Quero Abrir uma Empresa – 7 Dicas Importantes

Quero Abrir Uma Empresa
Quero abrir uma empresa? Ouço todos os dias esta fala, mas você sabe como!? Criamos este conteúdo exclusivo sobre abrir uma empresa para você realizar seu sonho do negócio próprio.

Está com as dúvidas de quero abrir uma empresa, devo abrir, como abrir? Confira aqui todas as informações necessárias para sanar suas dúvidas e começar já a abrir a sua empresa!

Dúvidas ao se perguntar: Quero abrir uma empresa? Realmente é uma tarefa difícil e que exige cuidados, tanto em razão do planejamento quanto na escolha do regime escolhido (MEI, EIRELI, LTDA e etc). Por isso, descobrir exatamente como montar sua empresa irá facilitar o processo, diminuindo o tempo perdido e a burocracia enfrentada.

Você está descontente com o seu atual trabalho? Muitas pessoas encontram-se nesta mesma situação. Afinal de contas, quando se trabalha como empregado, por mais bem remunerado que alguém seja, o lucro maior vai ficar sempre com o dono da empresa. Com o intuito de se desvencilhar desta situação e mudar a sua vida financeira, muita gente decide abrir uma empresa própria.

É perfeitamente possível iniciar um negócio de sucesso, independente da sua situação financeira na atualidade. No entanto, não se engane! Para abrir uma empresa, atingir o sucesso e lucro desejado é necessário ter muita dedicação e observar algumas questões essenciais como, por exemplo, o conhecimento e habilidade para o tipo de atividade desenvolvida e o planejamento de abertura e manutenção do negócio. Pois é preciso ter em mente que você deve dominar o serviço a ser prestado e tomar inúmeros cuidados para evitar erros.

Quero abrir uma empresa, mas já adianto, não é fácil! Trata-se de um processo burocrático e, consequentemente, trabalhoso, pois é preciso obter uma série de  autorizações para que a empresa possa atuar de forma legal e não venha a sofrer nenhum tipo de penalidade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Sabendo dessa dificuldade, resolvemos criar esse texto para auxiliar com informações e dicas sobre abertura de empresa. Confira abaixo e tenha certeza: quero abrir uma empresa!

Quero Abrir uma Empresa – 7 Dicas Importantes!

1- Você Realmente Quer Abrir Uma Empresa?

quero abrir uma empresa tem certeza
Está se perguntando se quer realmente abrir uma empresa? Nós ajudamos você a tirar a dúvida do quero abrir uma empresa!

Sabe aqueles empresários que vivem abrindo e fechando negócios? Então, eles não possuem um foco, abrem uma empresa sem pensar direito e dificilmente conseguirão obter êxito. Você não quer fazer parte deste grupo de profissionais, não é mesmo? Portanto, é importante verificar se você realmente quer abrir uma empresa ou se é um desejo momentâneo.

Tenha em mente que abrir uma empresa irá mudar completamente a sua vida profissional e pessoal, pois ela exige uma demanda financeira, psicológica e de energia para construir o planejamento e colocar a atividade em prática. Portanto, pare e analise se você está disposto a abrir mão do seu tempo de lazer para se dedicar plenamente ao negócio.

Uma dica importante para quem está pensando em abrir uma empresa e não quer dar nenhum “tiro no escuro” é iniciar o planejamento e o investimento financeiro somente depois de ter certeza que quer começar um negócio próprio, bem como o tipo de atividade que será prestada. É uma dica simples, mas muito valiosa para evitar prejuízos.

Estude a atividade que você está pensando em exercer, faça uma estimativa de custos, investimento e lucros. É preciso analisar todos os detalhes antes de começar a empregar o seu dinheiro e até mesmo sair do seu trabalho. E lembre-se, ser dono do próprio negócio não significa trabalhar menos, pelo contrário, você terá ainda mais responsabilidades, esteja preparado para isso!

2- Não Se Precipite Para Abrir Uma Empresa

Sem dúvidas, um dos erros mais comuns cometidos pelos empresários de primeira viagem é se precipitar, partindo logo para a ação, sem pensar no que a empresa realmente precisa, o que é o primeiro passo para enfrentar problemas, uma vez que a pressa é a inimiga da perfeição, podendo induzir o empresário a erros. Então, para evitar transtornos, é essencial se planejar, buscando desenvolver a ideia de negócio, analisando se é viável e tem oportunidade de crescer no mercado.

Trabalhar com uma empresa que desenvolva uma atividade que esteja dentro da sua alçada é muito importante para obter sucesso, mas só isso não é suficiente, pois também é necessário checar se a ideia de negócio realmente é rentável e se tem chances de ser bem aceita na sua cidade. Por isso, antes de dar entrada nos documentos de abertura de empresa, faça um estudo para constatar se a atividade é uma boa alternativa, se há público interessado em consumir e se tem perspectivas de crescimento.

