5 Passos de Sucesso Para Fazer Decoração de Salão de Beleza

Decoração de Salão de Beleza
A decoração de salão de beleza deve ser realizada observando a iluminação, cores, pinturas, móveis e exterior. Aprenda como decorar um salão de beleza e aumentar o fluxo de clientes com isso.

Quer aprender como fazer decoração de salão de beleza? Veja aqui todos os passos necessários para decorar um salão de beleza e comece já a decoração do seu!

A decoração de salão de beleza exige um estudo prévio, levando em consideração móveis, iluminação, pinturas, entre outros fatores, tudo para tornar o ambiente aconchegante e ao mesmo tempo trazer a personalidade desejada para o negócio.

Você acha que sabe tudo sobre o seu salão de beleza? Este é o erro mais comum encontrado em estabelecimentos da área, acreditar que sabe exatamente como fazer a decoração, mas, quando um profissional se depara, é um verdadeiro horror!

Tenha em mente que a decoração de salão de beleza adequada não é apenas questão estética, pelo contrário, ela está diretamente ligada ao aumento de lucratividade, fidelização de clientes, preço que você pode cobrar pelo serviço e muito mais!

Devido a esta importância da decoração, criamos este conteúdo exclusivo, voltado especialmente para quem deseja aprender como fazer decoração de salão de beleza. Confira!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Por Que a Decoração do Salão de Beleza Influi nos Lucros?

Talvez você esteja se perguntando por que a decoração de salão de beleza é tão importante. Essa é uma pergunta comum, mas a resposta parte de princípios neurológicos e inconscientes.

A utilização de cores corretamente podem influenciar o astral e ânimo da pessoa, fazendo com que ela se sinta mais empolgada ou mais calma, além disso, também influi para o cliente se sentir confortável ou desconfortável. E agora responda: você volta a um estabelecimento que não se sinta confortável? Tem um “sentimento ruim”?

Quer um exemplo claro? Quando você entra em um ambiente com uma cor muito vibrante, por exemplo, verde limão, você não se sente incomodado? Com vontade de sair do ambiente, ficar pouco tempo lá?

Outro fator são os móveis, os quais, além de ter de ser confortáveis, precisam estabelecer a combinação certa com a decoração. A quebra de harmonia pode causar desconforto, e você não deseja isso para seus clientes, concorda?

5 Passos de Sucesso Para Fazer Decoração de Salão de Beleza

Quando se pensa em decorar um salão de beleza, logo vem à mente as cores e móveis. Ótimo, realmente, estes pontos fazem parte da decoração e salão de beleza, porém, leigos não sabem da existência de muitas outras artimanhas que podem ser utilizadas ou, quando sabem, acabam por “desprezá-las”, gastando, inclusive, mais dinheiro com a compra de móveis para salão de beleza.

A decoração de salão de beleza possui 5 etapas:

  1. Pinturas e Cores;
  2. Móveis para decoração;
  3. Decoração com Acessórios;
  4. Iluminação do Salão de Beleza;
  5. Decoração de salão de beleza externa;

1- Pintura e Cores na Decoração de Salão de Beleza

Cores para decorar salão de beleza
Um dor fatores importantes ao decorar um salão de beleza, são as cores e pinturas, fundamentais para manter a harmonia da decoração de salão de beleza.

A pintura é, com certeza, a forma principal de decoração, com uma pintura feita erroneamente nada irá resolver, sejam móveis corretos, iluminação, quadros e por ai vai.

Como encontrar as cores certas? Quantas paredes pintar de uma cor X e utilizar destaque em outra? É, não é uma tarefa fácil, concordo!

A dica principal para não cometer erros grotescos nas cores é abster-se de “inventar moda”. O que desejamos falar com isso? Volte seus esforços para as cores neutras, menos “vibrantes”, raramente errará.

Quais são as cores neutras? Branco, bege, cinza, marrom claro e suas pequenas variáveis. Atualmente, tem-se utilizado bastante papéis de parede, realmente, é uma forma muito legal de decorar, mas lembre-se de não trazer algo vibrante demais em muitas paredes, o que se pode fazer é apenas um “contraste”.

Outra questão importante: como fazer o contraste correto? Caso erre, ficará desarmônico? Sim! Ficará desarmônico, por isso você deve utilizar a paleta de cores. Você encontrará diversas imagens no Google, a partir das quais encontrará as cores “correspondentes” e que podem ser utilizadas sem “problemas”.

2- Utilização de Móveis na Decoração de Salão de Beleza

decoracao-salao-beleza-cores
Ao decorar um salão de beleza, capriche nos móveis, eles criam uma identidade especifica na decoração do salão de beleza.

Os móveis de um salão de beleza merecem uma atenção especial, isso porque em um salão de beleza você terá móveis mais específicos, como é o caso da cadeira de cabeleireiro, balcão, lavador, mesa da manicure, sofás e etc. Perceba, não existe uma “margem” muito grande para alocar móveis. A primeira dica é tentar utilizar móveis com cores neutras ou que combinem com 1 detalhe de parede.

Devido ao fato de não ter como utilizar uma quantidade de móveis expressiva, sugiro procurar por um tapete de cor mais escura e neutra para a decoração de salão de beleza, como é o caso do marrom. Um lustre bonito também pode fazer toda a diferença, evite apenas as “soquetes” de luz simples.

Uma forma legal de decoração e que não envolve o quesito cores, ou seja, é um “plus”, é procurar por móveis com design diferente. Tente algo mais ‘moderno’, nada desses móveis todo “quadrado” e sem detalhes.

3- Acessórios Para Decoração

Os acessórios são fundamentais para transformar o ambiente em algo diferente, com um requinte especial, principalmente para conseguir criar uma personalidade única e especial para o estabelecimento, é aquele famoso “dar a sua cara ao negócio”. Podemos caracterizar como acessórios os pequenos móveis ou detalhes que são obtidos através de objetos. Por exemplo, um quadro é um acessório, uma planta, estátua, entre outros.

Como escolher os acessórios certos e utilizá-los na decoração do seu salão de beleza? A resposta consiste no seu público-alvo. O foco será tornar o ambiente harmônico e agradável para seus clientes, concorda? Com isso, só podemos chegar a 1 conclusão: os acessórios precisam ser do gosto dos seus clientes e ao mesmo tempo repassar uma imagem de personalidade desejada.

Pense da seguinte forma, seu público-alvo são crianças de 6 a 15 anos, ora, a sua decoração deve conter quadros jovens, talvez até de personagens de quadrinhos e super-heróis, contudo, caso sejam mulheres de 40 a 60 anos, a sua decoração deve ser algo mais retrô ou pouco chamativa.

Plantas costumam ser convidativas e embelezar o ambiente, por isso, não existe uma restrição de público, podendo ser utilizada sempre. Porém, cuidado, não vá transformar a decoração em uma “floresta”, dependendo o tamanho do seu negócio, no máximo 2 plantas.

4- Utilização da Iluminação

A iluminação altera toda a decoração do salão de beleza. Uma boa iluminação reduz custos com móveis, acessórios e traz um charme especial
A iluminação altera toda a decoração do salão de beleza. Uma boa iluminação na decoração do salão de beleza reduz custos com móveis, acessórios e traz um charme especial.

Todas as vezes que recebo perguntas de como fazer a decoração de um salão de beleza, penso que o mais difícil de ensinar/explicar é a parte de iluminação. A iluminação faz toda a diferença, e quando falamos em iluminação tratamos de lustres e da luz em si.

Normalmente, para conseguir trabalhar com luzes focadas é necessário que o ambiente não seja tão claro, o que, normalmente, não acontece em um salão de beleza, porém, nada impede de você deixar espaços mais escuros, como é o caso de “entradas” nas paredes para colocar um quadro com uma iluminação focal.

Os lustres costumam trabalhar na decoração de salão de beleza através de seu design e não na luz em si. Lustres mais sofisticados e modernos são aconselháveis em salões de beleza de grife e com foco em público de idade superior a 30 anos, caso contrário, mantenha luminárias mais simples.

5- Decoração Externa do Salão de Beleza

A decoração externa do salão de beleza deve ser levada em consideração, porque muitas pessoas entrarão no seu negócio pelo que visualizarem do lado de fora, ou seja, clientes novos para o seu empreendimento.

Muitos salões de beleza utilizam pinturas chamativas do lado de fora, empregando cores como rosa e vermelho, cores consideradas “vibrantes”, apaixonantes, sedutoras e fortes. É um estilo de decoração, porém, fica mais legal utilizar uma cor neutra, como um bege do lado de fora e criar uma fachada com um banner enorme empregando cores vibrantes e imagens de lindas pessoas altamente produzidas. Quando se desenvolve um ambiente neutro com quebras pequenas de padrões, você acaba por desenvolver um ambiente no estilo “premium” e profissional!

Outro ponto de decoração em um salão de beleza é a utilização de imagens nos vidros, os chamados ‘plotes’, porém, de preferência para os adesivos que permite a visualização de fora para dentro também, pois as pessoas sentem-se atraídas a aderir os serviços de um profissional de salão de beleza ao ver outras pessoas se produzindo, cuidando da sua aparência e etc.

A jardinagem é o que falta para terminar com “chave de ouro” a decoração de salão de beleza. Convenhamos que ter um jardim bem trabalhado, com plantas “desenhadas” através de cortes, flores bonitas, sistema de iluminação e uma entrada gloriosa chama a atenção e dá vontade de conferir mais de perto o estabelecimento, correto?

Sugiro, antes de dizer o que fazer no seu jardim, que contrate uma empresa de jardinagem, até mesmo porque dificilmente você terá os equipamentos necessários para fazer tudo. Se você busca apenas acrescentar algo na sua decoração do salão, uma boa dica é recorrer as flores, deixam o ambiente bonito, é barato e ao mesmo tempo simples de fazer!

Uma dica de ambiente externo no tocante a jardinagem: grama bem aparada, coqueiros e flores em cantos. Pode-se utilizar também aquelas pequenas árvores de pinho, fica realmente bonito. Não deixe de fazer o trilho. Também, caso tenha portão, uma boa dica é colocar aqueles “postes” como sistema de iluminação, oferece um charme especial.

A iluminação no canteiro também é extremamente importante. Luzes verdes direcionadas nos canteiros são a melhor opção, ainda mais com a parede “bege” ou de outra cor clara, conforme sugerimos para a área exterior do seu salão de beleza. O custo para fazer um canteiro desses sai em torno de R$ 1.200,00 reais, porém, varia conforme a mão de obra e as ideias que você terá.

Aprendeu como fazer a decoração de salão de beleza? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA