Nome Fantasia Para o MEI (Microempreendedor Individual)

Nome Fantasia Para o MEI
Nome Fantasia Para o MEI (Microempreendedor Individual)

São muitas as vantagens em se tornar um Microempreendedor Individual. Um deles são as vantagens financeiras, pois os MEI tributam menos impostos, mas ainda há vantagens econômicas, pois além dos microempreendedores individuais terem um sistema com vantagens simplificadas para leis trabalhistas e previdenciárias, eles também possuem vantagens sociais, podendo se filiar como Contribuinte Individual e receber benefícios quando necessário.

Apesar das vantagens se se tornar um microempreendedor individual, há algumas restrições como o fato de não poder registrar nome fantasia.

Se o microempreendedor individual criar alguma marca, novo processo de produção, produto ou tecnologia, o que deve ser feito é registrar a sua marca, invenção ou ideia inovadora no INPI(Instituto Nacional de Propriedade Industrial). O registro será do produto e não do microempreendedor individual que não poderá registrar nome fantasia.

Somente empresas maiores poderão se registrar com nome fantasia, lembrando que há uma diferença entre nome fantasia e nome comercial.
O nome fantasia é um nome que lembra o que a empresa oferece, seja produto ou serviço, e o nome comercial é o nome escolhido para registro junto à Junta Comercial do Estado.

Também há o fato de que o nome fantasia tem por razão ser um objetivo mercadológico, pois é escolhido justamente para fazer parte da lembrança dos consumidores e por isso deverá ser escolhido estrategicamente por um motivo de marketing.

► DICA IMPORTANTE!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias em um chute!


Mesmo que o microempreendedor individual não possa registrar nome fantasia na Junta Comercial, como é permitido para os demais tipos de empresas, poderá divulgar seus serviços  utilizando identidade visual e personalidade comercial da sua escolha.

O nome fantasia poderá ser escolhido para divulgação e conhecimentos de produtos e serviços de microempresários individuais. Descubra aqui tipos de empresários.

Dicas Para o Microempreendedor Individual Escolher o Nome Fantasia

Segue algumas dicas para escolher o melhor nome fantasia:

•    Certifique-se de que o nome é exclusivo e assim não será acusado de cópia.
•    O nome fantasia deverá se identificar com o produto ou serviço, lembrando exatamente o que eles oferecem.
•    Pense em seu público-alvo na hora de escolher um nome fantasia que seja de bom gosto para a idade, sexo e características culturais do público.
•    O nome fantasia poderá também estar ligado às necessidades que os produtos/serviços buscam atender.

•  Escolha nomes que lembrem os benefícios e qualidade dos produtos/serviços ou ainda vantagens intrínsecas como preço, qualidade, tradição.
•    O importante é que o nome sugira algo de positivo e nunca gere dúvida de tradução ou pronúncia. Se o nome for estrangeiro, que ele possa ser pequeno e de fácil pronúncia.
•    Prefira nomes que possam ser lembrados e que combinem com um slogan.
•    Tenha um slogan. Um bom slogan cria percepções, curiosidade e até certeza.

Dicas Para o Microempreendedor Individual Escolher um Bom Slogan

Para escolher um bom slogan:

-Considere que os slogans, na maioria das vezes, não ocupam espaço na mente dos consumidores, que já estão com acúmulo de tantas informações.

-Não use tantos trocadilhos que soam superficiais. Evite também slogans que são provocações com o concorrente.

-Se bem escolhido o slogan provocará a concorrência, mas esse não é o objetivo central: o objetivo deve ser sempre alertar os consumidores sobre os produtos e serviços oferecidos.

-O slogan deve também reverter situações que foram negativas no histórico de produtos/serviços, e ainda ter bom humor sem esquecer o bom senso.

-O importante é ter um slogan firme diante da concorrência e que não perca seu brilho com qualquer trocadilho que seja criado depois. Lembre-se de que a concorrência pode desmontar um slogan se ele não for inteligente.

Desta forma, o microempreendedor individual não pode ter um nome fantasia registrado, segundo a Legislação, mas poderá ter um nome fantasia para divulgar produtos/serviços.

Então use a criatividade e bom e escolha um nome fantasia e um slogan para passar para ao cliente uma percepção de qualidade, bom preço e bons serviços /produtos oferecidos para se tornar memorável para o consumidor.

É só aproveitar as vantagens de ser um microempreendedor individual e saber lidar com o nome fantasia. Veja aqui frases empreendedoras.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

22 COMENTÁRIOS

  1. MEI ainda não pode ter nome fantasia registrado, até que tal necessidade seja adequada ao portal do empreendedor, mas nada o impede de, ao criar sua marca para identificação junto ao público, registre-a imediatamente no INPI. Está correto? Quem não concordar é só dar uma olhada no roteiro de registro do INPI, no item documentos a serem apresentados consta BEM CLARO: CERTIFICADO DE MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. SUPONHO EU QUE ESTÁ ATUALIZADO.

  2. Até porque, o objetivo do MEI é crescer. Assim sendo, ao ultrapassar os limites legais, fará as alterações e já terá seu nome fantasia resguardado.

  3. Gostei das explicações e obrigada pela ajuda, é importante para nós que ainda não temos experiência, continuem assim…grata.

  4. Olá, gostaria de saber como abrir uma empresa de vendas de publicidade, o que precisa e como fazer para conseguir cadastrar no Micro Empreendedor Individual.

    Desde já agradeço.

  5. Ola boa noite! faço instalação de TV parabólica,e conversor digital.Pretendendo montar uma loja de antenas e artigos para televisão com minha esposa mas não estamos conseguindo escolher um nome fantasia. Para loja,sera que podem nos dar uma ideia.Desde já ficamos gratos.

  6. Bom dia excelente artigo já tem um tempão que desejo ser MEI para vender objetos de madeira online e trabalhar nas ruas vendendo num carro.A minha duvida é sobre a licença para vender assim na rua como eh obtida?

  7. Se eu tenho MEI e um amigo meu também tem um MEI na mesma atividade e estabelecimento, poderia colocar um nome comercial único para nós dois no mesmo prédio, como se fossemos sócios?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.