Empresa Individual – Conheça Tudo Sobre o Assunto

Empresa individual

Uma das formas mais comuns de começar um negócio é através da empresa individual. Conheça mais sobre ela.

Você cansou de ser um assalariado, ganhar pouco e ver o seu dinheiro acabar depois de pagar as contas do mês? É essa a vida que você quer para sempre? Se a resposta for não, então está mais do que na hora de sair da zona de conforto, ir atrás dos seus objetivos e mudar tudo aquilo que não te faz feliz e, principalmente, tornar-se realizado profissionalmente.

Que tal abrir o seu próprio negócio e transformar a sua vida de uma vez por todas? Bom, definitivamente, esta não é uma tarefa fácil, mas se você se empenhar ao máximo, com certeza perceberá que no final tudo vai valer à pena.

Ao decidir empreender, a primeira coisa a se fazer é escolher o modelo de empresa que será aberto. Quem tem habilidade de sobra e uma reserva de dinheiro pode investir em uma empresa individual, que dispensa a necessidade de sócios.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Antes de montar uma empresa, sugiro que você conheça os erros mais comuns cometidos por quem está iniciando nesse ramo, até para evitar que você quebre seu negócio antes mesmo de negociar. Por isso, confira nosso texto sobre 5 erros cometidos pelos empreendedores de primeira viagem.

Abrir uma empresa individual é um processo relativamente burocrático, sendo preciso entender todas as etapas para evitar passar por transtornos que podem atrasar o andamento do seu negócio.

Você já deve ter uma noção de como as coisas são. Abrir um negócio, seja ele uma clinica de estética de animais ou um restaurante, ambos exigem uma série de burocracia, papéis e etapas a serem seguidas. Pior que isso é o fato de que, caso você faça “erroneamente”, além de perder dinheiro, provavelmente demorará cerca de 3x mais para conseguir iniciar os trabalhos.

Para facilitar a abertura da sua empresa, reunimos as informações mais importantes sobre empresa individual, o que facilitará o seu trajeto na realização desse sonho, confira!

O que é Empresa Individual?

A empresa individual é uma modalidade de empresa, que como o próprio nome diz, o empresário atua sozinho e a registra no seu próprio nome de pessoa física, sem o acompanhamento de sócios ou demais investidores que possam obter parte das suas ações. Este modelo de empresa é um dos mais adotados por quem está ingressando no mundo dos negócios ou tem um empreendimento de pequeno porte.

Veja algumas ideias de negócios com pouco investimento, quem sabe nelas não esteja a sua tão sonhada independência financeira?

Além disso, é importante ressaltar que a empresa individual é dividida em duas categorias, que são a de responsabilidade ilimitada e a limitada, sendo que cada uma delas tem as suas particularidades e exige um processo de abertura diferente.

Modalidades de Empresa Individual

Conforme já foi dito, tem-se uma divisão em dois tipos de empresa individual, duas categorias. Em primeiro lugar está a empresa individual LTDA, em que o empresário atua sozinho nas suas atividades, fazendo o seu registro como pessoa física.

Nessa categoria é possível obter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), obter empréstimos em nome da empresa, abrir conta bancária de pessoa jurídica, prestar serviços para as organizações do governo e participar de concorrências para comercializar mercadorias. Ou seja, é possível fazer praticamente tudo.

Neste caso, a empresa individual de responsabilidade ilimitada só pode ter um faturamento anual de R$ 360.000,00 reais, caso este valor seja ultrapassado, o empresário será penalizado, tendo que arcar com as multas que irão incidir sobre o seu negócio, além de ser necessário recolher os impostos do regime de tributação Simples Nacional.

É importante frisarmos que existem alguns negócios previamente estipulados que podem ou não ser de empresa individual, porém, a maioria pode. Ou seja, sua empresa individual de responsabilidade ilimitada pode ser desde uma lanchonete até uma empresa de jardinagem.

Já a empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), caracteriza-se por trazer mais segurança ao empresário, permitindo que ele possa criar uma empresa sozinho e ter a oportunidade de continuar protegendo o seu patrimônio pessoal. Isso acontece porque na nesta modalidade, o empreendedor só responde pelo valor do capital social integralizado na empresa, em que a quantia mínima seja de cem vezes o valor do salário mínimo atual.

Um dos principais benefícios da empresa de responsabilidade limitada é o fato de o empresário ser solidário somente com o valor do capital social da empresa, o que impede que os seus bens sejam tomados para arcar com possíveis dívidas adquiridas e que não foram pagas.

É importante salientar que existe no direito empresarial a chamada despersonificação da pessoa jurídica, o que abre a possibilidade de executar os bens particulares da pessoa. Contudo, a possibilidade é bem restrita, sendo exigidos uma série de requisitos.

Como Abrir Uma Empresa Individual

Você está decidido a montar o seu negócio próprio? Para isso será preciso tomar conhecimento de todos os processos que serão necessários para começar a operar as suas atividades de forma regularizada e sem nenhum tipo de transtorno. Quer saber como fazer isso? Veja abaixo como abrir uma empresa individual.

1 – Analise se as Atividades Praticadas Pela Empresa são Permitidas

Para abrir a sua empresa individual é necessário analisar se a atividade que se pretende exercer se encaixa nas categorias permitidas para esta modalidade. Para obter esta resposta, basta entrar no portal da internet da Empresa Individual e consultar a lista disponível.

Algumas das atividades permitidas para registrar a sua empresa individual são comércio, fábricas de pequeno porte, entre outras. Caso a atividade do seu empreendimento não de encaixe nas opções estipuladas pelo governo, será necessário recorrer à outra modalidade de empresa.

Conheça algumas ideias geniais que podem fazer você abrir uma empresa individual e começar nessa nova fase de sua vida.

2 – Verifique a Viabilidade do Funcionamento da Empresa Individual no Local

A empresa individual será instalada em uma determinada região, não é mesmo? Porém, este processo não pode ser feito ao bel prazer do empresário. Primeiramente, faz-se um apontamento do local em que o empreendimento será aberto, mas, posteriormente tem-se que verificar a viabilidade do funcionamento dele neste espaço.

A consulta prévia pode ser feita através do site da prefeitura da sua cidade, bastando se cadastrar e, posteriormente, aguardar que os fiscais sejam enviados para analisar se a empresa pode ser instalada no lugar pretendido, bem como se estará segura e não colocará em risco a segurança do meio ambiente e da população ao redor.

Veja alguns cuidados ao comprar um ponto comercial, isso pode evitar que entre em “problemas” desnecessários e perca dinheiro.

3 – Faça o Registro da Empresa Individual

O local em que a empresa será instalada foi aprovado? Muito bem, agora é o momento de fazer o registro da empresa individual, este processo é mais burocrático, logo será necessário ter o máximo de cautela para evitar possíveis transtornos, que por ventura poderiam exigir que as etapas fossem refeitas.

Para fazer o registro da sua empresa, entre no portal da Empresa Individual e faça a solicitação do seu cadastro, preencha todas as informações solicitadas, bem como CPF, Identidade, número do recibo da Declaração de Imposto de Renda ou do título de eleitor, além de um comprovante de residência.

Feito isso, basta concluir o cadastro, aguardar a confirmação de recebimento dos dados e imprimir o documento de solicitação. Com este documento em mãos, vá até a Associação Comercial da prefeitura da sua cidade e faça o cadastro formal da empresa individual.

4 – Finalização do Processo de Cadastro da Empresa Individual

Ao optar por abrir uma empresa individual, saiba que esta modalidade não tem contrato social. Sendo assim, é preciso finalizar o processo de cadastro da empresa fazendo a retirada do CCMEI (Certificado de Condição de MEI) e o Cartão de CNPJ, que são os únicos documentos que comprovam que o negócio foi devidamente regulamentado.

Os documentos que comprovam o registro da empresa individual são liberados após a aprovação da Associação Comercial. A partir daí, toda a documentação do registro será disponibilizada no site da Receita Federal, sendo preciso imprimi-la e guardar com segurança.

5 – Análise da Estrutura e Fiscalização da Empresa Individual

O processo de abertura da empresa individual não termina quando o cadastro é efetuado. Após esta etapa, a empresa individual ainda será submetida a uma análise da estrutura e fiscalização da prefeitura da região, que tem como objetivo verificar se a empresa tem as condições necessárias para colocar as suas atividades em prática.

Primeiramente, os fiscais da prefeitura irão se incumbir de analisar a estrutura física da empresa, apontando tópicos como: oferecimento de serviços de risco para a população? Futuros clientes? Intervenção da arquitetura da região?

Por fim, também será verificado se a empresa individual está devidamente adaptada para desenvolver os serviços a que se propõe e se isso não será prejudicial para nenhuma das partes envolvidas na relação de compra e venda, além de quem habita nas proximidades.

Pensando em Montar sua Empresa Individual? Conte-nos suas Dificuldades.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA