Como registrar uma marca

Como registrar uma marcaA marca tem um valor simbólico essencial para as empresas, pois além de identificar a denominação e conceito da empresa é um ativo de alto valor intangível e talvez o mais importante valor para a empresa, pois a marca é a própria comunicação da empresa com o público e capaz de gerar campanhas publicitárias que tenham efeito positivo.

Mas, a imagem positiva da marca dependerá da imagem que a empresa tem no mercado, portanto, o valor da marca está intrinsecamente relacionado ao valor que a empresa possui e que foi capaz de construir junto ao cliente.

Sendo que o valor da marca no mercado dependerá do poder da empresa em fazer com que o seu nome esteja vivo na mente dos consumidores e que por isso, tenha um maior poder de comunicação e valor comercial.

Valor da marca

O valor da marca, portanto, advém de três fatores essenciais para que a marca tenha uma força comercial e funcione tanto para o mercado de investimentos quanto para o mercado consumidor: confiabilidade, credibilidade e valor entregue para o cliente, esse último essencial para os consumidores.

Quanto mais a marca possuir valor de mercado, maior o seu valor intangível podendo ser calculado de forma monetária.

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E quanto maior o valor da marca, menor o custo que a empresa terá com publicidade, já que a marca possui uma força e poder de mercado, estando na mente dos consumidores, o que possibilita economias de escala com marketing.

Poder comercial da marca

As marcas conhecidas têm como característica principal o fato de que os consumidores decidem pela compra da marca que possui maior credibilidade e confiança. Por isso, uma marca com força de mercado tem maiores possibilidades para criar a preferência ou até a fidelização de clientes.

Dessa forma, além da marca ser conhecida também deve ser respeitada no mercado, o que facilita não só o aumento de vendas, como também o lançamento de novos produtos ou serviços.

Claro que para iniciar uma marca nova, os empreendedores terão o desafio de fazer com que essa marca se solidifique no mercado e encontre uma gestão eficiente para que se crie valor para o cliente e em consequência a confiabilidade por parte dos consumidores.

Portanto, as novas empresas têm pela frente o desafio de registrar uma marca e torná-la conhecida e admirada com mecanismos de publicidade que farão com que a marca esteja na mente dos consumidores. Mecanismos como a escolha de uma nome ideal para a empresa, divulgação, instrumentos de mídia e a imagem da marca que é um processo a longo prazo.

O caminho para criar uma marca forte é longo, sendo necessário que haja dedicação em tempo integral, investimentos em marketing e o mais importante, a criação de valor para o cliente com um produto ou serviço de qualidade.

Porém, todo o processo de reforço da marca começa com o registro da marca, que é mais um processo burocrático.

Como registrar uma marca

Antes de iniciar um processo para registrar uma marca é necessário pesquisar sobre a originalidade do nome escolhido, verificando sobre a receptibilidades da marca.

Antes de registrar a marca, é recomendado que a empresa conheça todos os procedimentos expedidos pelo INPI e assim tenha maior segurança no processo.

O processo de registro da marca pode ter início pela internet que é um processo mais dinâmico, com o preenchimento de um formulário sobre o tipo de atividade desenvolvida e outros dados.

O pedido de registro de marca exigirá alguns conhecimentos técnicos, por isso é necessário que o empresário se empenhe em realizar a acompanhamento constantemente pela internet.

Todas as novas marcas registradas são publicadas na Revista Eletrônica da Propriedade Industrial.

O registro da marca terá o pagamento de algumas taxas.

Ao final do processo será enviado um certificado para registro da marca expedido pelo INPI.

Regras para registrar uma marca

O INPI exige que algumas marcas atendam alguns requisitos para registro, tais como:

– Registro de produtos ou serviços de acordo com a categoria econômica. Ao todo são 45 classes de categoria econômica, que dependerá do tipo de categoria econômica.

– A documentação exigida para registrar uma marca são documentos de RG, CPF, CNPJ, comprovante de exercício da profissão, carteira profissional e outros documentos do empresário e dos sócios.

Para registrar a marca deve ser provada a existência da empresa e o fato de que os produtos e serviços são oferecidos de forma licita.

Com o registro da marca, podem ser registrados também os componentes da marca como slogans, letras, formatos, cores, símbolos e outros.

O registro da marca é diferente do registro da empresa, pois esse registra a atividade econômica, enquanto que o registro da empresa regula a atividade comercial.

O processo de registro das marcas leva um tempo de 48 a 52 meses entre a data de depósito e publicação do registro no edital. O prazo de validade do registro terá o prazo de até dez anos, podendo ser renovado em seis meses após o término da validade.

Custo do registro da marca

O valor do registro da marca dependerá da categoria econômica da empresa. Se preferir, a empresa poderá contratar uma consultoria para lidar com o processo de registro da marca, dependendo da segurança e eficiência do serviço que poderá trazer custo-benefício.

Vantagens em se registrar uma marca

As vantagens em se registrar uma marca podem ser as seguintes:

– As marcas sem registro estão mais suscetíveis a litígio, no caso de haver mudança no nome do mercado.

Registrar a marca traz diversos benefícios em longo prazo; um deles é a possibilidade de geração de receita através de licenciamento da marca, criação de rede de franquias e concessão de uso de royalties, licenças e outros.

– A marca registrada gera benefícios comerciais como a segurança para o consumidor estar consumindo um produto de determinada marca e não um produto falsificado.

A marca registrada significa, portanto, maior proteção jurídica, pois estão protegidas por lei contra o uso pirata, de cópia e indiscriminado de uso do nome, logotipo, cores padrão e outros componentes pertencentes à marca da empresa.

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