Passo a passo para abrir uma empresa

Por:

passo a passo abrir uma empresaDe modo geral para abrir uma empresa são necessários os seguintes passos:

  • Registro na Junta Comercial – o nascimento;
  • Registro na Receita Federal do Brasil – CNPJ;
  • Registro na Prefeitura – alvará de funcionamento e ISSQN;
  • Registro na Secretaria Estadual da Fazenda – Inscrição Estadual.

O contrato Social – Analogamente equivalente a certidão de nascimento.
Deve ser elaborado com cuidado, pois é ele que determina o que a empresa familiar ou não faz, em qual setor atua, (comércio, indústria ou serviços) e em que classificação fiscal incidirá, refletindo nos impostos a pagar. Elabore um contrato social bem objetivo, contendo: ramo de atuação, aspectos societários e formação do capital social. O contrato social equivale à certidão de nascimento da empresa.

Leve o contrato social e documentos pessoais na junta comercial ou ao cartório de registros de pessoas jurídicas. Na junta comercial é necessário verificar se há outra empresa com o mesmo nome pretendido, normalmente deixa se 3 opções de nomes para pesquisa. Em alguns estados é possível fazer esta busca pela internet.

Caso esteja tudo certo é preciso fazer o arquivamento do ato constitutivo da empresa, que equivale a oficialização da mesma.

Documentos necessários:

  • Contrato social ou requerimento de empresário individual ou estatuto em 3 vias
  • Copia autenticada de RG e CPF do titular ou dos sócios.
  • Requerimento padrão (capa da junta comercial), em uma via
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via.
  • Pagamento de taxas através de DARF

Vale lembrar que preços e os prazos para abrir uma empresa variam de estado para estado. Assim, é preciso verificar junto a junta comercial do estado onde você pretende abrir a empresa. Normalmente estes valores podem ser obtidos na internet, no site da junta comercial.

Logo depois de registrada a empresa, será entregue ao proprietário um número de identificação do registro da sua empresa chamado NIRE (é um número em uma etiqueta ou carimbo da junta comercial ou cartório).

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Com a obtenção do NIRE é hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja, obter o CNPJ, ou seja, entre no site da Secretaria da Receita Federal para fazer o registro através do DBE (documento básico de entrada no CNPJ).

Com o CNPJ cadastrado é preciso ir à prefeitura ou administração regional para obter o alvará de localização e funcionamento, o alvará é uma licença que permite o estabelecimento e funcionamento de instituições comerciais. Este procedimento é feito na prefeitura, na administração regional ou na secretaria municipal da fazenda de cada município.

Geralmente são necessários os seguintes documentos:

  • Formulário próprio da prefeitura,
  • Consulta prévia de endereço aprovada
  • Cópia do CNPJ
  • Cópia do contrato social
  • Laudos dos órgãos de vistoria, quando necessária.

Agora chegou a hora de obter a obter a inscrição estadual na secretaria estadual da fazenda. Em alguns estados este pedido pode ser feito pela internet. Atualmente muitos estados possuem convenio com a receita federal, fazendo com que seja possível obter a inscrição estadual e CNPJ com um único cadastro.

A inscrição estadual é necessária para obter a inscrição no ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em geral a documentação pedida para o cadastro é:

  • DUC (Documento único de Cadastro em três vias);
  • DCC (documento complementar de cadastro em 1 via);
  • Comprovante de endereços dos sócios (copia autenticada ou original);
  • Copia autenticada do documento que prove o direito de uso do imóvel, como o contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel;
  • Numero do cadastro fiscal do contador;
  • Comprovante de contribuinte do ISS para as prestadoras de serviços;
  • Certidão simplificada da junta comercial, para empresas constituídas há mais de 3 meses;
  • Copia do ato constitutivo;
  • Copia do CNPJ;
  • Copia do alvará de funcionamento;
  • RG e CPF dos sócios;

Agora é preciso solicitar autorização para emitir notas fiscais na prefeitura (serviços) e na secretaria estadual de fazenda (indústria ou comercio).

Atenção: Mesmo com este passo a passo para abrir uma empresa, pela legislação brasileira, você precisará de um contador para abrir sua empresa, assim sugerimos que você concentre se nos outros aspectos do planejamento da sua futura empresa e contrate um bom contador.

Boa sorte.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!
Sobre

Vinícius Gonçalves é administrador de empresas, fundador dos portais Casa da Consultoria e Novo Negócio, aficionado por gestão e geração de negócios.


83 comentários sobre “Passo a passo para abrir uma empresa
  1. Gerson disse:

    Gostei muito dessas explicações.

    Abraços

  2. Téssia Rosarium disse:

    Olá!!!
    pretendo abrir uma loja virtual e minha única dúvida seria sobre impostos.
    UM amigo comentou para eu fazer um registo no sebrae onde pagarei em media 65 reais por mes….e não me seria cobrado nenhum imposto sobre a empresa…..no caso 36.000 reais bruto.
    Isso é verdadeiro????
    Caso não…voces saberiam me insformar a porcentagem sobre esse lucro??
    e outra coisa….uma pessoa pode ter mais de 1 empresa do mesmo ramo no nome dela??

    Muito obrigada.

    • Novo Negócio disse:

      Téssia;

      Esta resposta informada pelo seu amigo está correta. É isto mesmo. Porém, há algumas regras a serem observadas. Uma delas é que você não pode ter outra empresa no seu nome. Outro aspecto a verificar é se o ramo da sua loja virtual se enquadra nas atividades contempladas pelo MEI (Micro Empreendedor Individual).

      Caso queira conversar mais sobre abrir empresa deixe outro comentário.

  3. Antonio luis de souza disse:

    quero abrir uma pemana loja de vendas de roupas femininas como posso proceder?

    • Novo Negócio disse:

      Olá antônio.
      Quanto a registrar a empresa, esta é a parte mais fácil, basta procurar um contador, pois de qualquer maneira você precisará dos serviços de um.
      Quanto ao outros aspectos da empresa, é preciso fazer um planejamento completo, de mercado, clientes, concorrêntes, fornecedores, potencial de mercado, se o mercado está estagnado, em expansão ou retração; aspectos financeiros, investimento inicial, previsão de custos, receita, lucro, ponto de equilíbrio (ponto onde a empresa não tem lucro nem prejuízo, o que você precisaria atingir para ficar no “zero a zero”, previsão de lucro (ou prejuízo), etc.

      Enfim, quanto mais você planejar mais chances de sucesso terá. Você pode pensar que por ser uma micro empresa não precisa de planejamento e que é exagero fazer tantas análises. Mesmo um pequeno negócio precisa de planejamento e ação é claro. Para ver a importância de um planejamento , mesmo para uma micro empresa, veja o artigo “Capital de Giro“. Boa sorte.

  4. elias disse:

    nossa que burocracia
    parece que eles nao gostam de investimentos
    porisso que o povo passa fome ahi….

    • Novo Negócio disse:

      Olá Elias!
      Realmente é muito burocrático e para dar baixa em uma empresa é mais burocrático ainda. Ainda bem que lançaram o MEI (Micro Empreendedor Individual) onde negócios de faturamento mensal até R$ 3 mil reais podem legalizar facilmente, na própria internet em alguns minutos você pode adquirir um CNPJ. Em breve vou escrever um artigo sobre o MEI. Veja mais detalhes aqui: Portal do Empreendedor. Qualquer dúvida faça um comentário!

  5. Novato disse:

    Achei muito interessante a materia. Sera que para abrir uma loja 100% virtual OnLine para MEI, precisa de alvara de localização de funcionamento da prefeitura? Esta é minha duvida.

    • Novo Negocio disse:

      Sim precisa de alvara de localização e funcionamento, pois sem ele sua inscrição no MEI poderá ser cancelada, posteriormente, se for constatado que no local a autoriza o funcionamento de uma loja virtual.

  6. Leandro Ornelas disse:

    Como monto um restaurante com fogao a lenha.

  7. Leandro Ornelas disse:

    moro em frente a br-116, e nao tem restaurante com comida estilo mineira aqui na Ba.

  8. Roberto Ázar disse:

    Olá ,

    Preciso abrir uma empresa de consultoria para representar uma empresa européia, como fazer? Quais os custos?

    Agradeço desde já!

    • Novo Negocio disse:

      Olá Roberto;

      Para a abertura da empresa o melhor é procurar um contador da sua cidade, pois alguns dos custos variam de local para local e de contador para contador, uma vez que você precisará de um para realizar os procedimentos. Quanto aos impostos mês a mês, vão variar de acordo com a maneira que você pretende trabalhar, de como seria esta “representação”, emissão de notas, etc…

  9. Clayton de Andrade disse:

    Minha Duvida é em relação ao contador. É necessário o NÚMERO DO CADASTRO FISCAL DO CONTADOR na fase de Inscrição Estadual para obtenção do ICMS. Geralmente é cobrado um taxa fixa do contador para entregar a empresa no papel, depois uma manutenção mensal de 1/2 salário mínimo. Teria como eu mesmo correr atrás de tudo isso sem um contador? a taxa mensal de contador é obrigatória?
    Grato,

    • Novo Negocio disse:

      Olá Clayton;

      Não há como você fazer todos os procedimentos sozinho ou mesmo todas as obrigações mensais legais da empresa. É preciso mesmo do contador. A excessão seria se sua empresa pudesse ser enquadrada como MEI, veja nosso artigo sobre o assunto. Boa sorte.

  10. fabio disse:

    gostei muito das dica como abri uma empresa

  11. thaty disse:

    pra abrir um carrinho de lanche no periodo noturno precisa de alvara urgentimente ,,pois eu já dei entrada e ainda naum chegou,,
    e tbm se eu abrir embaixo de uma loja de um familiar precisa de alvara mesmo assim sendo terreno particular e nao publico ??

  12. cristiane disse:

    muito boa as dicas, bem didático, porém, gostaria de saber se preciso mesmo ter um contador e um advogado, ou se posso fazer por conta própria??
    como devo proceder

    • Novo Negocio disse:

      Olá Criatiane;
      Nesta modalidade de registro você precisará de ambos, mas não se preocupe com o Advogado, pois o contador normalmente já providencia tudo. Na modalidade de registro do MEI, você pode registrar e conduzir os pagamentos de impostos sozinha.

  13. Valéria Moreira disse:

    Bom dia, pretendo iniciar um negócio com biscoitos caseiros(fabricação própria), os quais seriam colocados em postos de venda(padarias, supermercados, quitandas etc),para isto é necessário ter o CNPJ? Já possuo uma empresa, logo não me encaixo no MEI,sendo os biscoitos caseiros para ter o CNPJ teria de haver inspeção da vigilância sanitária, mesmo os biscoitos sendo produzidos em minha cozinha?Como funciona isto tudo com relação à produção caseira? Obrigada,
    Valéria

  14. Rosemeire disse:

    Olá, eu quero abrir uma loja para vender jóias em ouro e prata, como fazer? qual a grade mínima de produtos? como fazer o preço? etc
    Vocês poderiam me ajudar?
    obrigada,

  15. Nelson disse:

    Olá, tenho a intenção de abrir uma empresa para eventos esportivos, esta que será também uma academia. Como não haverá circulação de mercadorias, somente prestação de serviços, não há a necessidade de pagamento de ICMS, correto? Para dar início a abertura da empresa não seria necessário que contratasse um contador para dar entrada na papelada, podendo eu mesmo fazer isto, nos moldes desse passo a passo da matéria acima. O que realmente preciso fazer? Desde já agradeço o auxílio!

  16. Ruth disse:

    Olá,estou pretendendo abrir uma loja de importados mas nao sei se daria certo o local…. Como devo escolher o local certo?
    Isso existe ou é uma mera conversa afiada do povo?
    Qualquer lugar daria certo?

    • gledson disse:

      Olá srª Ruth:
      A escolha de um local estratégico, faz muita diferença na hora de montar um negocio.Meu conselho pra voce é procurar aí na sua cidade um local mais perto possivel da massa consumidora para abrir sua loja de importados!

  17. luis disse:

    Gostaria de abrir um negócio exclusivamente virtual, uma loja de e-books. Tenho muitas dúvidas. Ouvi dizer que para este tipo de negócio pode ser pessoa física, não precisa ser jurídica, é verdade? Outra: e-books adquiridos com direito de revenda ou próprios pagam imposto? Eu precisaria de um contador todo mês? O caso é que eu trabalharia sozinho, não teria funcionários. Seria um empreendimento individual, sem estoques, nada. Como proceder?

  18. Patricia disse:

    Posso montar uma empresa com apenas 17 anos?

    • gledson disse:

      Legalmente não! Você só pode abrir algum negócio se já estiver alcançado a maioridade, mas você pode abrir a empresa e deixar no nome de alguém maior de idade e quando fizer 18 anos passar para seu nome!

  19. joelya disse:

    ola pessoal gostaria de saber como fasso pra criar uma projeto para abri minha loja de celular!!

  20. Elcimar Carvalho disse:

    Queridos eu acabo de me escrever no MEI, e na hora de selecionar a atividade secundaria eu acabei selecionando o sistema registrou trocando (manutenção de computadores por manutenção de equipamento de comunicação como se eu fosse concertar celular ou coisa do tipo) faz 24h que eu me escrevi pela internet já gerou o Neri e o CNPJ… Eu ainda tenho como alterar isso agora.
    Grato!

  21. Roselita disse:

    Gostaria de abrir uma micro empreendedor individual sem contador, sou vidraçeira.

  22. Siracusa disse:

    Mas que ótima qualidade encontrei nos posts muito bem elaborados desse blog. Sem voltas, você foi direto ao ponto e respondeu todas minhas suspeitas sobre esse tema. Permaneça com o ótimo trabalho na redação desse blog!

  23. Sonia disse:

    Gostei da explicação. Tenho uma dúvida. Se puderem me ajudar, ficarei agradecida.

    Quanto ao Empreendedor individual, cujo alvará provisório é emitido automaticamente, junto com o CNPJ e o registro na junta comercial, quando efetua-se o cadastro da empresa no portal do empreendedor.

    Mesmo com a emissão do alvará provisório pela RFB, o empreendedor tem que ir a respectiva prefeitura fazer mais algum procedimento? Esse alvará provisório é informado ao Órgão da Prefeitura de imediato, ou seja, quando efetuamos o registro do EI a prefeitura é automaticamente ou logo em seguida informada da abertura de mais um empresa?

    Essa questão do alvará do EI sair pela receita federal nao ficou claro pra mim, quanto as outras possiveis obrigações do empreendedor junto ao MUNiCIPIO.

  24. Jaime Pereira disse:

    Bom dia! Gostaria de saber o que é necessario para trabalhar com um caminhão chassi adaptado para vender lanches. Obrigado.

  25. Tom Padua disse:

    Gostaria de saber como registrar uma academia e uma clínica de fisioterapia juntas, no mesmo espaço físico.
    Obrigado.

  26. Silvia disse:

    Oi, gostaria de saber como posso fazer para montar uma empresa de representação (gráfica), através de um fluxograma, desde do CNPJ até a venda ao cliente.
    Pode me dar uma dicas ou exemplos?
    Obrigada.

  27. Leandro disse:

    Bom dia, trabalho com carteira assinada em uma empresa de consultoria de software. Tenho interesse em abrir uma microempresa de informática pra prestação de serviços a empresas, pois só aceitam meus serviços se tiver nf. Gastarei muito pra estar abrindo uma empresa com CNPj e IE certinho?

  28. fagner disse:

    Olá!!! Gostaria de saber qual o procedimento para ter um carrinho de lanches em SP, o que devo fazer para obter o alvará para poder funcionar? Pretendo montar um carrinho de pastel, churrasco e hot dog.

  29. cristina carvalho disse:

    Boa tarde!Gostei muito das dicas,cm estou na metade do processo de formalização agora já sei os proximos passos.Vou trabalhar com tercerização de entregas onde precisarei comprar um furgão de pqno porte,gostaria de saber onde posso(banco)financiar 100%veículo para iniciar o negócio,pois já tenho a vaga na empresa.abraços Maria

  30. Arlison Miranda Bastos disse:

    Oi gostaria de saber quais as taxas que devo pagar para abrir uma empresa de acessória esportiva e quais os documentos necessários….Gostei muito das explicações do site…. Parabensss.

  31. Jean disse:

    Boa tarde!

    Estou precisando abrir uma empresa prestadora de serviços, será somente eu.

    Como devo proceder?

  32. loacir machado disse:

    tenho a ideia de colocar uma mini fabrica de bolacha, gostaria de saber se posso faser a mesma em minha residencia, não havera embargo de algum órgão? mande-me email.

  33. PRISCILA disse:

    BOA TARDE, ATUALMENTE TENHO UMA FRANQUIA DE UMA FINANCEIRA, PORÉM GOSTARIA DE CORTAR VÍNCULOS COM ELA E ABRIR MINHA PRÓPRIA FINANCEIRA. O QUE É PRECISO? OBRIGADA.

  34. Tati disse:

    O que é preciso, com relação a firma e imposto, para abrir uma revista (veículo de comunicação)? Sei que fica isento do imposto estadual, é isso mesmo?
    Obrigada.

  35. Patricia disse:

    Estou querendo abrir uma empresa de assessoria e eventos esportivos para organizar campeonatos entre escolas de futebol, como faço ? O que é preciso ???

  36. odete araújo lopes disse:

    Gostaria de conhecer todos aspectos: jurídico, societário, direitos e deveres do empresário em relação ao código de defesa do consumidor, compreender riscos nos aspectos econômicos, cível e recolhimento de impostos, redução de custos, pois pretendo abrir uma loja virtual de livros, me ajudem!
    Obrigada.

  37. joão do carmo vieira de sousa disse:

    Preciso comercializar pescados, como posso emitir nota fiscal?
    Grato.

  38. marli ribeiro disse:

    Olá, gostaria de abrir uma loja de poste padrão, qual procedimento?

  39. Rafaela disse:

    Olá,quero abrir uma loja de cosméticos, mas estou com muitas dúvidas como abrir e a quem procurar!É porque já tenho um CNPJ totalmente diferente deste ramo que quero trabalhar que está parado há mais de 5 anos. Queria saber se fica melhor eu abrir outro CNPJ ou consigo com mais facilidade em mudar ele para qual pretendo agora.
    Muito obrigado por enquanto!

  40. Rosa disse:

    Quero abrir uma empresa de cosmético e estou perdida, preciso de ajuda…

    Rosa Meireles
    Salvador- Ba

  41. felipe disse:

    Com o C.N.P.J da pra financiar produtos para Empresa sem entrada?

  42. Eduardo Pereira Domingues disse:

    Preciso elaborar um trabalho de como montar caso concreto da abertura de uma empresa com toda documentação necessária até a liberação do CNPJ.
    Abraços.

  43. Joyce disse:

    Ola, Quero trabalhar como Paralegal, abertura alteração e encerramento de empresa, qual é o procedimento a ser tomado?

  44. Kamila disse:

    Ola
    Gostaria de informacoes: quero abrir uma pequena
    Empresa de transporte executivo. Queremos comprar
    Uma van, ter uma divulgacao em site….estamos sem sabet
    Por onde comecar.
    Pode nos ajudar?

  45. lacerda disse:

    ola trabalho n ramo de reciclagem textil ja faz 10 anos so que ainda nao regularizei o cadastramento da empresa tem caminhao prprpio fucionario mais ainda estamos na inrregularidade qual situaccao poderia esta abrindo uma empresa e andando tudo certo abraço

  46. lacerda disse:

    em que ramo tambem poderia ser cadastrada (compro retalhos e residuo texteis de confecçoes e revendo esses materiais qual descriminaçao poderia dar a isso ? abraço

  47. Reinaldo disse:

    Olá amigo, minha pergunta seria o seguinte: eu possuo uma loja física onde eu vendo roubar, causados, artigos esportivos, etc. De olho na mega tendência que é o mercado e-commece, gostaria de saber se terei que abrir um CNPJ especifica para loja virtual já que tenho o mesmo. Como estou ativo perante as nossas eleis, como manda nossa legislação. Por meio dessa me manifesto.

  48. iara disse:

    olá bom dia, tenho cnpj MEI, mas abri um telemarketing e quero mudar, já tenho 4 funcionarias que já estão comigo duas semanas, se a fiscalização vir no meu estabelecimento eles me multam por isso? quanto será meu gasto por mês com o registro das quatro funcionárias?
    muito obrigada

  49. rodrigo assis disse:

    meu contador ja fez todo procedimento mais eu tenho duvidas ao tempo para sair a documentação.

    com quantos dias a inscrição estadual sai ?

    brigado por quem responder .

  50. Erica disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se pra legalizar um escritório de eventos de festas demora muito?

    obrigado fico no aguardo!!

  51. ana paula silva rosa disse:

    Gostaria de saber se precisa de alvara para vender cachorro quente no meu proprio carro ?

  52. Regina disse:

    Pretendo montar uma empresa de doces e salgados para festas, ainda estou pesquisando assim que decidir assinarei o kit como montar um negócio.

  53. Rogerio disse:

    Eu quero abrir o negocio aqui em casa,quero fazer estampa nas camisetas e regatas no meu proprio desenho e a marca.quero trabalha em casa e cuida da minha mae q tem problema de mental e ajudar ela.eu faco as estampas e a minha irma de 14 anos vende nas lojas?quantos q eu pago cnpj.o meu serviço é no meu quarto

  54. André disse:

    Muito complicado mesmo, tenho tido inúmeras dificuldades para consegui um simples alvará. Esse problema é histórico a burocracia está no nosso DNA.

  55. jose vilson gomes de freitas disse:

    Se eu for funcionário de uma empresa privada, eu posso abrir uma empresa de prestação de serviços.

  56. Marcio disse:

    Posso montar um empreendedor individual e a atuar na área de Representação Comercial ??

  57. Elizabeth disse:

    Olá, quero abrir uma empresa de doces e salgados com uma amiga, no salão de casa, gostaria de saber se podermos abrir como mei ou teremos que abrir como LTDa, e se consigo abrir o cnpj no sebrae, pq como estamos começando o faturamento é baixo, fico no aguardo do retorno

  58. Andrea Ferreira Baracho disse:

    Gostaria como devo proceder , sou confeiteira e vou abrir uma loja com pronta entrega de alimentos para festas ,ja trabalho nesse ramo a 10 anos , quero abrir e estender meus negocios , quero saber oque e necessario , o sebrae e uma boa opçao pra o micro empreendedor ? qual e o valor estimado para se adequar como tal ? obrigada

  59. Rafael Maciel disse:

    Sou brasileiro mas moro na Europa, gostaria de voltar ao Brasil para abrir uma empresa. Gostava de representar uma empresa de cosmética aí no Brasil. O que preciso para abrir uma loja? Quais são os custos dessa abertura de loja?

  60. Pedro Henrique disse:

    Olá,

    eu e um amigo estamos querendo abrir uma empresa de tecnologia. Temos alguns projetos em mente e vamos implementá-lo e eles ficando pronto gostaríamos de vender/alugar para o cliente. Cobraríamos X reais por mes pelo sistema.
    Se eu for um MEI, deixando a empresa só no meu nome só posso ganhar 3mil por mes pela empresa ne? :S
    E outra duvida, precisamos de um local físico? Ou podemos abrir uma empresa mas ela ter endereço virtual..?

    Obrigado.

  61. MARIA disse:

    Olá, eu posso abrir uma empresa sozinha? Nesse caso quais impostos legais preciso pagar por mês? Será no setor (SERVIÇOS) distribuição de jornais, panfletos e serviço de audio e video… AGUARDO RESPOSTA! OBRIGADA.

  62. regina disse:

    Olá,

    Estou querendo muito abri uma empresa ja tenho o capital, mais ainda tenho duvidas,
    eu pretendo montar um comercio de vendas de materiais de construção, e tenho um espaço reservado em casa para poder erguer o salão, gostaria de saber quais os procedimento para apenas erguer o salãi (Ex. qual a altura necessaria, se tem que ter porta de emergencia, a distancia da calsada…) com quem eu devo falar para saber mais, pois não quero esguer tudo isso e depois o alvará não aprovar… eu ainda estou na parte de erguer o salão e assim depois pensar em documentações para abrir firma,

  63. Adriana Cristina disse:

    sou MEI e vou ter dois colaboradores, como devo proceder a alteração junto aos órgãos competentes.pode me ajudar no passo a passo.

    Grata

  64. Elenisio disse:

    Quero saber se posso desvincular uma filial de uma empresa pra torna-la uma matriz independente

  65. Robrta da silva dias disse:

    Bom dia,gostaria de saber se posso me formalizar primeiro antes de abrir um negócio?
    No caso de MEI,eu tenho que ter um estabelecimento funcionando pra me formalizar depois?

  66. claudio disse:

    Ola. Quero iniciar uma empresa de rastreamento de motos sem mensalidade aqui na cidade e li suas dicas. Pretendo abrir uma empresa com tudo legalizado. Qual classificação posso enquadrar minha empresa. O capital inicial é meu e desejo ter 1 funcionário. Outra coisa vou adquirir o kit IDEIAS DE NEGÓCIOS você entende do que fala.

  67. Edson disse:

    Boa noite. Tenho mais dois sócios. Queremos abrir uma empresa de assessoria esportiva. Podemos abrir pelo sebrae ou precisamos de um contador? Obrigado.

  68. alessandro paulo peixoto disse:

    Quais os passos para abrir empresa privada e pública?

  69. Luciano Pessanha disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de abri uma Loja de compra e venda de Automóveis. O que devo fazer para legalizar a empresa? Pois o mercado eu já conheço. Digo em relação aos impostos, se é ou não necessário ter um Contador, etc?
    Desde já agradeço!

  70. Genilton Ribeiro disse:

    Como faço para abrir uma empresa de audio e sonorização e quais os impostos que tenho que pagar.

  71. Claudio Muniz Junior disse:

    Ola!
    Estou querendo abrir um empresa para produção de produtos coloniais. Para esta modalidade é necessário ter CNPJ?
    e qual modalidade me enquadro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Preparado para virar patrão?

Preparado para virar patrão?

Uma mudança de carreira pode ser excelente, se bem planejada, qua...
Como registrar uma marca

Como registrar uma marca

A marca tem um valor simbólico essencial para as empresas, pois a...
Como Abrir Uma Micro Empresa

Como Abrir Uma Micro Empresa

Quem deseja se tornar um empreendedor precisa entender as formas...

Curta O Novo Negócio!

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Neste artigo, veja como conseguir financiamento para o seu negóci...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)