Descubra o Que é Preciso Para Abrir Uma Empresa

Descubra o Que é Preciso Para Abrir Uma Empresa
Descubra o Que é Preciso Para Abrir Uma Empresa

Você quer abrir uma empresa, mas ainda não sabe os por menores deste procedimento? Entenda que para se tornar um empresário é necessário obedecer a diversos procedimentos burocráticos que são necessários para formalizar a empresa e torná-la legal, do contrário você será impedido de exercer as suas atividades.

Ao decidir abrir uma empresa é necessário ter em mente que será necessário dedicar a maior parte do seu tempo ao negócio, especialmente no começo, quando as coisas estão ainda engrenando. Bom, se você quer conquistar a sua independência financeira montando um negócio próprio, nós iremos trazer aqui tudo que é preciso para abrir uma empresa.

Porém, para abrir uma empresa não são necessários apenas documento, mas também planejamentos antecipados e consultorias de profissionais qualificados. Muitos empresários com boas ideias de negócios, que poderiam render bons lucros, acabam ficando pelo caminho porque são inexperientes e não buscam ajuda de outras pessoas.

Empreenda em sua área de conhecimento

Se você domina a culinária, certamente não irá abrir uma loja de roupas. Em primeiro lugar, a pessoa deve identificar o seu espírito empreendedor, ou seja, habilidade para gerir uma empresa e capacidade administrativa. O segundo passo é identificar qual é a sua área de atuação, o ramo de negócios que mais tem habilidades.

Não é nem um pouco recomendado decidir empreender em uma área que não tem conhecimentos, esta é a receita certa para o fracasso, é preciso ter domínio completo das atividades que serão executadas, somente assim elas terão a qualidade necessária, oferecerão credibilidade ao público consumidor e trarão satisfação pessoal.

Abrir uma empresa exige dedicação, mas é uma satisfação imensa!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

É preciso entender que o mercado já tem uma concorrência forte, com pessoas especializadas e que estão solidificadas na sua região, por isso, caso o serviço que você irá prestar não seja o melhor quanto possível, dificilmente terá chances.

Nesse momento, um plano de negócios é muito importante, porque trará todo o estudo necessário sobre o empreendimento, o que deverá ou não ser feito, informações essas que podem reduzir as suas perdas e maximizar seus ganhos.

Estude a viabilidade financeira da empresa 

Depois de decidir abrir uma empresa, é necessário estudar a viabilidade financeira do projeto, ou seja, se você tem o dinheiro suficiente para começar o seu negócio próprio. O mais recomendado é economizar para ter o valor em mãos sem a necessidade de fazer empréstimos.

Confira os documentos para abrir uma empresa.

Caso você não tenha todo o dinheiro para abrir uma empresa você pode recorrer a um empréstimo, porém, lembre-se que o seu negócio estará iniciando com dívidas, tendo a obrigação de gerar lucros rapidamente. Neste caso, tome cuidado para não comprometer o seu orçamento pessoal com as parcelas do empréstimo.

Existem formas de financiamentos para micro empreendedores com taxas de juros bem acessíveis, inferior a 1% ao mês. Procure por essas instituições, juros altos irão quebrar a sua empresa.

Faça um planejamento

Ninguém vai a lugar algum sem saber exatamente aonde quer chegar, muito menos uma empresa. Portanto, faça um planejamento minimamente detalhado sobre o negócio, deixando-o bem estruturado é mais fácil de dar início aos procedimentos de abertura e estruturar a administração da empresa.

Aprenda como administrar uma pequena empresa.

Para fazer um bom planejamento, identifique qual é a necessidade que a região tem da sua empresa e qual o público-alvo. Em seguida, trace estratégias para atingir os consumidores, pesquise quais são os melhores fornecedores do mercado e monte o seu orçamento, colocando os gastos fixos e emergenciais.

Um planejamento bem feito pode lhe poupar muita dor de cabeça ao abrir uma empresa, sem contar que reduzirá custos desnecessários e, caso aconteça algum imprevisto, você o que fazer e como resolver.

Veja a importância de um plano de negócio.

Elabore estratégias de marketing antes de abrir uma empresa

Para que uma empresa obtenha lucros, os quais são a razão da sua existência, é necessário que os potenciais clientes saibam que ela existe. Sendo assim, selecione o seu público-alvo, estude quais são as necessidades dele e desenvolva campanhas publicitárias para persuadi-los a comprar os seus produtos ou serviços.

Veja bem, quando se fala em campanha, não significa que tem que ser uma mega campanha publicitária, até porque a empresa está começando e está no momento de conter gastos. Porém, é perfeitamente possível divulgar o seu negócio com eficácia, sem ter gastos altos, basta oferecer algo que seja bastante atraente para os futuros clientes, despertando a vontade de conhecer a empresa e consumir o produto.

Uma excelente forma de fazer a divulgação ao abrir uma empresa é utilizando as redes sociais, as quais ganharam um peso muito grande e são responsáveis por grande quantidade de acesso dos internautas. Faça cursos, conheça mais o marketing em redes sociais. Você pode ter uma ideia melhor através do nosso texto como usar as redes sociais para divulgar sua empresa.

Procedimentos Legais para abrir uma empresa

Vamos às questões práticas, abrir uma empresa é algo que tem diversos procedimentos burocráticos, mas é necessário seguir as etapas para conseguir trabalhar legalmente, garantindo os seus direitos e os dos seus clientes. Acompanhe abaixo o que é preciso para abrir a sua empresa dentro da lei.

Contrate os serviços de um advogado e de um contador

Antes de qualquer coisa, é altamente recomendado contratar os serviços de um escritório de advocacia, especialmente, porque no início da abertura da empresa é necessário realizar diversos procedimentos desconhecidos e reunir vários documentos. Portanto, para não se enrolar e enfrentar transtornos, o ideal é contar com a ajuda de um profissional qualificado, que lhe ajude a dar a largada para o seu negócio próprio.

Eu sei que quando estamos para abrir uma empresa a ordem é economizar e gastar pouco, mas você conhece aquele ditado “o barato sai caro”? Contratar os profissionais adequados para auxiliar na abertura da empresa além de te poupar transtorno e tempo, também poderá tornar seus custos menores, já que não fará nada desnecessário.

Não deixe também de consultar um contador, pois você certamente irá precisar de auxílio para resolver as questões financeiras do seu empreendimento. Com a ajuda deste profissional é possível montar um planejamento, definindo quais serão os gastos iniciais, permanentes, emergenciais e futuros. Dessa maneira, o empresário fica mais preparado e menos suscetível aos furos de caixa.

Registre a empresa na Junta Comercial

Procure a Junta Comercial ou um Cartório de Registro de Pessoa Jurídica para fazer o registro da sua empresa, somente dessa forma ela poderá exercer as suas atividades dentro da lei, evitando complicações futuras. Antes de ir até o local, recomenda-se se informar sobre os documentos necessários para formalizar o registro do seu tipo de negócio.

Reúna todos os seus documentos pessoais, lá na Junta Comercial da sua cidade é preciso preencher uma série de fichas sobre você e as atividades que a empresa pretende executar. Ao finalizar este processo, será concedido ao empresário o NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa), um documento importante para as próximas etapas.

Solicite o CNPJ da empresa

Com o NIRE em mãos é preciso partir para a solicitação do CNPJ da empresa. Sendo assim, vá até o site da Receita Federal, clique em “Solicitar CPNJ”, depois baixe o programa indicado, que serve para proteger os seus dados pessoais. Feito isso, irá aparecer uma ficha, solicitando os seus dados e as informações da empresa, inclusive NIRE.

Dependendo do seu ramo empresarial, será necessário dar dados da sua formação profissional. Após dar estas informações, a plataforma irá determinar em que tipo de categoria e plano a sua empresa está enquadrada. Ao realizar todos os procedimentos corretamente, o seu empreendimento é marcado como um contribuinte do país, contabilizando impostos e outros gastos.

Solicite o alvará de funcionamento

Depois de ter conseguido o CNPJ deverá solicitar o alvará para abrir a empresa. O empreendimento só pode ser aberto com este documento, do contrário corre o risco de ser fechado e multado. Portanto, dirija-se até a Prefeitura da sua cidade, leve os seus documentos pessoais e da empresa, cópia de contrato social, cartão CNPJ e solicite o alvará de funcionamento.

A obtenção do alvará depende da avaliação da Prefeitura, a qual irá até o local da empresa fazer vistorias, analisar a construção, a segurança que a estrutura oferece e se está de acordo com as atividades que irá executar. Se a avaliação for positiva, certamente, o alvará de funcionamento será concedido.

Faça a inscrição estadual ao abrir uma empresa

Toda a empresa tem que fazer a Inscrição Estadual, independente do ramo de atuação. Para realizar este procedimento, o empresário deve ir até a Secretaria Estadual da Fazendo do seu estado, dependendo da região é possível cumprir toda esta etapa pela internet, mas outras exigem a presença física do solicitante.

Este processo serve para as empresas que precisarão pagar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Com a inscrição devidamente efetuada, elas irão contribuir mensalmente para com o Governo.

Abrir uma empresa como Microempreendedor Individual

Está cada vez mais comum as pessoas optarem por abrir uma empresa na modalidade MEI, ou também conhecida como microempreendedor individual. Não é para menos, é muito simples esta modalidade, sem contar que os benefícios são bem atrativos.

É comum as pessoas procurarem por como abrir uma empresa individual, acredite, é mais fácil do que parece!

Porém, para se enquadrar nessa categoria é preciso ter um faturamento anual de no máximo R$ 60.000,00 reais, bem como não ter participação em outra empresa. Cabe lembrar também que é possível ter apenas 1 funcionário.

Como vantagem de abrir uma empresa na categoria MEI está o pagamento de tributação fixa, que corresponde a R$ 35,00 reais, o recebimento de CNPJ e a possibilidade de emissão de notas fiscais.

Para se inscrever e se tornar um Microempreendedor Individual você pode acessar o portal do empreendedor (link), informar seus dados e depois disso já será gerado um CNPJ, tudo rápido e simples. A partir dai a sua empresa já existe legalmente.

Caso você tenha alguma dúvida, tanto administrativa quando para legalizar o seu negócio, você pode resolver através do kit como abrir um negócio.

Agora que já sabe o que é preciso para abrir uma empresa, está pronto para começar?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA