Dicas para oferecer serviços: Aprenda Como e Texto de Vendas

Dicas Para Oferecer ServiçosOs serviços são ramos no mercado e na economia que são diferentes de produtos.

Para oferecer serviços é necessário se avaliar diversos fatores como: pós-venda, personalização dos serviços, diferenciação, atualização, marketing, relacionamento, atendimento e outros.

Os serviços possuem características diferentes dos produtos, como:

Intangibilidade – um serviço não pode ser tocado, pode ser apenas vivenciado, avaliar um serviço é complexo tanto para a empresa que oferece o serviço como para clientes do serviço.

Isso ocorre por causa da simultaneidade dos serviços, pois ao mesmo tempo em que os serviços são produzidos são também consumidos. Outro fator é que os serviços não podem ser estocados e, além disso, todo o processo de inspeção é realizado durante o desenvolvimento do processo.

Participação do Cliente – este é outro fator predominante no desenvolvimento dos serviços, pois o cliente deve entender como o serviço é oferecido e participa de forma ativa das etapas, um exemplo disso, são os caixas de autoatendimento.

Por isso, é verdadeira a posição da empresa em educar os clientes para que o serviço seja desenvolvido de forma satisfatória.

Serviços Que Podem Ser Oferecidos Para as Empresas

As empresas como as pessoas físicas precisam contratar uma diversidade de serviços para manter as suas atividades em funcionamento.

As empresas, portanto, costumam contratar serviços de auxiliar de limpeza, serviço de portaria, consultoria, serviços de contabilidade e jurídicos, serviços de saúde, serviços terceirizados de alimentação, vestuário e até serviços voltados para a qualidade de vida dos funcionários.

Por exemplo, as empresas industriais demandam serviços de alimentação para funcionários, segurança industrial, medicina do trabalho e outros.

O mistério não é tanto saber qual serviço oferecer, já que as empresas necessitam desses serviços, mas como oferecer estes serviços, pois oferecer serviços para empresas existe um alto grau de competitividade.

Como Oferecer os Serviços as Empresas

As empresas que oferecem serviços podem oferecer serviços juntamente com bens ou não, podem oferecer bens facilitadores aos serviços como cartões, equipamentos e outros.

Por isso, empresas que prestam serviços precisam identificar quais são os serviços oferecidos e os bens que compõem o serviço para que o serviço possa ser gerido com eficiência e ainda haja uma gestão de custos com um bom desempenho.

Vai dar lucro?

Portanto, um planejamento sobre qual serviço a ser oferecido, como será oferecido e quais as formas de gerenciar o serviço são fatores fundamentais para empresas que desejam vender serviços para outras empresas, sabendo que entrará em um ramo exigente e competitivo.

Empreendedor Individual

Muitos empreendedores individuais têm dúvidas sobre se podem ou não oferecer serviços para empresas. Existem algumas regras relacionadas a contratação de EI para prestação de serviços segundo a resolução CGSN nº 58, de 27 de abril de 2009.

O Empreendedor Individual podem oferecer tarefas de natureza não contínua, para atender um aumento de demanda.

III.      Prestação de serviços de hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos (…)

Conforme descrito na lei.

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Pequenas Empresas Que Podem Oferecer Serviços

As pequenas empresas estão cada vez mais competitivas e as pesquisas mostram que as grandes empresas passaram a contratar serviços das empresas de menor port, mas qual o segredo para oferecer trabalhos para outras empresas, sendo uma empresa pequena?

O caminho das pedras com certeza é a capacitação profissional, capacitação técnica e gerencial. As empresas investem em equipamentos, divulgação e não sai do lugar, o que falta é a qualificação profissional para lidar com um mercado competitivo.

Vai dar lucro?

Portanto, é preciso capacitar pessoas, criar uma cultura de qualidade oferecida e pesquisar oportunidades de mercados, continuar crescendo e buscando oferecer da melhor forma possível os serviços que pertencem a seu ramo de negócios.

Valor Percebido Pelos Serviços Prestados

O conceito de valor não é algo simples tanto para produtos como serviços, por isso, um serviço com valor agregado será determinado pelo grau de satisfação do cliente e retorno ao serviço oferecido.

Ou seja, o que faz um serviço ser diferente do outro, valor significa a diferença entre benefício oferecido e o custo envolvido.

Um serviço com valor agregado para clientes significa não só o preço baixo para o serviço oferecido como também os benefícios obtidos na transação.

O valor percebido possui a seguinte equação:

  • Benefícios percebidos/esforço percebido.

Os benefícios percebidos consistem em:

    • Ser confiável;
    • Possuir rapidez no atendimento;
    • Possuir infraestrutura com conforto;
  • Cortesia e atenção ao cliente.

Já os esforços realizados pelos clientes podem ser:

    • Tempo gasto;
    • Custo com a locomoção;
  • Preço adicional e outros fatores considerados como esforços.

Sobre valor oferecido é necessário ressaltar que existem diversas visões para se oferecer um serviço de qualidade, pois existe a visão do cliente, a visão do fornecedor e a visão do vendedor.

Atendimento

Como vimos acima entre as características dos serviços está o fato de que o desenvolvimento do serviço é complexo, que depende também do consumidor, onde o chamado “momento da verdade” em que o cliente foi atendido gera complexidade quanto a análise do serviço, isso porque os serviços constituem uma experiência intangível e perecível.

Contudo, se um cliente julga que foi mal atendido essa percepção irá perdurar de maneira negativa. Por isso, a maior preocupação para quem oferece serviços é com o atendimento.

Portanto, as empresas que oferecem serviço devem treinar seus colaboradores e realizar junto aos clientes pesquisas que identifiquem:

    • Comentários dos clientes.
    • Percepção do cliente quanto a valorização de sua compra.
  • Banco de dados que contem experiências de clientes, necessidades e experiências.

Marketing de Relacionamento

Com certeza vender para empresas é uma questão que requer competitividade, aprendizado constante sobre como atender as necessidades e expectativas da empresa X clientes o que requer um eficiente marketing de relacionamento.

O conceito de marketing de relacionamento é bem recente surgiu nos anos 90 com o despertar para o fato de que os clientes são diferentes e por isso, suas necessidades são também diferentes.

Empresas que possuem a preocupação em manter um marketing de relacionamento são aquelas que acompanham a satisfação dos clientes e ainda diagnosticam erros que estão no processo de serviço oferecido.

O marketing de relacionamento existe para ser uma vantagem competitiva, porque o que adianta investir em um marketing de relacionamento sem análise do serviço oferecido.

Sabendo que o marketing de relacionamento deve ser uma ferramenta hábil para que o atendimento seja desenvolvido em longo prazo e de forma estratégica. Portanto, é uma ferramenta para detectar fatores de satisfação e também de erros no oferecimento de serviços.

Serviços Oferecidos Pela Internet

A internet tornou-se um recurso popular não só para veicular informação, como também para se realizar bons negócios, uma prova disso são os produtos vendidos pela internet.

E como se não bastasse diversos serviços também obtêm sucesso sendo vendidos pela internet.

Serviços como: imobiliários, textos eletrônicos, digitalização, vídeos online, criação de mídias, consultorias, redes sociais para profissionais de diversos ramos e até para relacionamentos interpessoais.

Gostou do Texto? Pronto Para Oferecer Serviços? Boa Sorte!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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