Documentos para abrir uma empresa

Por:

Documentos para abrir uma empresaAbrir uma empresa requer não apenas capital inicial para investimento, mas todo um preparo burocrático, e estamos falando da parte jurídica do processo. Antes de abrir as portas de um novo negócio é preciso pensar também no empreendimento legalizado, o que requer algumas medidas que envolvem custos e dinheiro para retirar todos os documentos legais.

Estar com a documentação de uma empresa em dia só traz vantagens ao empreendedor. Ele pode conseguir financiamentos em bancos, comprar mercadorias parceladas, possuir cartão de crédito na empresa, entre outras vantagens que pode ajudar o empreendedor a alavancar o seu negócio.

Se você quiser conferir também um passos para abrir uma empresa, poderá encontrar aqui.

Para quem não conhece quais documentos para abrir uma empresa são necessários, veja a lista a seguir, com as funções e como podem ser solicitados os documentos.

Documentos para Abrir uma Empresa

CNPJ – o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o primeiro documento a ser solicitado pelo empresário. Contamos com uma identidade nacional para pessoa física que é o CPF e para pessoa jurídica este numero é o CNPJ.

O CNPJ é o cadastro da empresa no Ministério da Fazenda e Receita Federal, o qual fará com que ela exista nacionalmente. Ele é o responsável por provar de qual seguimentos o empreendimento faz parte e quais os impostos devidos a serem pagos. Sem um CNPJ, a empresa não existe de fato e é considerada ilegal.

Para tirar o CNPJ é preciso ir até a Receita Federal de sua cidade munido de identidade dos donos da empresa original e cópia, CPF, comprovante de residência, endereço de onde a empresa vai funcionar e contrato social. A taxa varia de acordo com a época do ano e também o seguimento do empreendimento e deve ser paga no ato da inscrição.

Contrato social – este documento, na verdade, é uma base e só será usado uma vez que é par ao registro do CNPJ. Este é um acordo firmado entre os donos da empresa informando quem são os donos, capital inicial da empresa, o nome da empresa de registro e quanto de poder em ações e o que cada um faz na empresa.

Deve ser elaborado por um advogado, registrado em cartório, estar em posse de todos os sócios e assinado pelos donos da empresa e mais duas testemunhas e um advogado.

Registro na junta comercial – se você é um fabricante de produto ou prestador de serviços é, por consequência, um comercial e precisa estar registrado na junta comercial de sua cidade. Esse é um cadastro apenas para comerciantes que desejam abrir uma empresa para que sejam pagos os impostos devidos e que os espaços possam estar em dia e funcionem regularmente sem danos ao Estado e também aos consumidores. Há fiscalização e é cobrada uma taxa anual para se manter o registro.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Quer saber sobre como abrir uma empresa? Veja o artigo: como montar seu próprio negócio

Para isso é preciso ir pessoalmente até o órgão postando em mãos o contrato social, os documentos dos donos da empresa com xerox autenticado em cartório e comprovante de endereço de onde o negócio irá funcionar.

Documentos para abrir uma empresa

Documentos para abrir uma empresa

Inscrição estadual – Todos os municípios do país precisam saber quantos e quais são os seus comerciantes e não apenas para dados estatísticos, mas também para que o empreendimento funcione corretamente e pague devidamente os seus impostos. Caso o estabelecimento não seja registrado, poderá ser multado e fechado.

Além de pagamento de taxa que varia de cidade para cidade, é preciso que se tenha em mãos, no ato do registro, uma cópia do contrato social da empresa, devidamente assinado e registrado em cartório, comprovante do endereço da empresa, documentos e comprovante de endereço dos sócios do empreendimento e pagamento da taxa.

Alvará da Prefeitura – a sua cidade também quer saber tudo o que funciona e cobrar os impostos devidos, pois é assim que ela consegue manter os estabelecimentos públicos funcionando. Cada cidade tem regras diferentes para abrir uma empresa, mas, no geral, se cobra registro na Receita Federal, contrato social da empresa e documentos dos donos.

Quando se tratam de órgãos governamentais, ou seja, prefeitura, estado e união, ligue antecipadamente para saber exatamente quais documentos para abrir uma empresa são necessários, afinal, pode mudar, e eles são, honestamente, MUITO CHATOS!

Bombeiros – as normas de segurança pedem que todos os pontos comerciais de uma cidade precisam cumprir as normas de segurança do espaço e isso quem faz são os bombeiros. É cobrada uma taxa de inscrição anual e uma vistoria será feita no espaço para que a autorização de funcionamento seja dada. A taxa de pagamento é anual.

Vigilância sanitária – as regras são mais duras para estabelecimentos que envolvem manuseio e armazenamento de alimentos, mas todas as empresas precisam de uma autorização da vigilância sanitária, a qual também cobra uma taxa base para funcionar, a ser paga anualmente.

As regras são mais rígidas na fiscalização, dependendo do que o empreendimento envolve no mercado, como é o caso de produtos inflamáveis, alimentos, itens perigosos para acidente, entre outros.

Lembrando que, caso você esteja interrado em como abrir uma empresa Ltda ou até mesmo abrir uma micro empresa individual, as normas e procedimentos para abrir empresa são os mesmos.

 

Agora não tem mais nenhuma dúvida de como abrir uma empresa simples? Esperamos ter ajudado com os documentos para abrir uma empresa!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

2 comentários sobre “Documentos para abrir uma empresa
  1. Moyses P. Santos disse:

    Parabens pela iniciativa. Conhecimento é algo para ser realmente difundido.

  2. Cristiane Rocha disse:

    Conhecimento é tudo, parabéns pela inciativa, dicas de grande importância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Chargeback: Cuidado Com as Vendas à Prazo
Chargeback: Cuidado Com as Vendas à Prazo...
O Chargeback é considerado um dos problemas enfre...
Como Abrir Uma Empresa MEI
Como Abrir Uma Empresa MEI...
Você decidiu abrir o seu negócio próprio e conqui...
Descubra o Que é Preciso Para Abrir Uma Empresa
Descubra o Que é Preciso Para Abrir Uma Empresa...
Você quer abrir uma empresa, mas ainda não sabe o...
O Ponto Comercial - Como escolher e cuidados
O Ponto Comercial - Como escolher e cuidados...
Ao decidir montar um negócio, um dos aspectos mais...
Como Abrir Uma Micro Empresa
Como Abrir Uma Micro Empresa...
Quem deseja se tornar um empreendedor precisa ent...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores