda.

9 – Avalie se é melhor comprar uma franquia ou iniciar uma marca.

Algumas franquias são grandes e de difícil formatação, com vários “segredos” do sucesso dos seus produtos e serviços, mas outras são simples o suficiente para que a compra de um sistema caro pode não valer apena. Verifique todos os ítens anteriores e o passo seguinte a este para ponderar se o preço pago na compra da franquia será retribuído em forma de benefícios e dinheiro no caixa.




Na análise financeira do negócio você conseguirá friamente prever o retorno do investimento na franquia. Assim você poderá comparar o mesmo retorno do investimento caso opte por abrir uma empresa você mesmo sem comprar uma franquia e decidir pela melhor opção.

10 – Evite o maior erro cometido pelos franqueados.

É importante saber que com uma franquia o estudo de mercado não será eliminado. Alguns empreendedores pensam erroneamente que ao comprar uma franquia de uma marca famosa o sucesso está garantido e a falência não o irá atingir.

Pensamento completamente errôneo. Quem está investindo deve sempre observar as tendências do mercado e saber se a concorrência está aumentando a nível sufocador. Os melhores negócios do mundo estão sujeito ao fracasso e o dono da franquia deve ter isso em mente e pensar na hora certa de partir para outro empreendimento. No mundo dos negócios, abandonar o barco na hora certa não é ser covarde, mas ser esperto.

Antes de comprar a franquia, é preciso analisar o ponto escolhido, concorrência na região, público alvo, investimento total, previsão de retorno do investimento, entre vários outros. Tudo isso depende do empresário que comprou a franquia, não dos donos da marca. Caso você tenha alguma dificuldade conheça o Kit Como Abrir Um Negócio.

E você está procurando uma franquia para comprar? Comente abaixo!

2.67 avg. rating (59% score) - 3 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

69 COMENTÁRIOS

  1. Fiquei impressionado com a riqueza de quantidade de informação e a qualidade deste site, nota-se que o site é miuto serio e é uma ferramente essencial para quem quer abrir um negocio ou ter m=uma franquia e está com duvidas. Estão de parabens. já coloquei esta pagina como minga pagina inicial, e vou adquirir o kit como abrir um negocio

    • Olá, como vai?
      Você acha que roupa suja se lava em casa?
      Nada disso: roupa suja se lava na Lavateria – Novidade que vem dando um banho na vida de quem, como a maioria das pessoas, só tem tempo de tirar a roupa e jogar no cesto.
      Além do cuidado, higiene e profissionalismo com as roupas, a Lavateria oferece aos seus clientes facilidades que realmente descomplicam e otimizam a vida do usuário: Os franqueados recolhem e entregam as roupas em domicílio, deixando a critério do cliente a escolha do melhor dia para a coleta e entrega.

      Achou pouco? Então, para você ter ideia de preço, que tal ter 45 peças lavadas, passadas e devidamente entregues em sua casa por apenas R$ 149,90 por mês?
      Este é apenas um dos planos que a Lavateria oferece aos clientes, faça chuva ou faça escova!!!
      E nem preciso dizer que essa facilidade toda deixa muito menos dura a vida do trapezista, né?

      Veja nossa apresentação:
      drive.google.com/open?id=0B0rYow0oCH4iSzJyRnMyV1pXclU

      Gostou?

      Venha ser um franqueado de sucesso!!!

      como podemos nos falar?

  2. Quero abrir uma loja de cosméticos , só q/ ñ tenho nenhuma experiêcia p/ tal coisa. Vcs poderiam me ajudar c/ isso? Grato desde já.

  3. Gostaria de saber se alguem tem um modelo de contrato de compra de franquia pois estou em negociaçao de compra de uma franquia mas estou com duvidas.

    • Fábio, também estou de olho em uma franquia, mas a pessoa não me mostrou ainda o contrato e estou com dúvidas nos procedimentos dele, podemos trocar algumas informações? Você adquiriu a sua franquia?

  4. Oi, gostei das informações contidas nesse site.
    Gostaria de abrir uma franquia de roupas masculinas, mas não tenho nenhuma experiência. Se for possível gostaria de receber mais dicas e nomes de algumas franquias.
    Obrigado, aguardo resposta

  5. Boa noite, estou pensando em abrir uma franquia, gostaria de saber ex: Tenho uma loja o valor pra abrir uma franquia minha é de 700mil reais.. esses 700mil reais é só pelo uso da empresa? Ou esses 700mil reais ja estão incluidos os aparelhos marca roupas etc.. agradeço se puderem me ajudar o quanto mais rapido possivel no meu email, estou muito na duvida..

