Como Abrir Uma Empresa

Como Abrir Uma Empresa
Como Abrir Uma Empresa

Se você chegou até aqui, provavelmente, você deseja abrir uma empresa e está na frente da maioria dos empreendedores, simplesmente por estar buscando orientação.

Dentre as Opções Para Realizar o Sonho de Ser Seu Próprio Patrão Você Poderia

Você Ainda Não Sabe Que Tipo de Empresa Abrir?

Neste caso é preciso parar um pouco para refletir sobre seus interesses pessoais, habilidades e o mercado onde você pretende abrir seu negócio.

Cadastre-se em nosso newsletter e receba sem nenhum custo nossa planilha para “Criar Suas Próprias Oportunidades de negócio”, para orientá-lo como descobrir uma oportunidade e escolher o melhor tipo de negócio para você, levando em conta suas características individuais.
Nome:
Email:

Existem Negócios Que Parecem Interessantes Para Você Abrir Sua Empresa. Como Decidir Qual é o Melhor?

Olhe para as ideias de negócios que estão mais ligadas aos seus interesses, habilidades e esteja na faixa de valor que você pretende investir. Para cada negócio que você pensar em abrir, faça as seguintes perguntas abaixo e veja se você tem perfil empreendedor e dinheiro para tal empreitada.
Anote suas respostas em uma folha, assim você pode mais facilmente comparar os benefícios e desvantagens de um negócio em relação a outro.
  • Eu tenho todas as habilidades necessárias para abrir esta empresa? Posso aprender rapidamente?
  • Eu tenho conhecimento sobre este tipo de empresa?
  • Eu teria prazer e empolgação para fazer o que fosse necessário para vender este serviço ou produto?
  • Quanto de dinheiro eu poderia lucrar por mês com esta empresa?
  • Quanto tempo esta empresa demoraria a começar gerar este lucro?
  • Quanto de dinheiro eu precisaria para abrir e tocar a empresa?
  • Quanto precisarei de dinheiro para viver até que a empresa comece a gerar lucro?
  • Há realmente pessoas suficientes que vão querer comprar este produto ou serviço? Eu sei como encontrá-las?
  • Quantas horas por semana eu posso trabalhar na empresa?
  • Quantas horas por semana abrir esta empresa vai me tomar (encontrar clientes, produzir, vender, cobrar e comprar)
  • Qual o potencial de crescimento desta empresa?

Você Também Pode Usar a Planilha Acima Para Definir Qual Empresa Abrir.

Uma vez definido o negócio, é a hora de fazer o planejamento completo, desvendar os detalhes do mercado e os números (custos, receitas, lucro, preço de venda, prazo em que o negócio se paga, mínimo a vender para não ter prejuízo, etc.)

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Se você não tem experiência em planejamento empresarial ou não pretende utilizar uma consultoria especializada, você pode utilizar nosso guia Como Abrir Um negocio.

Abrir Empresa ou Começar Como Autônomo?

São vários os motivos que levam as pessoas a iniciar um negócio. Algumas julgam ter descoberto um mercado novo, pouco explorado ou promissor, outras sonham em ser seu próprio patrão, e por fim, por questão de sobrevivência mesmo, dentre outros.

Uma das primeiras duvidas que se passa pela cabeça de quem pensa em abrir um pequeno negócio é se devem ou não formalizá-lo. Pois bem, é analisando o que leva a pessoa a pensar em abrir uma empresa e quais as suas pretensões que poderemos decidir se devem ou não registrar seu negócio.

Responda as Seguintes Questões:

  • O registro é essencial ao crescimento do negócio?
  • É legalmente permitido abrir o negócio sem o registro (completo, federal – estadual e municipal)?
  • A falta de registro pode atrasar o desenvolvimento da empresa?

Após estas análises, veja se será viável apesar da burocracia, da carga tributária e dos encargos sociais exigidos, faça um planejamento de custos e receitas, a fim de saber a sustentabilidade da sua empresa nos primeiros meses, adicionalmente calcule o capital de giro e o investimento inicial necessário para ai decidir em abrir ou não a empresa. Verifique junto à prefeitura de sua cidade, alguns negócios precisam apenas de registro no município para abrir legalmente, sendo permitido trabalhar como autônomo, por ex:  salão de cabeleireiros.

Sempre que possível comece pequeno, gastando o mínimo (à medida que não afete o bom funcionamento da empresa) sem imobilizar capital desnecessariamente, pois assim fica bem mais fácil fazer ajustes na empresa.

É importante lembrar que aliado a um bom negócio é essencial estar a frente um bom empreendedor também. Existem outros fatores que um bom empreendedor deve avaliar, como, planejamento e administração, formar corretamente os preços de venda, controlar os custos, acompanhar e analisar indicadores diversos e ter boa orientação para exigências legais.

O custo para registrar a empresa é de aproximadamente R$ 800,00 (serviço do contador + documentação), variando de região para região. O processo fica pronto em cerca de um mês.

E claro que tudo deve ser analisado com cuidado, o governo tem adotado medidas para fazer co m que um maior número de empresas se formalize, reduzindo cargas tributárias, burocracias, etc. Estude o assunto, existem vantagens e desvantagens quanto a questão de registrar ou não seu negócio, e elas podem variar de negócio para negócio.

Boa Sorte!

5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

32 COMENTÁRIOS

  1. OI, preciso muito da ajuda de vocês, quero abrir uma loja de produtos naturais mais não sei quanto preciso para investir, se consigo e se compensa fazer financiamento,qual melhor local para abertura ,quais produtos e quantidade ? Por favor agradeço se puderem me ajudar…

    • Tudo bem Cimara?!
      Suas dúvidas são bastante comuns a quem pretende abrir uma empresa e necessárias pois servem como motivação para iniciar o planejamento. Uma característica a empreendedores, e era minha também, é que nós já queremos começar executando, fazendo algo, ao invés de planejar.

      Quanto preciso para investir?
      Aqui é preciso calcular todo o investimento inicial, máquinas, equipamentos, estoque, capital de giro,etc.

      Se consigo e se compensa fazer financiamento?
      É possível fazer um financiamento. Para conseguir financiamento é necessário fazer o planejamento acima, pois é a partir dele que a instituição financiadora vai analisar se seu negócio é bom ou não.

      Qual melhor local para abertura da sua empresa?
      Alguns aspectos são básicos para determinar a melhor localização:
      Definição de “quem é seu cliente” e hábitos de compras.
      Fluxo de veículos e pessoas no local.
      Estacionamento;
      Segurança;
      Vizinhança;
      Serviços e conveniências próximos;
      Etc.

      Quais produtos e quantidade sua empresa comercializará?
      Uma análise da concorrência ajudará a definir os produtos / serviços agregados, se for o caso. Analisando o que eles fazem e se perguntando “é possível fazer melhor?”

      No nosso guia de “Como abrir um negocio” você tem tudo isso e muito mais, além de acompanhar uma planilha para cálculo automatizado do valor do investimento, previsão de lucros, preço de venda dos produtos, capital de giro, enfim, toda a análise financeira do negócio para saber se é ou não um bom negócio. Aproveite que está em promoção.

  2. Ola trabalho como agenciadora de emprestimos e tenho planos de abrir minha propria loja de emprestimos, ter no caso um lugar estabelecido pra continuar intermediando esses emorestimos com meus clientes e captar mais clientes.O que devo fazer? Quais as atitudes iniciais?Ha quem devo recorrer? E necessario legalizar rapido?? Me ajudem .Obrigado

    • Carla, primeiramente é preciso conhecer os detalhes do contrato feito entre as instituições financeiras e os agenciadores. Após entrar em contato com as mesmas e buscar mais informações você deverá fazer um plano de negócios completo da sua futura empresa. Desta maneira você terá confiança para continuar. Se as instituições financeiras permitirem, talvez você nem precise legalizar imediatamente. Mas lembre se, o principal é saber se o negócio é lucrativo e calcular os riscos. Caso você queira temos um guia completo sobre abertura de negócios na página principal.

  3. Olá
    gostaria de mudar meu ramo de atividade….necessito de um contador ou eu mesm posso fazer essa alteração? obrigada

    • Priscila, é preciso fazer um levantamento completo das finanças do negócio para identificar onde está o vazamento. Paralelamente analisar o mercado sua empresa está inserida. Primeiramente é preciso ter números do negócio, caso ainda não tenha pode começar agora, se você não tiver um programa para fazer, faça a mão mesmo anotando em um caderno. Caso queira conversar um pouco mais sobre o assunto entre em contato.

  4. Oi, gostaria de saber como faço pra abrir uma loja de emprestimo. Quanto vou investir, não sei nem por onde começar.

    • Começe localizando instituições financeiras que terceirizam ou fazem esta parceria. Após esta etapa, verifique os detalhes de cada proposta, verifique se há contrato de exclusividade ou se você pode trabalhar com diversas financeiras. Logo depois faça um planejamento completo do negócio, verifique quanto de contratos você precisará fechar por mês para “cobrir” seus custos, faça uma análise do mercado consumidor e concorrênte. Desta maneira você terá segurança para continuar. O valor do investimento não deverá ser muito alto , pois é prestação de serviços, porém é preciso calcular levando em consideração o negócio em específico, estrutura física, equipamentos, etc. Caso você não tenha experiência em planejamento de negócios, na nossa página principal há um guia completo sobre o assunto.

  5. quero abrir um salao de festas infantil a minha ideia e de estar investindo no maximo,60,000,00,pois a minha cidade e do interior e como vou fazer um financiamento,nao posso financiar mas que isso,pesso orientacoes..

    • Fabrício, faça um planejamento completo do negócio. Avalie se o mercado local comporta abrir a empresa em questão. Verifique qual a quantidade de concorrêntes, tipo de serviços e produtos que eles oferecem. Caso você tenha dificuldade para realizar o planejamento, na página principal temos um guia completo de como abrir um negócio.

  6. Ola!

    Sou autonomo e vendo camisetas masculinas, gostaria de me formalizar no MEI, porém moro em apartamento. como devo preceder?????

    • Primeiramente seria verificar se sua atividade se enquadra no programa “Empreendedor Individual“, já adianto que sim. Agora é verificar na prefeitura da sua cidade se sua atividade pode ser exercida no seu endereço. Depois basta entrar no site do empreendedor individual e efetuar o cadastramento, lembrando que é preciso ter certeza, pois, o procedimento de baixa, caso se arrependa é comparado ao de baixar um empresa Ltda. Boa sorte.

  7. Vale a pena uma funilaria e pintura de autos optar pelo MEI ? Gostaria de saber se posso prestar serviços para outras empresas e comercializar peças com esta opção

    obrigado

    • Para saber se esta atividade se enquadra e quais as outras paralelas entre no site do Portal do Empreendedor onde há uma listagem das atividades que podem registrar empresa pelo MEI.

    • Nesta página há diversas informações sobre franquia, inclusive um link para o Portal do Franchising onde há valores de franquias. Com relação as mais baratas e rentáveis é preciso fazer um estudo caso a caso para não correr o risco de pagar caro em um negócio que não oferece uma contrapartida equivalente.

  8. Pretendo abrir uma empresa com produtos importados da Italia, bolsa e relogios de marca, gostaria de saber se é uma boa ideia misturar bolsas e rologios? e tbm nao consigo achar um nome bacana, gostaria de opção de nomes.

    • Anna Paula para responder estas perguntas é preciso fazer um planejamento do seu negócio. Muitos fatores vão influenciar no resultado da sua futura empresa, como: localização da empresa, perfil do cliente pretendido, expectativa de vendas, custos, produtos e serviços oferecidos. Talvez até aumentar a linha de produtos, enfim é preciso fazer um plano de negócios. Caso você tenha dificuldade, na página principal do nosso site, temos um guia completo de como abrir um negócio, que serve inclusive para planejar sua empresa. Boa sorte.

  9. tenho vontade de monta um empresa de reciclagem, não tenho ne uma ideia com fazer. sei que tem que trabalhar muito, estou desposta. por favor quem se enteresar em contato no meu msn. há na minha cidade não tem nada de reciclagem, já e um bom começo.

    • Lucélia, faça um bom plano de negócios e terá segurança para continuar. Caso precise de dados técnicos, procedimentos, etc, procure no site do “Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas”. Caso precise de mais informações de como planejar um negócio para abrir sua empresa, veja na nossa página principal o guia “Como Abrir Um Negócio”. Boa sorte.

  10. olá boa tarde!olha gostava de montar uma pequena distribuidora de bebidas em montes claros mg.qual meu primeiro passo? acha que é um bom negócio? grata ruth

    • Olá Ruth,
      O primeiro passo é dar uma sondada no mercado local. As possíveis localizações do seu negócio, visinhança, como anda a concorrência, se a concorrência vai bem já é um ponto positivo. Após esta pré análise é preciso fazer um planejamento completo. Levantar o valor do investimento inicial para abrir a empresa, custos mensais, previsão de vendas, ponto de equilíbrio (quanto você precisará vender para “empatar”, não ter lucro nem prejuízo) , etc. Com todos estes dados fica fácil decidir se é viável abrir a empresa ou não. Há a hora de planejar e a de agir, neste momento o planejamento é mais importante! Qualquer dúvida estamos a disposição. Boa sorte.

  11. Estou querendo montar um pequeno negócio, existem duas modalidades com custos relativamente médio/baixo.
    1° vendas de adesivos decorativos.
    (comprar maquina plotter, computador, impressora , software, etc.)
    2° vendas de camisetas e materiais estampados
    (compra de máquina, computador, impressora e suprimentos).
    Quais dos dois você recomendaria,levando o fator custo-beneficio.

    • Olá Vagner! Para responder esta pergunta precisamos analisar os dois negócios, a concorrência, os clientes potenciais, a localização pretendida, ciclo de vida dos negócios, tendência, o valor do investimento inicial de ambos, os riscos envolvidos, expectativa de crescimento, ameaça de produtos substitutos, etc. Enfim, são diversos fatores que vão dizer qual dos dois é o melhor e qualquer palpite seria mero chute, pois o sucesso de cada negócio está nos detalhes. Qualquer dúvida estamos a disposição. Boa sorte.

  12. Oi .Abri uma empresa como MEI mas automaticamente o nome da empresa sai com o nome do empresario, gostaria de saber se é possivel associar o CNPJ a um nome fantasia e como posso fazer isso..

    • Camila, segundo informações da junta comercial de Minas Gerais, sim. Porém, ainda existem divergências quanto a isto nos estados, é preciso ligar na Junta Comercial do seu estado ou no SEBRAE. O procedimento, segundo fui informado seria uma alteração contratual normal, como de uma empresa limitada, e claro, com os mesmos custos.

  13. Bom dia, estou querendo abrir meu proprio negocio, no caso seria uma optica, ja tenho um planejamento,relação de de materiais, tudo certo, pesquisa de mercado, etc. Estou necessitando apenas de um financiamento para poder registrar a empresar e colocar tudo em pratica, um financiamento de aproximadamente R$35.000,00 como consigo esse financiamento?!? a quem devo recorrer ?!? Obrigado

    • É isso ai Matheus! Quanto mais você planejar mais serão suas chances de sucesso. Não se esqueça de avaliar os aspectos de mercado e financeiros da optica. Como você já tem um plano de negócios facilitará a obtenção de crédito, principalmente se as expectativas do negócio forem boas. Não sei te dizer exatamente como andam estes financiamentos, pois eles mudam de tempos em tempos. Procure o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal que eles podem lhe informar melhor, normalmente são estes bancos que fazem este tipo de empréstico ou um banco com o qual você já tenha um bom relacionamento.

  14. Ja fiz toda essa avaliação de mercado e rentabilidade. A unica coisa que esta faltando é o capital pra eu poder abrir que é em torno de R$35.000,00. Poderia me dar orientações de como consigo esse financiamento ?!

Comments are closed.