Micro Empreendedor Individual MEI

Micro Empreendedor Individual MEI
Micro Empreendedor Individual MEI

Uma excelente alternativa para quem deseja iniciar um negócio a partir de casa ou um micro empreendimento é o chamado MEI – Micro Empreendedor Individual.
O programa foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de diminuir a informalidade e aumentar arrecadação para o INSS, uma vez que o valor pago mensal é destinado à previdência social e o empreendedor ganha status de segurado pela previdência, diminuindo o investimento inicial.

Para se enquadrar no programa é preciso que a futura empresa tenha faturamento bruto máximo de R$ 3.000,00 (três mil reais) por mês e consultar no site do Portal do Empreendedor se a atividade pode ser enquadrada como MEI. Antes de optar pelo MEI é preciso analisar o potencial de crescimento da empresa, pois se o faturamento ultrapassar o previsto de R$ 36.000,00 (trinta e seis mil) anual há hipóteses em que o empreendedor terá que fazer o pagamento retroativo utilizando para o cálculo o simples nacional e passando a se enquadrar nesta modalidade para pagamento dos tributos.

Outra vantagem do MEI é que a empresa não precisará de um contador, sendo o empreendedor o responsável pelos documentos fiscais da empresa, que são bastante simplificados.

Para maiores informações ou para registrar sua empresa como MEI – Micro Empreendedor Individual consulte a área de perguntas e respostas do Portal do Empreendedor.

Qualquer Dúvida Deixe um Comentário Abaixo.

Micro Empreendedor Individual MEI
1 voto, nota média 5.00 ou 91% de avaliação

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

58 COMENTÁRIOS

    • Você pode criar normalmente seu ecommerce. É preciso verificar no site do Portal do Empreendedorl se a atividade se enquadra no programa Empreendedor Individual. Caso contrário você deverá procurar um contador.

  1. Cadastrei meu pai como mei em Minas Gerais mas não estamos conseguindo emitir nota fiscal avulsa, difícil obter informações a respeito na secretaria de fazenda por telefone, só pessoalmente.

  2. oi entao eu sou nova mas ja gostaria de pensar no meu futuro por isto eu gostaria de um grande conselho estou em duvida do que vou abrir e como abrir, o que precisa em termos de documentaçao. Entao, pensei em um bar com musicas ao vivo final de semana, uma cafeteria, um mini mercado ou em um sex shop, mas eu gostaria de abrir algo que nao custasse muito, algo que eu poderia ver resultado no decorer do tempo.

    obrigada pela atençao

    • Olá Tadeu;

      Para saber os encargos extamente é preciso procurar no site do Portal do Empreendedor para verificar se esta atividade se enquadra no programa do MEI (Micro Empreendedor Individual). Mesmo se enquadrando sua receita bruta provavelmente ultrapassaria 3mil reais por mês. Neste caso seria preciso abrir uma empresa limitada mesmo. Para isto procure um contador da sua região, pois os custos vão variar de um lugar para outro e ainda de um contador para outro.

  3. INSTALADOR E REPARADOR DE SISTEMAS CENTRAIS DE AR CONDICIONADO, DE VENTILAÇÃO E REFRIGERAÇÃO.

    Esse profissional está la no site, mas eu gostaria de trabalhar instalando ar split, poderia me enquadrar nessa categoria de MEI?

    • Olá Osmar,

      Acredito que não haveria problema. Até empresas registradas como limitadas, às vezes, tem estas pequenas divergências de nomenclatura.

  4. Olá,eu sou cabeleleira, tenho um salão em minha casa e gostaria de saber como faço para participar do MEI?
    Gostaria muito de participar!
    Obrigada.
    Att.: Lilian do Nacimento.

    • Olá Lilian;

      Basta verificar na internet no site do Empreendedor Indidual se a atividade de cabeleireira se enquadra no MEI, verificar se no local é permitido funcionar um salão de beleza (verifique na prefeitura) e fazer o registro no próprio site do Empreendedor Individual.

  5. Olá , optei pelo MEI e vou utilizar um ponto comercial fixo e preciso de nome fantasia e nota fiscal de serviços, estive no SEBRAE,RECEITA FEDERAL e não consegui pois alegam que tenho que pagar um contador, isso procede?

    • Olá Guimarães;

      No registro como MEI você mesmo pode preparar os documentos e fazer a declaração anual, por outro lado, caso o empreendedor tenha alguma dificuldade aí sim ele deve procurar um contador. Segundo informação obtida na junta comercial e ratificada na receita federal, no MEI não é possível cadastrar nome fantasia. Espero ter ajudado. Boa sorte.

  6. tenho uma sorveteria e quero legaliza mas gostaria de sabe se vou ter que paga algo ou depois de legalizada sou obg a emiti nota e como faço para declara renda obg

  7. Olá gostaria de abrir uma loja de artigos esportivos mas em um local seguro e de bom movimento. Gostaria de saber quanto custa em media um aluguel de loja em supermercado? Por favor aguardo respostas….

  8. Estou com um projeto na faculdade’
    De uma empresa fantasia, e preciso de
    – documentação de abertura da empresa
    Alguem pode me mandar um modelo ?
    Obrigada.

  9. Oi boa tarde, gostaria de saber, quanto q vou gastar para abrir uma micro empresa. qual o primeiro passo q devo fazer??? estou totalmente perdida…
    aguardo resposta.

  10. Tenho montado uma oficina de funilaria e pintura gostaria de saber se quem tem nome negativado pode abrir como micro emprededor gostaria de legalizala e tentar fazer tudo certo.

  11. Ola amigos(as), Gostaria de saber como faço para legalizar o meu site para emitir nota fiscal, pois ele é apenas virtual e não tenho ponto físico. vendo alguns produtos importados da China. Nesse caso qual seria a atividade ou ramo para minha empresa virtual?

  12. Boa Tarde.

    Eu e meu Marido queremos abrir uma loja de roupas e acessorios no Rio de Janeiro-RJ. O que fazemos para não termos muito gasto, é nosso primeiro negócio?

  13. Gostaria de ter uma loja virtual de calçados infantis, mas não sei nem por onde começar o que devo fazer. Não estou falando da fase de constituição legal da empresa e nem da loja virtual em si, mas sim de onde comprar os produtos, preço para venda, essas coisas. Vocês também orientam nessa parte?

  14. Sou microempreendedora e estou com uma dúvida: como meu negócio é artesanato, tenho um faturamento bem abaixo do permitido mensalmente, mas quando chega no final de ano as vendas e encomendas ultrapassam o valor mensal quase o dobro, mas o faturamento anual nunca é superior aos 36.000,00 permitido, como resolver este caso?

  15. Olá, vou trabalhar em dois centros cultuarias ministrando aulas de pintura em tela, mas me pediram para ser um microempreendedor. Como faço?

    Aguardo retorno, desde já agradeço,

    Cristina

  16. olá! bom eu sou vendedora de calçados autônoma,e vendo calçados importados também,porém eu não tenho o RADAR,e gostaria muito de saber se eu posso abrir uma pequena empresa,e sendo um pequeno empreendedor eu tenho chances de conseguir o radar…muito obrigada! aguardo resposta

  17. Eu cuido de dez crianças na minha casa já tem 2 anos e agora eu gostaria de transformar em uma creche pq a procura está grande. Mas quero saber qual a documentação que eu necessito e se fica muito caro.
    Muito obg, fico aguardando resposta.

  18. Estou com um projeto de abrir uma área de Camping/Pousada, no Jalapão, para atendimento a turistas, pois o fluxo de turistas é muto grande nessa região, onde falta este prestador de serviços, na área de hospedagem e alimentação. pretendo iniciar com uma área de Camping onde costruirei 35 chalés de 2 dormitórios cada um. Onde eu me enquadro pra abrir a minha empresa?

  19. penso em abri um negocio quer dizer uma pequena empresa de passageiro terrestre so que sao quatro pessoas trez irmao e uma colega de trabalho o que devemos fazer em primeiro lugar

  20. ola preciso muito da sua ajuda .
    trabalho com estamparia de brinde ,como camisetas e caneca perssonalisadas .posso mim cadastrar como impreemdedor individual ?muito obrigado

  21. Boa noite, eu já sou cadastrado no MEI, e estou usando meu idereço residencial, eu gostaria de abri uma loja, trabalho como instalaçao de equipamentos de segurança. Tem algum problema eu só alterar o endereço? O que tenho q fazer?

  22. eu trabalho com transpote de cargas tenho uma kombi ano 2011 preciso comprar uma van,da fiat que E uma ducato multi como eu faco para adquerir um enprestimo para comprar este carro com juros mas baixo

  23. eu trabLHO EM UM RESTAURANTE DE CARTEIRA ASSINADA EU POSSO FAZER O MEI para registra uma oficina de automoveis de passeio em meu nome como propietaria isso nao teria problema com o outro meu emprego de carteira assinada

DEIXE UMA RESPOSTA