  6. A RE/MAX é a rede de franquia imobiliária que mais vende imóveis no mundo. Estamos presente em 91 países com mais de 6300 franqueados e 90 mil corretores associados. No Brasil, contamos com mais de 200 franqueados presentes em 21 estados brasileiros. Abra seu negócio com investimento em torno de 130 mil reais.

  7. penso em abrir uma franquia de chocolates. minha cidade nao tem nenhuma. como funciona a questao de apos o meu negocio estar montado a concorrencia colocar outra da mesma franquia.terei prioridades

  8. GOSTEI DE MAIS DO COMENTARIO FEITO, TO QUERENDO ABRI UMA FRAQUIA QUE CUSTA 120.000.00 NAO SEI SE ESSE DINHEIRO TA CUBRINDO TUDO OU VOU TER QUE DEZEMBOUSAR MAIS DINHEIRO QUE POSSO NAO TER E NO RAMO DE LANCHONETE PESSO QUE ME AJUDE DESDE JA OBRIGADO

    • Olá, a nossa empresa tem um investimento de R$696,00 para quem deseja comprar uma franquia. TRABALHO ONLINE e ESCRITÓRIO VIRTUAL, SEM FUNCIONÁRIOS, SEM ESTOQUE, BAIXO INVESTIMENTO, e os produtos são entregues diretamente na casa de seu cliente . A nossa franquia é virtual voltado à saúde e bem-estar. Se caso interessar, aqui está meu contato (92)994236659

  9. Quero muito abrir uma franquia, desde já gostaria de saber dos valores para poder me planejar melhor. Procuro uma franquia de alimentação, pois estudo nesta área. Sugestões?! Me mandem por email por favor.

  10. Esse site é riquíssimo de informações, estão de parabéns pela presteza e seriedade, entre aqui sempre para analisar as ideias, também sempre indico o Site para amigos, e assim que souber exatamente o que fazer, quero adquirir o kit de vocês pois tenho certeza que será muito útil.

  11. Olá, sou farmacêutica e moro em uma cidade do interior. Sempre trabalhei como funcionária mas gostaria de arriscar uma franquia. A cidade é pequena (cerca de 15.000habitantes), o poder aquisitivo é baixo, mas aqui a concorrência é deficiente em produtos dão tenho ne saúde e cosméticos. Não tenho experiência em gestão, por isso tenho medo de investir. Será que uma franquia seria a solução?

  12. este site está realmente de parabéns! e aproveitando o ensejo destes comentários, gostaria muito de indicar a você que tem dúvidas sobre em que investir, sou franqueado a mais de 5 anos com a empresa uns idiomas, tenho duas unidades, muito interessante mesmo, caso alguém queiram mais informações entre em contato com nossa franchising, e falem com carlos ou marcel serão muito bem atendidos, avaliem com carinho pois o fator fazer inglês nos dias de hoje está sendo muito importante.

  13. Me add como amigo no face, posso ajudar em algumas coisas. A propósito vc conhece a Direito de Ouvir, é uma das líderes no setor de aparelhos auditivos no Brasil, a pesar de já ter mais 180 clínicas em todo Brasil iniciou sua expansão por franquia me parece interessante, pq ainda tem praça atrativa e é um negócio que quase não há concorrência. Além disso é necessário baixo investimento, excelente rentabilidade (com percentual que chega à casa dos 90% de média) e com retorno médio do investimento em menos de 18 meses. No mundo das franquias isso é impressionante. Veja isso! Foi a dica! franquia.direitodeouvir.com.br

  14. Vendo uma franquia da Cartório Postal no valor de 50.000,00 em Paranguá-PR – empresa voltada para o ramo de documentações e servições burocráticos – seguro dpvat – retirada de protestos – certidões em todo o brasil e exterior – doctos para cidadania – doctos exportações portuárias – venda imóveis, entre outros.

  15. tenho um escritório de contabilidade para pequenas e médias empresas, no momento tenho em média 50 clientes e 06 funcionários, gostaria de receber um conselho quanto as mudanças hoje para gerenciar uma empresa, isto é, uma consultoria que abrange todas as questões financeiras, administrativa, RH . Preciso de um planejamento para não correr o risco de prejuízo.

