O Ponto Comercial – Como escolher e cuidados

O Ponto Comercial - Como escolher e cuidadosAo decidir montar um negócio, um dos aspectos mais importantes para o sucesso ou não da empresa é a escolha do ponto comercial. Para isso é essencial que conheça a importância desta etapa.

Por que o ponto comercial é tão importante para o seu negócio?

Um ponto comercial ideal atrairá grande clientela para a sua empresa e será uma forma de divulgação gratuita e constante do seu negócio.

Se bem localizado, ele pode atrair clientes naturalmente, sem que você tenha que fazer grandes esforços. Além disso, se não estiver bem localizado, até mesmo os clientes mais fiéis procurarão um concorrente com um ponto comercial melhor localizado.

Veja o ponto comercial como um cartão de visitas de sua empresa, que podem atrair ou não novos clientes.

Como escolher o melhor ponto comercial

Existem diversas formas de escolher o melhor ponto comercial para o seu negócio. Para isso, algumas dicas são importantes no momento desta decisão. Entre as principais estão:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

1. Analise o seu negócio

Independente do seu ramo ou segmento, a análise do negócio e vai definir qual a melhor localização para o seu ponto comercial. É preciso estar perto do seu público-alvo e para isso é necessário saber qual é este público.

Uma pesquisa de mercado bem feita poderá te dar todas as respostas. Verifique quais serão os seus principais clientes e veja quais os hábitos de compra dos mesmos. Se eles costumam frequentar uma certa região ou então preferem fazer compras no shopping, você deverá estar no shopping ou perto desta região. Já se os hábitos não são de compras no shopping, você deverá estar na rua.

Definindo a região ou o local mais propício entre shopping e rua, você poderá analisar outros fatores importantes para a escolha do seu ponto comercial.

2. Pesquise várias opções

Após saber a melhor região e se o seu ponto comercial vai estar na rua ou no shopping, você deve pesquisar quais as opções disponíveis dentro de suas necessidades.

Jamais olhe somente um ponto comercial antes de fazer esta escolha, pois você pode perder grandes chances de conseguir um ponto comercial muito melhor.

Vários os fatores podem influenciar nesta decisão:

Concorrência: verifique como é a concorrência do local em relação ao seu tipo de negócio. Para isso, veja se há concorrentes diretos ou indiretos que possam representar algum tipo de ameaça à sua empresa.

Lugares onde não há muitas concorrentes são as melhores opções para o seu ponto comercial.

Fluxo de pessoas: locais onde o fluxo de pessoas é maior apresentam mais chances de atrair clientes que estão passando por ali. Porém, você deve analisar o público que costuma frequentar aquele local, pois se não for o seu público-alvo, não trará nenhum benefício ao seu negócio.

Atratividade: existem locais que são mais atrativos do que outros, seja devido a uma fachada maior ou então por uma pintura diferente. Locais que chamam mais a atenção do público podem atrair o interesse das pessoas mais do que um ponto comercial que não possua nenhum tipo de atratividade. Observem sempre os mínimos detalhes antes de escolher o seu ponto comercial ideal.

Espaço: faça uma comparação entre o espaço disponível em cada ponto comercial visitado, pois isto pode influenciar na disposição dos seus produtos. Tente visualizar em cada visita como ficariam expostos os seus produtos naquele local é vá mentalizando em qual deles ficariam melhor.

Preço: o preço também é um fator de influência na escolha do seu ponto comercial ideal, já que podem representar uma despesa fixa para o seu negócio e qualquer economia que possa fazer já ajudará nos lucros da empresa. Lógico que devem ser levados em consideração todos os aspectos que elevam esse ponto comercial a ter esse preço maior ou menor do que os demais.

3. Repare na higiene do local

Um fator que muitas vezes passa despercebido quando você vai escolher um ponto comercial é a questão da higiene do local.

Você deve estar atento se o material utilizado na construção do local está de acordo com as necessidades do seu negócio. Este fator deve ser observado ainda mais no caso do segmento de alimentação, já que deverá ter um cuidado redobrado para manter o ambiente limpo o tempo todo.

Paredes e pisos que sujam facilmente devem ser observados na hora de analisar o ponto comercial, pois de mandaram mais mão de obra de manutenção e limpeza.

4. Verifique a segurança

Todo ponto comercial deve estar adaptado de acordo com as normas de segurança para que evitem acidentes e também para o caso de acontecer possíveis tragédias.

Além de uma saída de emergência, o local deve ter um extintor de incêndio, bem como um acesso facilitado para pessoas portadoras de deficiência, o que mostra um ambiente mais responsável socialmente e também aberto a receber um maior público.

As documentações devem estar em dia e você pode pedir para verificar antes de assinar qualquer contrato.

Repare também quanto à segurança da região, ou seja, se possui e iluminação adequada ou grandes índices de roubo, pois isto também pode comprometer o sucesso e a segurança do seu negócio.

Cuidados ao escolher um ponto comercial

Mesmo seguindo todas as dicas anteriores na escolha do seu ponto comercial, é preciso sempre estar atento à alguns detalhes antes de tomar a decisão final.

Ler o contrato com toda a atenção necessária e, se possível, levar um advogado de confiança para te orientar neste momento é de extrema importância, visto que, depois de assinado o contrato, não tem como discordar de nenhuma parte que esteja nele.

Locais próximos a ponto de ônibus parecem ser muito bons já que possuem grande movimento, mas na realidade podem apresentar uma ameaça à segurança, pois deverá observar ainda mais o fluxo de pessoas na frente do local. Além disso, pessoas que passam na frente não conseguem ter visibilidade dos produtos expostos, o que compromete a divulgação natural.

Na dúvida, sempre pesquisa e um pouco mais antes de ter a certeza sobre qual ponto comercial é melhor para seu negócio, pois nunca é demais nesta hora.

3.00 avg. rating (69% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA