6 Passos Importantes Para Abrir Firma Com Facilidade

Abrir Firma
Você tem boas ideias, mas não sabe por onde começar para abrir firma? Aqui você aprenderá todos os passos para abrir a sua empresa e finalmente iniciar sua carreira como empresário de sucesso!

Quer abrir firma mas não sabe como? Veja agora mesmo nossas dicas para abrir empresa e trabalhar legalmente.

Você tem uma boa ideia de negócio na cabeça e uma reserva financeira na sua conta bancária? Então, que tal investir na sua própria empresa? Esta é uma decisão a ser tomada após a análise de diferentes pontos como, por exemplo, quais são as suas habilidades profissionais, qual é a carência do mercado sobre determinada atividade e o volume de pessoas interessadas em consumi-la.

Um dos princípios básicos para abrir qualquer tipo de empresa é ter o máximo de planejamento, somente a partir da estruturação de todas as suas etapas é possível aumentar as possibilidades de obter êxito e diminuir os riscos de erros, fazendo com que o negócio seja bem organizado e sucedido desde o início.

Ao decidir abrir firma, além das questões práticas de planejamento, também é necessário tomar providências no que diz respeito aos procedimentos burocráticos como, por exemplo, a abertura de firma, que é preciso para transformar a pessoa física em jurídica e para obter autorização para trabalhar legalmente.

Quando se trata de legalização de uma empresa, encaminhamento de licenças, alvarás, entre outras documentações, é sempre uma dificuldade, pois é necessário recorrer a diversos órgãos, juntar documentos para encaminhar outros, por isso é tão importante saber como proceder, para que consiga, o quanto antes, legalizar a empresa.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar nós iremos trazer aqui mais dicas e informações sobre como abrir firma. Confira!

O Que é Abrir Firma?

Você ainda não sabe o que é abrir firma? Ter conhecimento sobre este processo é essencial para quem está cogitando a possibilidade de abrir um negócio próprio. Pois bem, comece entendendo que segundo a Constituição Brasileira, todos nós brasileiros, a partir do momento que nascemos e temos a nossa documentação devidamente tirada somos pessoas físicas.

Para abrir uma empresa, você deixa de ser apenas uma pessoa física e “torna-se” uma pessoa jurídica, sendo representada pela organização em si. Claro, você cria uma nova “pessoa”, a qual detém patrimônio e é capaz de ter direitos e deveres.

Este processo chama-se o registro de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que é obrigatório para que qualquer empresa possa operar as suas atividades.

Por Que Abrir Firma?

É possível trabalhar sem abrir firma? Sim, é possível. No entanto, você estará operando as suas atividades fora da lei, podendo perder tudo a qualquer momento, logo, isto não é nem um pouco recomendado. Portanto, para começar o seu negócio com o pé direito é preciso fazer a abertura de firma.

Ao obter o seu registro de CPNJ, a sua empresa estará dentro da legalidade, o que impede que ela seja fechada por irregularidades, além de garantir que ela tenha deveres e direitos empresariais como, por exemplo, o recolhimento de impostos, benefícios direcionados para o setor empresarial, entre outras coisas.

6 Passos de Como Abrir Firma

Você está decidido a entrar no universo empresarial? Então, é recomendado começar pelas questões burocráticas, ou seja, pela solicitação dos documentos que dão direito a abrir as portas da empresa e começar a trabalhar.

É comum as pessoas cometerem o erro de começarem uma empresa sem ter providenciado a legalização, isso está totalmente equivocado, pois, a qualquer momento que a fiscalização visualizar o ocorrido, você terá seu negócio lacrado e, consequentemente, além de não pode trabalhar, também terá sua imagem prejudicada.

Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas de como abrir firma:

1 – Os Empresários e a Razão Social da Empresa

Antes de qualquer coisa, para abrir firma legalmente é necessário decidir quem serão os empresários envolvidos no processo, será você ou mais alguns sócios? Se apenas você for abrir o negócio, será considerado um empresário único, dando o seu nome completo para o empreendimento, o que se caracteriza como a razão social, que será usado nos documentos.

Na sequência, é preciso criar o nome fantasia da empresa. O nome fantasia é aquele também conhecido como marca, sendo divulgado para o público consumidor. Nesta etapa, é importante selecionar um nome que tenha a ver com a atividade que será executada e que já não esteja sendo usado no mercado.

Também, buscar por nomes que sejam fáceis de gravar e assimilar é de extrema importância, sendo que, muitas vezes, empresas iniciantes no mercado procuram agências de publicidade para auxiliar em tal quesito.

2 – Atividade da Empresa e o Código de Atividade ao Abrir Firma

Qual o tipo de atividade que a sua empresa irá prestar no mercado? Fazer esta definição já no início é essencial para determinar em qual regime o empreendimento será enquadrado, simples ou de apuração, que conferem direitos e deveres diferenciados para cada uma destas situações.