  16. Gostaria de montar um Pet Shop e é o meu sonho, como eu montaria isso e o que seria necessário para um pet shop completo, banho e tosa só

  17. Quero abrir uma empresa de publicidade. Vcs poderiam me ajudar c/ isso? Grato desde já.

    JORNAL J-C-M SITIO CERCADO- (42) 9921 8540. FALAR COM JOSE CARLOS QUARENTEI MERCER.

  18. Boa tarde, estou interessado em abrir uma franquia de uma academia, desde ja gostaria de saber os requisitos e modalidades. e informar que sou mocambicano, vivendo em maputo, mas os meus pontos gostaria que fosse niassa cidade de lichinga, ou em segundo plano na cidade de maputo.

    Atenciosamente

  19. Conhece a Finnance? É uma franquia de crédito há mais de 10 anos no mercado. Estamos promovendo o crescimento por todo o Brasil e temos um investimento inicial de no máximo R$ 60 mil. Entre em contato e conheça mais nosso modelo: (21) 3852-6157

  20. MUITO BOM O MATERIAL!

    Em este momento de tomada de decisão deve estar perguntando-se várias
    coisas como eu me perguntei, alguns meses atras: também terei a minha
    escola no centro de Salvador. E se me permite ajudar, vou lhe passar as
    dicas que eu segui em minha análise! Em um universo como o do franchising onde inúmeros franqueados se sentem
    lesados pelos franqueadores seja nas altas taxas e na ausência de suporte,
    surge o i’m: INSTITUTO MIX DE PROFISSÕES com destaque em suporte, e sendo a única com 95% de satisfação de seus franqueados!

    Cordialmente;

    Alessandro Nascimento
    Expansão Bahia
    i’m: INSTITUTO MIX DE PROFISSÕES
    Contatos: (71)31612866 – (71)86667770
    Visite o nosso site: institutomix.com.br

    Veja o Instituto Mix no Programa Melhor do Brasil com Rodrigo Faro:
    youtube.com/watch?v=d104pAfngjs

  21. Bom dia. Sou jornalista e tenho como sugestão de pauta uma franqueadora com projeto de eficiência hidráulica. Estou tendo dificuldade em encontrar um e-mail ou telefone de contato para falar com a Assessoria deste portal.

  22. olá, quero abrir uma franquia da container ecology store na minha cidade que tem cerca de 110 mil habitantes e gostaria de saber se vale a pena.

  23. Gostaria de receber informações de como se encontram as franquias de bolos caseiros que se espalharam pelo mercado.
    Tenho interesse em uma franquia, mas tenho receio de ser um modismo passageiro e já estar em decadência. Alguem tem informações mais concretas sobre o negócio?

  24. Estou pensando em abrir um lava jato não tenho experiencia nenhuma e seria para o meu pai tomar conta que ele ta se aposentando mas também não tem experiencia no ramo gostaria de saber se e melhor comprar uma franquia ou não. Se não qual e os equipamentos que devo comprar e valores como posso o meu pai pode aprender o trabalho e se realmente e necessário abrir uma empresa se a burocracia e muita

    • Olá Christiana Tudo bem? Eu me chamo Jonathan!

      Visualizei um comentário seu, dizendo que tem interesse em comprar uma franquia.

      Atualmente possuo um ponto da Franquia Divulgapão, é uma excelente franquia de publicidade, onde fazemos anúncios nas embalagens de pão, como funciona? Captamos os comércios na região e vendemos para eles um espaço publicitário na embalagem, as padarias recebem de cortesia as embalagens.

      Se desejar saber mais! Me liga no (11) 4108-5316 / Whatsap (11) 97761-6736

      Att,
      Jonathan Souza

  25. Boa noite, estou querendo comprar uma franquia da casa Pedro. Já tenho um ponto na zona sul, hoje é um salão de beleza e não esta dando certo. Queria aproveitar esse ponto p outra coisa.

    • Olá Tudo bem? Eu me chamo Jonathan!

      Visualizei um comentário seu, dizendo que tem interesse em comprar uma franquia.

      Atualmente possuo um ponto da Franquia Divulgapão, é uma excelente franquia de publicidade, onde fazemos anúncios nas embalagens de pão, como funciona? Captamos os comércios na região e vendemos para eles um espaço publicitário na embalagem, as padarias recebem de cortesia as embalagens.

      Se desejar saber mais! Me liga no (11) 4108-5316 / Whatsap (11) 97761-6736

      Att,
      Jonathan Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here