3- Faça Um Planejamento de Mercado Para Abrir Uma Empresa

quero abrir uma empresa como fazer planejamento
Ao decidir quero abrir uma empresa, faça um planejamento! É através do planejamento que você garantirá o futuro da sua empresa!

O estudo realizado anteriormente comprovou que a sua ideia de negócio tem tudo para dar certo? Então é necessário dar início a um planejamento de mercado, visando diminuir as possibilidades de erros e aumentar as de acertos. Primeiramente, tem-se que definir com exatidão o tipo de atividade que será realizada pela empresa. Procure trabalhar de acordo com a sua realidade financeira e de conhecimentos.

A partir da definição da atividade é possível saber quem será o seu público-alvo. Por exemplo, se você vai abrir uma loja de artigos para skatistas, o seu serviço será voltados para jovens e em sua maioria do gênero masculino. Na próxima fase, você deve escolher um nome para a sua empresa, procurando usar termos que estejam associados ao serviço desenvolvido, o que facilita a identificação dos produtos e da sua marca por parte dos clientes.

Durante o processo de escolha do nome da empresa é recomendado fazer uma lista com as possibilidades de nomes, o que permite estudar e optar pelo mais apropriado. É importante checar se o nome é exclusivo e posteriormente registrá-lo em cartório para não ser plagiado.

4- Ser Um Empresário Individual x Ter Um Sócio Ao Abrir Uma Empresa

sociedade na abertura da empresa
Quero abrir uma empresa, mas estou em dúvida se devo ter sócio? Veja como decidir entre ter ou não um sócio para abrir uma empresa!

Ao fazer o planejamento de abertura da empresa, uma das principais questões que rondam as pessoas é sobre escolher ser um empresário individual ou ter um sócio. Afinal, as duas opções possuem vantagens e desvantagens. Pois bem, os especialistas em abertura de novos negócios apontam que se o empresário tem todas as habilidades e o dinheiro para abrir a empresa, o ideal é que este processo seja realizado de forma individual.

Porém, se você não dispõe de todo o capital necessário para abrir a empresa e nem possui o conhecimento de todas as atividades desenvolvidas e da área administrativa, pode-se optar por ter um sócio, devendo ser alguém da sua inteira confiança e responsável, que realmente tenha algo a contribuir. A sociedade deve ser registrada legalmente.

5- Procedimentos Legais de Como Abrir Uma Empresa Simples

Para abrir uma empresa, alguns dos principais cuidados a serem tomados dizem respeito aos procedimentos legais para o desenvolvimento das atividades e funcionamento do estabelecimento. É recomendado buscar a ajuda de um advogado, profissional mais capacitado para orientar em relação aos documentos que devem ser apresentados, bem como as suas obrigações e direitos.

Na sequência, compareça até a Associação Comercial da sua cidade e solicite o protocolo de abertura da empresa, apresentando os seus documentos pessoais e o projeto do negócio. Com base nas informações fornecidas será concedido o alvará de funcionamento.

Após conseguir a autorização da prefeitura para abrir a empresa, o empreendedor tem que procurar a Receita Federal para obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), devendo apresentar o nome fantasia da empresa, normalmente ele será conhecido no mercado. O cadastro pode ser feito através da internet e está sujeito à aprovação.

Se a sua empresa estiver na categoria das empresas mercantis e prestadoras de serviços de telecomunicações e transporte, é necessário fazer o seu registro na Secretaria da Fazenda do Estado para que seja possível contribuir com o ICMS. A empresa também tem que se cadastrar no INSS e na sua categoria de sindicado.

6- Determine o Capital Social ao Abrir Uma Empresa

O capital social pode ser definido como a fonte de recursos da empresa, o qual indica de onde virá o dinheiro para a abertura e manutenção das atividades, uma vez que no início o lucro tende a ser menor do que o esperado.

O mais recomendado é que o capital social seja uma quantia em dinheiro que o empresário economizou. Mas, se não houver esta possibilidade, em último caso, pode-se recorrer a um empréstimo bancário ou financiamento, sendo necessário buscar as melhores opções de pagamento e de juros.

7- Posicione-se no Mercado ao Abrir Uma Empresa

Para se posicionar no mercado é indicado fazer uma pesquisa sobre a concorrência, verificando quais são as empresas que atuam na mesma região e os tipos de ameaças que podem lhe oferecer.

Nesse processo é importante checar o que os concorrentes oferecem de igual e diferenciado, os preços que praticam, o volume de consumidores, além de erros e acertos. A partir deste levantamento o empresário pode melhorar o seu planejamento, aprimorando os seus serviços para satisfazer os clientes e se destacar entre os concorrentes. 

Decidiu que quer abrir uma empresa? Deixe suas dúvidas nos comentários e cadastre seu e-mail para receber mais dicas!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA