Nome Fantasia para o MEI (Microempreendedor Individual)

Por:

Nome Fantasia para o MEI (Microempreendedor Individual)São muitas as vantagens em se tornar um Microempreendedor Individual. Um deles são as vantagens financeiras, pois os MEI tributam menos impostos, mas ainda há vantagens econômicas, pois além dos microempreendedores individuais terem um sistema com vantagens simplificadas para leis trabalhistas e previdenciárias, eles também possuem vantagens sociais, podendo se filiar como Contribuinte Individual e receber benefícios quando necessário.

Apesar das vantagens se se tornar um microempreendedor individual, há algumas restrições como o fato de não poder registrar nome fantasia.

Se o microempreendedor individual criar alguma marca, novo processo de produção, produto ou tecnologia, o que deve ser feito é registrar a sua marca, invenção ou ideia inovadora no INPI(Instituto Nacional de Propriedade Industrial). O registro será do produto e não do microempreendedor individual que não poderá registrar nome fantasia.

Somente empresas maiores poderão se registrar com nome fantasia, lembrando que há uma diferença entre nome fantasia e nome comercial.
O nome fantasia é um nome que lembra o que a empresa oferece, seja produto ou serviço, e o nome comercial é o nome escolhido para registro junto à Junta Comercial do Estado.

Também há o fato de que o nome fantasia tem por razão ser um objetivo mercadológico, pois é escolhido justamente para fazer parte da lembrança dos consumidores e por isso deverá ser escolhido estrategicamente por um motivo de marketing.

Mesmo que o microempreendedor individual não possa registrar nome fantasia na Junta Comercial, como é permitido para os demais tipos de empresas, poderá divulgar seus serviços  utilizando identidade visual e personalidade comercial da sua escolha.

O nome fantasia poderá ser escolhido para divulgação e conhecimentos de produtos e serviços de microempresários individuais.

Dicas para o microempreendedor individual escolher o nome fantasia

Segue algumas dicas para escolher o melhor nome fantasia:

•    Certifique-se de que o nome é exclusivo e assim não será acusado de cópia.
•    O nome fantasia deverá se identificar com o produto ou serviço, lembrando exatamente o que eles oferecem.
•    Pense em seu público-alvo na hora de escolher um nome fantasia que seja de bom gosto para a idade, sexo e características culturais do público.
•    O nome fantasia poderá também estar ligado às necessidades que os produtos/serviços buscam atender.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

•  Escolha nomes que lembrem os benefícios e qualidade deos produtos/serviços ou ainda vantagens intrínsecas como preço,qualidade ,tradição.
•    O importante é que o nome sugira algo de positivo e nunca gere dúvida de tradução ou pronúncia. Se o nome for estrangeiro, que ele possa ser pequeno e de fácil pronúncia.
•    Prefira nomes que possam ser lembrados e que combinem com um slogan.
•    Tenha um slogan. Um bom slogan cria percepções,curiosidade e até certeza.

Dicas para o microempreendedor individual escolher um bom slogan

Para escolher um bom slogan:

-Considere que os slogans, na maioria das vezes, não ocupam espaço na mente dos consumidores, que já estão com acúmulo de tantas informações.

-Não use tantos trocadilhos que soam superficiais. Evite também slogans que são provocações com o concorrente.

-Se bem escolhido o slogan provocará a concorrência, mas esse não é o objetivo central: o objetivo deve ser sempre alertar os consumidores sobre os produtos e serviços oferecidos.

-O slogan deve também reverter situações que foram negativas no histórico de produtos/serviços, e ainda ter bom humor sem esquecer o bom senso.

-O importante é ter um slogan firme diante da concorrência e que não perca seu brilho com qualquer trocadilho que seja criado depois. Lembre-se de que a concorrência pode desmontar um slogan se ele não for inteligente.

Desta forma, o microempreendedor individual não pode ter um nome fantasia registrado, segundo a Legislação, mas poderá ter um nome fantasia para divulgar produtos/serviços.

Então use a criatividade e bom e escolha um nome fantasia e um slogan para passar para ao cliente uma percepação de qualidade,bom preço e bons serviços /produtos oferecidos para se tornar memorável para o consumidor.

É só aproveitar as vantagens de ser um microempreendedor individual e saber lidar com o nome fantasia.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


19 comments on “Nome Fantasia para o MEI (Microempreendedor Individual)
  1. Valderia Maciel disse:

    muito interessante as explicações!!!!

  2. Valderia Maciel disse:

    É um grande esclarecimento, sobre o microempreendedor

  3. Danusa Costa disse:

    Informações valiosas para quem busca conhecimento e esta iniciando uma empresa.

  4. mariana disse:

    Pois é gostei do que li, eslareceu algumas duvidas, mais preciso ainda de mais detalhes.

  5. jocemar lopes disse:

    muito bom…

  6. wagner mello camacho disse:

    MEI ainda não pode ter nome fantasia registrado, até que tal necessidade seja adequada ao portal do empreendedor, mas nada o impede de, ao criar sua marca para identificação junto ao público, registre-a imediatamente no INPI. Está correto? Quem não concordar é só dar uma olhada no roteiro de registro do INPI, no item documentos a serem apresentados consta BEM CLARO: CERTIFICADO DE MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. SUPONHO EU QUE ESTÁ ATUALIZADO.

  7. wagner mello camacho disse:

    Até porque, o objetivo do MEI é crescer. Assim sendo, ao ultrapassar os limites legais, fará as alterações e já terá seu nome fantasia resguardado.

  8. clarice rosa de sa disse:

    Gostei das explicações e obrigada pela ajuda, é importante para nós que ainda não temos experiência, continuem assim…grata.

  9. Débora disse:

    Era realmente o que eu estava procurando.
    Muito esclarecedoras suas informações.
    Foi de grande ajuda.
    Grata.

  10. Valter disse:

    Boa tarde, gostaria de saber como abrir uma empresa de vendas de publicidade, o que precisa e como fazer para conseguir cadastrar.

  11. janilda valiente disse:

    Gostaria de receber uma lista de nome fantasia p/ minha fábrica de fraldas. Obrigado.

  12. Gustavo disse:

    Andei pesquisando e vi que é possível sim ter nome fantasia no MEI, deem uma lida aqui: http://www.contabeis.com.br/forum/topicos/51815/nome-fantasia-mei/

  13. luiz Antonio disse:

    que tipo de slogan devo usar para uma loja de fotográfica???

  14. souza disse:

    Alguém sabe se na nota fiscal pode conter o nome da marca no lugar do nome fantasia para o MEI?Obrigado

  15. Dilson J. Wosniak disse:

    Olá, gostaria de saber como abrir uma empresa de vendas de publicidade, o que precisa e como fazer para conseguir cadastrar no Micro Empreendedor Individual.

    Desde já agradeço.

  16. limpejax disse:

    ola gostaria de saber, como faço para fazer uma planilha de custo, para limpeza pós obra.

  17. Ricardo Vieira disse:

    Olá, ouvi falar de um site que está em fase de implantação que o MEI pode vender seus produtos e serviços na internet.

  18. Gislene Santos Silva disse:

    Ola boa noite! faço instalação de TV parabólica,e conversor digital.Pretendendo montar uma loja de antenas e artigos para televisão com minha esposa mas não estamos conseguindo escolher um nome fantasia. Para loja,sera que podem nos dar uma ideia.Desde já ficamos gratos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!