Além disso, dependendo o tipo de atividade prestada, serão necessárias autorizações diferenciadas, tanto da vigilância sanitária quanto do órgão ambiental fiscalizador.

Cada tipo de atividade desenvolvida no setor empresarial atende por um determinado código, o qual serve para classificar como simples ou de apuração. Por exemplo, se você vai abrir uma pequena empresa no ramo alimentício, ela será considerada de pequeno porte, podendo atuar como uma ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte).

3 – Documentação Necessária Para Abrir Firma

Documentação Necessária Para Abrir Firma
Para abrir firma é importante se inteirar de toda a documentação necessária, fazendo tudo corretamente não haverá riscos de problemas futuros com a abertura da empresa.

Sim, a abertura de uma firma é um processo muito burocrático. Porém, você pode evitar passar por alguns transtornos, basta começar pela junção de todos os documentos que serão necessários para registrar a sua empresa legalmente. Pode haver algumas variações de documentos requisitados de acordo com o tipo de negócio que será aberto, por isso, informe-se antes.

Para abrir uma firma, você vai precisará principalmente de: cópia autenticada do RG de todos os sócios, cópia autenticada do CPF de todos os sócios, cópia autenticada da Certidão de Emancipação para quem é menor de 18 e maior de 16 anos de idade, cópia do IPTU do imóvel da empresa, cópia do comprovante de endereço da empresa e de todos os sócios, laudo da CETESB e laudo do Corpo de Bombeiros.

4 – Registro ao Abrir Firma

Você reuniu todos os documentos necessários para abrir firma? Agora, é o momento de registrá-la. Nesta etapa, é recomendado procurar a orientação de um escritório de contabilidade e de um escritório de advocacia para fazer o registro do empreendimento através do contrato social, que é um documento de definição de negócio entre duas ou mais pessoas.

O contrato social deve ser redigido com riqueza de detalhes, contendo um título, as cláusulas obrigatórias e facultativas como, por exemplo, o nome da empresa, o endereço da sede, o valor do capital empregado na abertura do empreendimento, as responsabilidades e papel de cada sócio, a duração da sociedade, as pessoas incumbidas da administração, a participação nos lucros de cada sócio, entre outras definições.

Elaborar um contrato social de qualidade é talvez o ponto mais importante ao abrir firma, pois ele dará todas as diretrizes da sua empresa e, não apenas isso, trará as responsabilidades de patrimônio e de cada sócio, por isso, muito cuidado, evite economizar nesse aspecto.

Colocou todas as definições no contrato social e todas as pessoas envolvidas estão de comum acordo? Então, é necessário que todas elas o assinem. Na sequência, o documento deve ser apresentado na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas para que o registro da empresa tenha validade.

5 – Junta Comercial dá Início a Existência ao Abrir Firma

Após a elaboração e registro do contrato social é necessário reunir  com os demais documentos solicitados e se dirigir até a Junta Comercial da sua cidade, onde tem-se que agendar um horário com um consultor para solicitar a abertura oficial da sua empresa, este procedimento é imprescindível para começar a trabalhar.

Na Junta Comercial, você poderá receber todas as orientações para cuidar das questões burocráticas do seu negócio. O órgão irá analisar todos os detalhes da sua solicitação, apontando mudanças se for necessário. Além disso, também serão feitas fiscalizações no espaço físico da empresa para que seja concedido o alvará para abri-la.

Depois de registrado e armazenado o contrato social da empresa, tem-se considerada a existência da empresa para os fins físicos e jurídicos, ou seja, a partir desse momento ela passa a “existir”, juridicamente falando.

6 – Abrir Firma Afazer na Receita Federal

Depois de elaborar o contrato social e de obter todas as autorizações que são fornecidas pela Junta Comercial da sua cidade, é chegado, finalmente, o momento de solicitar o seu registro de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) o qual deve ser feito diretamente na Receita Federal.

Claro, caso sua empresa seja MEI, você receberá o CNPJ no momento de cria-la, não precisando ir até a receita, tão pouco a junta comercial. É uma modalidade interessante para pequenos empresários, vale a pena conhece-la mais a fundo.

O processo na Receita Federal é um dos menos burocráticos, pois pode ser feito inteiramente através da internet, agregando praticidade para os empresários. Para começar, é só acessar o site da Receita Federal, depois ir até o link CNPJ e realizar o download do programa CNPJ para que todas as informações sejam transmitidas com segurança.

Para finalizar, é preciso preencher todas as informações que serão solicitadas dos seus sócios e da empresa e enviá-las para o órgão.  O andamento da sua solicitação poderá ser acompanhado através do próprio site da Receita, que emite um alerta ao final do procedimento.

Caso você opte por abrir uma MEI, você pode buscar por abrir firma pela internet ou Sebrae Abrir Firma, pois pode ser feito diretamente.

Pronto para abrir firma e trabalhar legalmente? Conte-nos a sua experiência e cadastre seu e-mail para receber mais dicas!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA